BAER Test

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PatCosta3
Membro
Mensagens: 163
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
Localização: Loki - Pastor Australiano

terça dez 28, 2010 12:11 pm

Boa tarde,

alguém aqui já fez ou sabe onde se possa fazer o BAER Test (teste para testar surdez) ?

Perguntei ao veterinário mas no hospital veterinário onde vou não fazem nem ele sabia onde fizessem.

Obrigada.
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 28, 2010 2:22 pm

O animal não responde a estímulos sonoros? O que diz o criador?
Infelizmente os exemplares da raça com grande predominância de branco são propensos à surdez... os criadores conscientes sabem que tipo de cruzamento evitar para minimizar essas ocorrências.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PatCosta3
Membro
Mensagens: 163
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
Localização: Loki - Pastor Australiano

terça dez 28, 2010 2:41 pm

Dinodane,

é nos difícil ter certeza. O próprio veterinário não consegue fazer testes lá visto que o cão está muito activo e agitado durante a consulta, recomendou-nos os pequenos testes em casa.

Começamos os testes logo 2/3 dias após a sua chegada... Bater palmas quando ele dorme, entrar na divisão onde ele está, distraido, e fazer barulho (reage apenas quando nos vê, não acorda com palmas ou o simples chamar pelo nome)...

Ao mesmo tempo, por vezes acorda com um barulho mais alto, mas pode ser o sentir da vibração no ar.. enfim.

É realmente dificil ter certezas até porque ele ainda é cachorro, muito brincalhão, muito aéreo ainda..

Já liguei para uns 5 ou 6 hospitais veterinários e nenhum faz o tal teste.. Parece até ser um teste práticamente desconhecido para os hospitais veterinários. (??)
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça dez 28, 2010 2:58 pm

telefone para a associação portuguesa de médicos veterinários. Esses cães não deviam ser vendidos sem BAER, é uma irresponsabilidade. O criador devia ter feito esses testes. E já agora, olhos, como é que isso está?
PatCosta3
Membro
Mensagens: 163
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
Localização: Loki - Pastor Australiano

terça dez 28, 2010 3:03 pm

hmm.. os cães são sempre vendidos com o teste baer feito?!

se sim, pelo menos então ser impossível encontrar quem faça o teste ao cão... :)

Eu sei que poderia por culpas em meio mundo, chamar de irresponsáveis a outros tantos e chorar sobre o leite derramado.
Podia.. mas não é isso que me interessa neste momento.. Interessa-me educar o cão o mais cedo possível da melhor forma.

Se por voz, se de outro modo que o faça aprender.

Vou seguir o conselho e ligar para a associação. Obrigada! :wink:
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 28, 2010 3:04 pm

ziggy Escreveu:telefone para a associação portuguesa de médicos veterinários. Esses cães não deviam ser vendidos sem BAER, é uma irresponsabilidade. O criador devia ter feito esses testes. E já agora, olhos, como é que isso está?
Tenho que concordar com isto. Acho que deve falar com o criador e chamá-lo à responsabilidade, pois olhando para a foto do cachorro (quase todo branco) e pelo que descreve a probabilidade de ser mesmo surdo é muito grande.
Um criador competente de aussies SABE que não deve cruzar determinados exemplares entre si... um criador capaz de aussie ou de qualquer outra raça também sabe perfeitamente às 8 semanas se tem algum cachorro surdo e assim sendo TEM A OBRIGAÇÃO de o referir ao potencial comprador antes da venda e não o deve vender como é evidente ao mesmo preço de um cachorro perfeitamente saudável. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 28, 2010 3:07 pm

PatCosta3 Escreveu:hmm.. os cães são sempre vendidos com o teste baer feito?!

se sim, pelo menos então ser impossível encontrar quem faça o teste ao cão... :)

Eu sei que poderia por culpas em meio mundo, chamar de irresponsáveis a outros tantos e chorar sobre o leite derramado.
Podia.. mas não é isso que me interessa neste momento.. Interessa-me educar o cão o mais cedo possível da melhor forma.

Se por voz, se de outro modo que o faça aprender.

Vou seguir o conselho e ligar para a associação. Obrigada! :wink:
Só mais uma achega... o animal pode levar uma vida perfeitamente normal com cuidados acrescidos da sua parte, os cães surdos aprendem a interpretar gestos e atitudes.
No entanto, o CRIADOR deve ser chamado á responsabilidade.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça dez 28, 2010 3:08 pm

Os que não são irresponsáveis vão a espanha com a ninhada fazer o teste (não sei se em portugal já há alguém). O teste deve ser feito sensivelmente às 6 semanas.
E de olhos, como é que isso está? Tinham os pais testados? Fizeram alguma coisa aos cachorros?
alterego
Membro Veterano
Mensagens: 377
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Localização: Uma cadela Dogue Alemão

terça dez 28, 2010 3:26 pm

Boas!

PatCosta tente o hospital da faculdade de medicina veterinária de Lisboa. Se não fizerem lá o teste muito provavelmente saberão onde poderá ser feito.
O seu aussie é um merle muito "claro" e nesta raça o branco em excesso, principalmente na zona da cabeça está frequentemente associado a problemas de audição e visão....de que côr são os pais?

Aqui tem alguma informação sobre o assunto :
http://www.asca.org/education/health/pigmentanddeafness

Cumprimentos
Margarida

* Editei para colocar o link.
PatCosta3
Membro
Mensagens: 163
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
Localização: Loki - Pastor Australiano

terça dez 28, 2010 3:47 pm

Não posso mais concordar todos e obrigada pelas dicas.

Mas aqui surge-me outra dúvida... Pode um cruzamento correcto dar um aussie (merle) surdo?! :?
Será certo que, a se confirmar, o erro foi no cruzamento, irresponsabilidade do criador?!

Sei que ambos pais são puros e saudaveis (já tenho o LOP (provisório) do CPC)

Ziggy, com os olhos está tudo optimo, tivemos a testar e o Vet também, não nos parece haver qualquer problema.

O criador será chamado à atenção e responsabilizado, claro, mas queria antes ter a certeza do problema... Ele já está a par das dúvidas e encaminhou-nos logo para o Vet dele cobrindo ele os custos.

Os pais, o macho é blue merle e a mãe castanha.
Da ninhada nasceram quase todos castanhos e dois merle (um deles o meu).

alterego, liguei para a faculdade, só segunda que vem é que estão lá.. É no hospital veterinario dessa faculdade que o cão tem ido a consultas, e foi vacinado. Lá não fazem o teste, nem no de lisboa, do restelo, da caparica e de mais 1 ou 2 para onde liguei.
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça dez 28, 2010 3:56 pm

Mas os pais foram vistos por um veterinário especialista em oftalmologia e estão isentos de taras oculares? E fizeram os testes todos genéticos para a raça (não sei quais são, mas tenho a certeza que há alguns). Sei que em Portugal há um veterinário membro do ECVO ou ESVO (não sei qual dos dois).
PatCosta3
Membro
Mensagens: 163
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
Localização: Loki - Pastor Australiano

terça dez 28, 2010 4:08 pm

Ziggy,

relativamente aos exames oculares, sou-lhe sincera.. não sei. Conheci ambos os pais do cão, e ambos vêm e ouvem bem. Tendo em conta que a ninhada está registada no CPC, os cães e o criador, têm afixo etc etc fiquei descansada. Também os pais são de cores diferentes (o que na altura ainda mais me descansou..) Vimos também que estavam isentos de displasia da anca..

Mas não, não vi os exames a olhos e ouvidos.... :?
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça dez 28, 2010 4:15 pm

São testes muito importantes, que os cães deviam ter para procriarem. Os cachorros deviam ter feito o BAER, e os pais deviam ter despistes de taras oculares recentes.
PatCosta3
Membro
Mensagens: 163
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
Localização: Loki - Pastor Australiano

terça dez 28, 2010 4:20 pm

Imagem

Imagem
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
Responder

Voltar para “Cães”