Há aí um grande erro nessa pesquisa. Tigelas de água nem pensar! As chinchilas utilizam exactamente o mesmo tipo de bebedouro que os hamsters (de esfera). Não podem molhar o pêlo, pois isso provocaria fungos.
A roda grande tem de ter 40cm de diâmetro e tem de ser sem buracos, para não haver risco da chinchila ficar com a pata presa e parti-la. É como nos hamsters, mas em ponto grande

. No Verão convém retirar a roda, devido ao risco de golpes de calor.
Para refrescar existem vários truques que não envolvem ventoinhas. Eu congelo garrafas de água, coloco um pano à volta e coloco-as dentro das casinhas (têm espaço suficiente para isso) e eles dormem em cima das garrafas. À noite troco as garrafas e ao invés de colocá-las dentro das casinhas, coloco numa das plataformas. É um método simples e barato.
Há quem use também azulejos retirados do frigorífico.
Novamente, é uma questão de pesquisar. Mas muito cuidado com a informação que encontra, pois como se viu pelo exemplo da tigela de água, há muita informação incorrecta na internet. Cuidado principalmente com a informação em relação à alimentação. Não acredite nas "tabelas nutricionais" que se encontram por aí. As chinchilas apenas precisam de ração, feno, alfafa 2 ou 3 vezes por semana e 1 vez por semana uma uva passa. Mais nada.