Cadela cega

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

sexta jul 26, 2002 11:57 am

Olá pessoal,

Ontem quando ia na 2ª circular reparei numa cadelinha que se encontra na bomba de gasolina da Repsol. Segundo sei a cadelinha tem os dois olhos brancos e é cega, anda sempre de um lado para o outro e não se chega a ninguém. Vai contra carros, bombas de combustível e pessoas sem querer, e aínda é enxotada a pontapé (quase)!!! Quando apanhei a Luna na rua ela também tinha um olho branco e pensei que fosse cega desse olho, mas por via das dúvidas administrei-lhe uma pomada que é usada para a conjuntivite, miraculosamente no dia seguinte o olho estava normal e ela via perfeitamente!!! Será que resultaria com esta cadelinha? Eu próprio iria lá e punha a pomada...

Obrigado,
Nokio.
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jul 26, 2002 12:15 pm

Olá Nokio

Sabes se essa cadelinha estava lá ontem por acaso vitima de um abandono em vésperas de férias, ou se é presença habitual na Repsol???
Diz-me qualquer coisa 8)

Beijokas
nokio
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 26, 2002 1:22 pm

Olá Sandra,

Acho que essa cadela apareceu à pouco tempo na bomba de gasolina (sentido benfica - aeroporto), provavelmente mais uma vítima de abandono :cry:

Agora me lembrei que tb vou de férias e não vou estar cá para cuidar dela... ninguém pode ir lá por mim? :(

Nokio.
Sandrara
Membro Veterano

sexta jul 26, 2002 1:36 pm

Essa cadela tem que sair desse local o mais depressa possivel. Vou fazer uns contactos para ver o que consigo.
nokio
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 26, 2002 2:19 pm

Obrigado Sandra,

Já agora... enganei-me, não é uma cadela mas sim um cão!!! ok?

Nokio.
Sandrara
Membro Veterano

sexta jul 26, 2002 2:43 pm

OK. Vou tentar passar lá hoje à noite.
joanaguterres
Membro
Registado: terça jun 18, 2002 10:33 pm

domingo jul 28, 2002 11:15 pm

só vi este post hoje...
moro perto do local poderia lá passar e inclusivé levar a cadelinha ao Vet no entanto não posso ficar com ela... :(
Sabem de alguém que queira adoptá-la??
Sandrara
Membro Veterano

segunda jul 29, 2002 6:27 am

Olá

O cão cego é presença habitual nas bombas porque ele é do Bairro S. João de Deus. Está cego porque alguém lhe jogou cal para os olhos. Depois de ter andado lá na 6ª feira è noite e no sábado à tarde fiqieui a saber estas coisas. Infelizmente não lhe coloquei os olhos em cima. Vamos continuar a tentar até porque as casas do Bairro estão a ser demolidas e não sei até que ponto o animal se vai aguentar por ali.
joanaguterres
Membro

segunda jul 29, 2002 2:43 pm

Obrigada Sandrara
Sabe-me dizer onde fica esse bairro mais concretamente?
Sabe de alguém que queira ficar com o cão?Eu vou para férias daqui a 10 dias e não posso ficar com o cão...
Sandrara
Membro Veterano

segunda jul 29, 2002 2:58 pm

Olá Joana

O bairro é o que fica junto ao McDonald's da 2ª circular. Eu não sei quem é que pode ou quer ficar com o cão. Eu pedi ajuda a uma pessoa mas infelizmente não encontrei o cão, vou continuar a passar por lá sempre que puder. Temos que analisar muito bem esta situação, mas em primeiro lugar temos que saber se é um animal velho, se sofre de mais alguma coisa, etc. Só a partir dai eu me meto mais a fundo, de outra maneira estou a arranjar um problema para o qual não tenho capacidade de resposta.
joanaguterres
Membro

terça jul 30, 2002 12:18 am

Sandrara
Não estou a ver qual é esse bairro mas vou tentar informar-me...
Eu só tentaria ajudar levando o cão a um vet se soubesse de alguém que quisesse ficar com ele.não sou capaz de o tratar e pô-lo novamente na rua...
Há poucos dias uma vizinha minha acolheu um cão, internou-o num vet para ser curado no entanto descobriu-se que tinha leuchemoniose (não sei se é assim que se escreve...) e teve de ser abatido pois é uma doença que pode ser mortal para nós...
Por isso, a meu ver só lá iria se soubesse de alguém que ficasse depois com ele e claro se não estivesse gravemente doente.
Tenho tentado falar com vizinhos que conheço mas quase todos já têm cães...E agora também há muita gente de férias, por isso não tá fácil....:(
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 30, 2002 2:09 am

joanaguterres Escreveu: Sandrara
Não estou a ver qual é esse bairro mas vou tentar informar-me...
Eu só tentaria ajudar levando o cão a um vet se soubesse de alguém que quisesse ficar com ele.não sou capaz de o tratar e pô-lo novamente na rua...
Há poucos dias uma vizinha minha acolheu um cão, internou-o num vet para ser curado no entanto descobriu-se que tinha leuchemoniose (não sei se é assim que se escreve...) e teve de ser abatido pois é uma doença que pode ser mortal para nós...
Por isso, a meu ver só lá iria se soubesse de alguém que ficasse depois com ele e claro se não estivesse gravemente doente.
Tenho tentado falar com vizinhos que conheço mas quase todos já têm cães...E agora também há muita gente de férias, por isso não tá fácil....:(
Olá Joana,
Desculpe estar a "meter o bedelho" mas a Leishmaniose canina NÃO é uma doença assim tão perigosa para nós. Nos humanos é facilmente curável, nos cães é que não. Tive uma cadela 7 anos com a doença e em contacto com as minhas filhas. O vector da transmição da doença ( provocada por um protozoario parasita do sangue do genero leishmania) é um mosquito (Phlebotomus spp.). Conheço zonas onde abunda a doença, conheço n cães com ela, mas NUNCA ouvi sequer falar de alguem com leishmaniose.
Um cão com esta doença, desde que controlado com medicação especifica, não representa qualquer perigo para a saude publica.
Por outro lado, um cão infectado sem nenhum controle, pode ser um foco de contaminação para outros cães em zonas onde exista a presença desse mosquito.
Por norma os veterinários abatem cães com leishmaniose geralmente porque estão em estado avançado da doença, por considerarem um potencial foco de contaminação ou pura e simplesmente por serem SRD e o tratamento ser bastante caro. Nem todos estão dispostos a pagar 60 ou 70 cts no mínimo para recuperar um cão de rua.

Fica aqui um link:

http://fly.to/phlebotomus/
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
joanaguterres
Membro

terça jul 30, 2002 1:13 pm

Olá fang

não sei o diagnóstico pormenorizado do cão encontrado pela minha vizinha, eu nem sequer lhe pus a vista em cima... Apenas referi um exemplo de um cão abandonado e que tinha sido recolhido por ela (ainda bem que há pessoas assim...)
A informação que ela me transmitiu relativamente à doença é que poderia ser mortal para nós.
Estou certa que o abatimento do cão não esteve relacionado com os custos pois a minha vizinha pagou mais de 30 cts só pelo tratamento e internamento no hospital veterinário e estava disposta a ficar com mais um cão....
Responder

Voltar para “Cães”