MUITO CUIDADO

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

sexta dez 05, 2003 11:46 am

Boas,

Quero aproveitar este forum para avisar a todos de uma situação que aconteceu com o meu TICO,
na 3ª feira o tico enquanto eu estava destraido, o tico foi até á fruteira e comeu um pedacinho de casca de banana(do tamanho de uma moeda de 0,50 €), no dia seguinte de manhã estranhei não o ouvir e fui ver o que se passava, qundo deparei com ele todo entufado e a vomitar.
Claro está entrei em pânico, depois de precorrer tudo o que podia, vim a descobrir que as bananas são tratadas com um quimico altamente tóxico com a finalidade de ficarem amarelas e com o aspecto de maduras(quém nunca comeu uma banana toda amarelinha por fora e no fim vem a descobrir que está verde???).
Em relação ao tico, ficou á beira da morte, mas depois de passar o dia a beber soro intravenoso, hoje já está quase bom mas ainda nos " cuidados intencivos", foi uma sorte, não sei o que fazia se ele morre-se...
Tive uma sorte enorme de ter a ajuda de uma pessoa exepcional e também ele criador de aves, que é o ""pai"" do meu tico.

Como nem todas as pessoas podem contar com a ajuda de criadores assim, até porque não há muitos, ... MUITO CUIDADO COM AS BANANAS e outras frutas.

PJ
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta dez 05, 2003 3:15 pm

Realmente, que coisa diabólica !

Normalmente toda a fruta que entra lá em casa é lavada de imediato, mas quem se lembraria de lavar bananas ( ou melões ou assim...) ?
Nunca pensaria nisso.
treta
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 7:53 pm

sexta dez 05, 2003 3:17 pm

Ainda bem que o Tico está melhor.

Costumo dar frutas aos meus passaros mas vou começar a ter mais cuidado :o

Vamos todos fazer força para que o Tico recupere rápido e volte para casa.

Beijinhos
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

sexta dez 05, 2003 7:23 pm

eu também dou banana de vez em quando, mas agora vou passar a dar só a banana seca que vem na mistura de frutas secas para psitacideos.

realmente todo o cuidado é pouco com os nossos pequeninos porque eles têm um organismo muito sensivel, é por isso que costumo lavar muito bem a cenoura e a maçã antes de a dar.

as melhoras para o teu tico :D
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sábado dez 06, 2003 11:25 am

pois é, cuidado!
os frutos e vegetais podem ter productos químicos.
e o tico como está?
suponho que o «pai» do tico seja o Agapito, não é?

cordiais saudações
ticoforpus
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 6:49 pm

Boas,
O tico está realmente melhor, não se encontra a 100% mas está fora de perigo felizmente
Obrigado a todos

P.S. - Certo é ele mesmo

PJ
H2OS
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 4:05 am
Contacto:

terça dez 09, 2003 1:31 am

Ainda bem que o Tico está melhor. ;)

Eu tambem costumo dar frutas e legumes aos meus passaros mas vou começar a ter um cuidado redrobado pois nunca se sabe o que podera vir acontecer todos os cuidados serão poucos :o

Vamos todos fazer força para que o Tico recupere rápido e volte para casa bom de saude :lol:
Imagem
abraços e jinhos para todos
CARLOS SANTOS
http://pt.facebox.com/H2OS
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quarta dez 10, 2003 3:57 am

isto das frutas e legumes é um caso lixado,desculpem a expressão,já sabemos que os abacates são toxicos por natureza para aves,mas nunca nos passaria pela cabeça que até uma simples banana fosse tão prejudicial.
Até onde o homem é capaz de ir,só para "ludibriar" o próximo!!
Claro que pedir que mantenham toda a informação sobre o produto,isso é impossivel,pois podiam ocultar por vezes ou mesmo sempre e caíamos em erro,agora podía-sse isso sim ter mais acesso aos produtos biologicos,por exemplo a banana pequenina da madeira foi quase banida por não ter calibragem suficiente conforme as normas europeias,e era mais doce com mais sabor que as que vêem de fora.
Eu tenho um quintalzito e planto lá cenouras,espinafres,tenho macieiras,etc...só por causa dos meus passaros,as macieiras não têm qualquer tipo de tratamento,são doces,mas algumas tem bicho,isso porque os bichos devem ter emigrado todos da vizinhança para se instalar no meu quintal, mas, nao faz mal
:roll: :roll: :roll: :roll:
ticoforpus
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 1:50 pm

Oi lobosentado

Por acaso o sucedido com o tico foi com uma banana da madeira que normalmente são as que compro por julga-las melhores que as outras.
lobosentado
Membro

quarta dez 10, 2003 7:55 pm

pois é ,só que na madeira agora já há outras variedades sem ser da pequenita,ja venho a dar conta disso á algum tempo.
tem que se fazer cuidado,não ter frutas á mão,e também outras coisas perigosas
noite
Membro
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

quinta dez 11, 2003 12:47 pm

Olá.

Eu tenho Rosicollis, e também tenho algumas arvores de frutos e costumo dar-lhes a fruta dessas arvores.
Agora a minha questão é: será que se pode dar laranja? eu dou, é a fruta que agora tenho mais. :roll: Os médicos dizem que é bom, tem muita vitamina C, para prevenir as constipações.

Cumprimentos, Nuno
ticoforpus
Membro Veterano

quinta dez 11, 2003 11:30 pm

Olá a todos,
...é só para dizer que o tico está 100%
Muito obrigado pela "força"

Já agora queria deixar aqui um pequeno contributo sobre um assunto que do qual eu tenho conhecimento, uma vez que é o que faço profissionalmente. Como técnico de agricultura sei que no mercado, e á exepção de [u][b]alguns[/b][/u] Produtos biológicos, todas as frutas e legumes que se compram seja em que lugar for, contem vários produtos químicos, desde inceticidas, herbicidas, etc..., ora todos esses produtos têm um intervalo de segurança desde a sua aplicação feita no terreno, até á colheita e postrior comercialização, que obrigatóriamente terá de ser respeitado.
Isto seria uma maravilha se fosse cumprido, na prática não o é, e ai reside o grande problema, tais químicos podem ser de contacto ( funcionam tipo medicamento tópico como uma pomada - "mal comparado") que quando bem lavados os vegetais, o produto desaparece. Ou pode ser sistémico que entra na planta desde a raiz, caule, folhas, frutos, etc (que por acaso são os que mais se utilizam) quando isto aconteçe, bem podemos lavar as frutas e os vegetais que é o mesmo que nada e todos nós os ingerimos e vamos sendo literalmente envenenados aos poucos.
No entanto, também existem frutas e legumes que pela sua natureza absorvem grandes quantidades de quimicos e poluentes, entre eles encontram-se 2 que todos nós julgamos ser muito benéficos para a nossa saúde e que na realidade são perigosissimos que é o AGRIÃO e a tão saudável CENOURA (ela mesmo) que por ser quase uma esponja de quimicos, tem a agravante de ser uma cultura bastante rentavel, ora claro está é super protegida pelos agricultores( com quimicos - claro).

contudo, não quero deixar ninguem alarmado, pq é apenas mais uma coisa daquelas como tantas outras que é melhor nem saber como são produzidas ;)
continuamos a nascer, viver (comendo) e morrer, só mudam os "timings"

um grande abraço a todos
PJ
lobosentado
Membro

sexta dez 12, 2003 12:23 am

olá noite, claro que fazes bem em dar laranjas,não dês inteiras, mas descascadas previamente,elas tem muita vitamina,e nesta época eles podem estar mais vulneráveis(e nós também...)porque as temperaturas estao a baixar,e vitamina C é do melhor.
Eu vou começar a dar um suplemento vitamínico específico (para a época de criação),vou começar com doses ligeiras para que comecem a espevitar na altura certa,porque acho que dar doses esforçadas só na altura,já vai tarde.
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

domingo dez 14, 2003 11:03 pm

o facto da cenoura ter muitos quimicos deixou-me preocupada porque costumo dar cenoura frequentemente à minha papagaia a pensar que era optima para a súde dela será que estou a fazer mal :?: :?:
lobosentado
Membro

segunda dez 15, 2003 4:19 am

como diseram atrás as cenouras captam,ou sintetizam dos solos (dado que são raízes)tudo o que se lá puser adubos insecticídas etc...
As cenouras que dou aos meus papagaios são criadas em casa,e os adubos não são quimicos,uso daquela terra da minhoca,rega abundante e nada de químicos.A cenoura é um alimento muito bom,é optima para o bem estar do animal tem óptimas vitaminas e anti radicais, para uma boa plumagem,e os papagaios adoram trincar cenouras.
Responder

Voltar para “Aves”