Gaiola De Canários e Mandarins - Dúvida Quanto À Alimentação

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça dez 28, 2010 1:46 pm

Olá a todos.
Eu tenho uma gaiola com 7 canários ( femeas e machos ) e 2 mandarins ( casal ).
Eu alimento-os com mistura de sementes para canário, semente da saúde, papa de ovo, semilha, fruta fresca uma vez por semana, vegetais frescos uma vez de 15 em 15 dias e um pedaço de broa de milho uma vez por mês.
Passa-se o seguinte: A semana passada eu tive uma ideia que não sei se é correcta ou não. Eu peguei em sementes da mistura de canário ( nabal, canhamo, linhaça, alpista, centeio, ... ) e coloquei-as em terra num vaso fora da gaiola para nascerem as plantas respectivas a cada semente. Quando as plantinhas nasceram e cresceram, coisa que levou 5 dias eu dei-as as minhas aves. Elas adoraram e comeram-nas num minuto.
Saliento que as ervas têm a aparencia de frageis canas verdes e que são criadas em terra de boa qualidade e sem quaisquer adubos ou outros produtos.
Acham que posso continuar a forncer estas ervinhas com uma frequencia de 1 vez por semana ? Elas podem prejudicar a saude das minhas aves ?
filiperusso
Membro
Registado: sexta set 26, 2008 1:31 am

terça dez 28, 2010 1:57 pm

Existe várias informações acerca de sementes germinadas, eu por exemplo não sei como se deve dar mas se fizer uma pesquisa encontra facilmente essa informação
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta dez 31, 2010 8:14 pm

Pássaros e verdes....
Se tivessem sempre à disposição(praticamente impossível em gaiola) eles consumiam-nos com moderação, caso contrário tendem a comê-los em excesso :? pode causar diarreia... como já lhe dá frescos(vegetais e frutas) acho desnecessário...
Quando entrarem no cio esses canários machos(bastam 2 :lol: ) não se irão engalfinhar, depenar e esfolar todos?...
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 31, 2010 8:23 pm

Não se iram esfolar não. Eles já estão juntos a 4 anos e nunca me deram problemas :) . Os meus passaros tendem a portar-se bem!
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta dez 31, 2010 8:49 pm

Então ou têm espaço para cada um ter um canto e/ou não são de personalidade muito forte(leia-se agressiva).
Já vi canários ficarem a pingar sangue e cegos em brigas de: um dentro de gaiola(espaçosa e só rede na frente, mas dentro de um viveiro) e o outro no viveiro solto :evil: :roll:

Mas se não surgiram problemas... muito dificilmente os surgirão agora... :)
Nitara
Membro Veterano

sábado jan 01, 2011 1:12 pm

Ok. Obrigado pela preocupação.
Eles cantam e acasalam com as femeas sem nunca se meterem uns com os outros. Um deles já me fez criação com uma femea na gaiola com os tais 7 canarios e 2 mandarins e deram-me três crias lindas. O referido casal nunca entrou em desputa pelos ninhos ou por outra coisa qualquer.
Eu até tenho um macho que está sempre no ninho e canta para os mandarins! :lol: .
Agressivos não são, nunca se morderam. As vezes ha aquelas pequeninas brigas pelo lugar no comedouro ou no poleiro mas fora isso nunca houve problema.
inicio
Membro
Registado: domingo fev 13, 2011 10:45 am

domingo fev 13, 2011 10:09 pm

Nitara, diga-me uma coisa, qual o tamanho da sua gaiola e onde esta essa gaiola, na rua?

Obrigado
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

domingo fev 13, 2011 10:38 pm

Atenção que a alimentação dos mandarins não é a mesma que a dos canários...sobrevivem, é claro, mas sabe-se lá a que custo e durante quanto tempo.
Já agora também fiquei curioso em saber as dimensões dessa gaiola.
pauloarrulo
Membro Júnior
Registado: terça nov 23, 2010 11:38 pm

segunda fev 14, 2011 4:56 pm

o germinado vende-se em qualquer loja de animais resta saber a qualidade do mesmo-
para ser feito basta lavar as sementes em 1 litro de agua com 3 pingas de lixivia e depois atençao passar bem por agua deixar dentro de uma caixa plastica aberta 1 a 2 dias e estara pronto a dar sem problemas
as sementes tem de ser lavadas pois corre sempre o risco de os bichinhos comerem bacterias prejudiciais que se encontram na terra
oi NI continuas a dar semente da saude ?
esperimenta faze-la crescer so com agua
deixa estar mergulhada 15 minutos so em agua sem lixivia 2 vezes no primeira dia e poe na caixa e espera
paulo arrulo-
Responder

Voltar para “Aves”