Alimentação extra para canários

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
MPeixe
Membro
Registado: quarta jun 16, 2010 5:45 pm

terça dez 28, 2010 10:33 pm

Boa noite.

Tenho um casal de canários com uma semana e poucos dias, e dou-lhes a alimentação base, e uma mistura com vitaminas.

Alguém me pode informar de outros alimentos saudáveis extra, que eu possa dar aos meus canários?

Obrigado pela ajuda.
filiperusso
Membro
Registado: sexta set 26, 2008 1:31 am

quarta dez 29, 2010 1:21 am

Fruta talvez e papa na altura da criação
Yarik
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 5:22 pm

quarta dez 29, 2010 9:57 am

Olá.

Existem bastantes.

Papas(húmidas, secas ou semi-húmidas), germinado, bróculos, maçã, alface etc.

Atenção, as frutas e legumes devem ser desinfectados antes de dar aos canários. (p.ex. mergulhados em amukina ou lexivia nas proporções correctas)
PassarilReal
Membro
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

quarta dez 29, 2010 10:36 am

Eu em termos de vegetais, dispenso a Alface e prefiro tudo o que são vegetais escuros (Espinafre, couve, dente de leão, etc.). Dou também ocasionalmente maçã e pepino.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta dez 29, 2010 1:46 pm

Eu tenho 7 canários ( 2 femeas e 5 machos ). Alimento-os com a tipica mistura de sementes para canário, semente da saúde, papa de ovo, semilha, sementes germinadas e as plantas destas, sticks de iogurte, fruta, mel e soja e vegetais e fruta fresca.
Aqui está a dosagem de cada tipo de alimento que eu faço aos meus canários:

Tipica mistura de sementes para canário - sempre disponivel para as aves em 3 comedouros
Semente da saude - sempre disponivel para as aves em 1 comedouro
Papa de ovo - sempre disponivel para as aves em 1 comedouro
Semilha - sempre disponivel para as aves em 1 comedouro
Sementes germinadas e as plantas destas - disponivel para as aves 1 vez por semana em 1 comedouro
Sticks de iogurte, fruta, mel e soja - disponivel para as aves de 15 em 15 dias
Vegetais e fruta fresca - disponivel para as aves 1 vez por semana
Yarik
Membro

quarta dez 29, 2010 2:42 pm

Olá amigos.

A alface tem prós e contras e é das tais que tem de ser bem desinfectada.

Pessoalmente ajusto a alimentação das minhas aves de acordo com as diferentes fases do ano (criação, muda,manutenção) uma vez que as necessidades das aves também são diferentes.

Ovo, não uso, porque as minhas aves são de factor vermelho.

O que penso ser realmente importante é que a alimentação seja variada e de qualidade inquestionável.

Para pessoas como eu (por vezes com alguma falta de tempo) o ideal será fornecer um complexo vitaminico de qualidade.

Abraço
pauloarrulo
Membro Júnior
Registado: terça nov 23, 2010 11:38 pm

quarta dez 29, 2010 11:57 pm

queridos amigos( com carteiras cheias e eu aqui com 150 aves teria q largar da nota pa caranba)-nao e por nada mas para alimentar bem e manter saudaveis os passaritos devem simplesmente fornecer :
-mistura simples -
-2 vezes por semana 1 pouco de pirrilha ( semente do campo) dose por passaro -colher de sopa
maça 3 em 3 dias golden ( e bom para fecundar)
broculos (tem bastantes vitaminas )
papa consoante o canario ( cor)-(criaçao)
pepino de3 em 3 dias alternandocom a maça (pepino e acido e ajuda no bom funcionamemto do intestino)
_JUMTEM 1 amigo criador comprem promocria (po) leiam o folheto imformativo para a criaçao e fora da criaçao forneçam aos pius 2 vezes por semana durante a muda e depois so de 15 em 15 dias ate out + tarde de 15 em15 ou mes a mes
pauloarrulo
Membro Júnior

quinta dez 30, 2010 12:16 am

cada pessoa deve conhecer os seus animais e proceder como entende
NOTA-o mel tem um efeito de aquecimento nas aves provocando mudas de pena fora da altura
-alface provoca fezes muito aguadas e por vezes(raras) a morte pois funciona como laxante
-passaro q coma demasiadas sementes negras(semente da saude)normalmente tem tendencia para ter a cloaca roxa ( cuidado) problemas de intestinos
-quando uma canaria esta a fazer ninho a mesma semente negra da mistura tem um efeito benefico pois trara lubrificaçao ao anus facilitando a saida do ovo (bom mas sem excessos)
-um pouco de vinagre de sidra na agua para beber e banhar resolve varios problemas incluindo intestinais(excessos)
-o agriao e bom para a criaçao e tudo quando sao poucos (tras piolho)
MAS VOLTO A FRISAR Q CADA INDIVIDUO E LIVRE DEESCOLHER O MELHOR PARA A SUA CRIAÇAO -
pauloarrulo
Membro Júnior

quinta dez 30, 2010 12:25 am

PassarilReal Escreveu:Eu em termos de vegetais, dispenso a Alface e prefiro tudo o que são vegetais escuros (Espinafre, couve, dente de leão, etc.). Dou também ocasionalmente maçã e pepino.
VAIS LONGE ASSIM pois tens praticamente tudo em termos de vitaminas aproveita e junta uma colher de sal na papa 1kl seja ela qual for ha comfiança funciona q e uma maravilha
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta dez 31, 2010 2:32 pm

Não é um alimento... mas têm grit à disposição?
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sábado jan 01, 2011 11:02 pm

Algo que agora está na época e os canários adoram e faz-lhes muito bem, são as serralhas, umas ervas do campo que têm propriedades fora de série, daqui até ao verão, existem em muitos locais.
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
Yarik
Membro

segunda jan 03, 2011 10:33 am

MFPJ Escreveu:Não é um alimento... mas têm grit à disposição?
Sempre! É fundamental!
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jan 03, 2011 6:27 pm

para q é o sal?
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

segunda jan 03, 2011 7:26 pm

cris17 Escreveu:para q é o sal?

Acho que é para aumentar as concentrações de sódio, evita o picacismo e o canibalismo. Ou seja substitui os legumes que contêm sais minerais.
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Yarik
Membro

terça jan 04, 2011 9:47 am

Essa do sal desconhecia. Não uso.
Responder

Voltar para “Aves”