Licranço(Anguis fragilis)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta dez 31, 2010 3:21 pm

Bom dia,

eu sei que o licranço não possui qualquer tipo de veneno ou toxina com efeito negativo ao ser humano.
Não tenta sequer morder. Contudo, há uns meses encontrei uns pequenitos(talvez recém-nascidos) e estes tinham uma "espécie" de "dentitos(entenda-se mini-serralhas)".

O que eu queria saber era se em adultos esses pseudo-dentes se desenvolvem a ponto de conseguirem causar qualquer corte ou mini-furadela que seja na pele humana?
...não me parece que o consigam pois a boca é minúscula e quando "dão à língua" eu nunca consegui ver nada...
...além disso nunca vi um tentar morder... nem quando irritados(leia-se torturados) ao extremo...
Depois de ter reparado nesse pormenor não encontrei nenhum morto para constatar...(felizmente :roll: )

Imagem

Aguardo esclarecimento :)

Cumprimentos
MFPJ
Membro Veterano

domingo jan 02, 2011 7:22 pm

Parece que já me respondi... mas prontes 8)
Faço esta pergunta pois ouço cada coisa mais estapafúrdia que gostaria de ter a certeza ABSOLUTA que não conseguem causar um arranhãozinho, assim não caio no erro de me fartar de dizer que são completamente inofensivos e depois me mandarem à cara que não 8)

De qualquer maneira o melhor é mesmo arranjar-lhes esconderijos, facilitar acesso às "tocas", e mudá-los de sítio quando estão demasiado perto de gente que diz que são altamente venenosos :o (mesmo depois de mortos) e conhecem histórias(mirabolantes :roll: (mesmo)) de pessoas que ficaram sem pernas, membros outros, etc, etc, etc. :roll: :roll: :roll:

Cumprimentos :wink: (para quem ler... :? )
Editado, não sei onde fui buscar as "covas"...
Última edição por MFPJ em domingo jan 02, 2011 7:41 pm, editado 1 vez no total.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo jan 02, 2011 7:37 pm

esses lagartitos têm o nome comum de licranços e os escorpiões nalgumas zonas tambem têm esse nome comum nalgumas zonas e acho que as confusoes vêm daí...mas os Anguis fragilis acho que nem conseguem morder...já peguei em muitos e nunca tentaram qualquer agressão, apenas stressam imenso e querem fugir...mas em pequeno tambem costumava ouvir esses mitos e claro...acreditava neles ;)
MFPJ
Membro Veterano

domingo jan 02, 2011 8:00 pm

Pois, eles inicialmente mexem-se e enrolam-se muito a tentar fugir, mas depois quando percebem que não vão ser atacados ficam quase completamente imóveis(as fêmeas :lol: ) só levantam e mexem a cabeça, "dão à língua" e dão uma ou outra piscadela de olhos. :D Acho-os um réptil interessantíssimo, e ainda por cima faz parte da fauna de Portugal :D
Maldita ignorância, mitos e falta de senso crítico e :roll:
(Atenção que só pego neles quando é para os mudar de local ou "re-arranjar-lhes" o local onde estão sem correr o risco de os calcar.
E não é mais de 5minutos, os mavchos são mais nervosos e mal lhes pego com receio de soltarem a cauda.)

Sim, também acreditei no que "toda a gente" me dizia, ainda me lembro de levantar umas telhas(zinco) e pisgar-me logo dalí com receio de ser mordido :roll:
No entanto como os achava tão bonitos fui pesquisar sobre eles e vi que senso crítico é algo mesmo muito importante 8)

Cumprimentos :wink:
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo jan 02, 2011 8:20 pm

Aqui na zona os escorpiões são conhecidos por "licrau", e a semelhança pode conduzir a essas histórias
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo jan 02, 2011 8:55 pm

PedroC10 Escreveu:Aqui na zona os escorpiões são conhecidos por "licrau", e a semelhança pode conduzir a essas histórias
sempre ouvi dizer 'lacrau' ;)
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo jan 02, 2011 11:33 pm

whatever 8)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Bondage2010
Membro Veterano

domingo jan 02, 2011 11:52 pm

Por causa dos whateer´s é que nada melhor que chamarmos os bois pelo nome cientifico....o nome comum só faz confusão ;)

na zona onde cresci tambem é lacrau, licrau, licranço e alicanço para os escorpiões e para os Anguis, já na zona que vivo do Algarve os escorpiões são "aclaras" ou algo que soa parecido a isso... 8)
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda jan 03, 2011 10:31 am

Aqui no Algarve sempre ouvi lacrau para os escorpiões, "alclaras" ou "anaclaras" é para uns bichos pretos, compridos, com uns 3/4cm que também levantam o rabo para picar em defesa.
Bondage2010
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 10:49 am

element Escreveu:Aqui no Algarve sempre ouvi lacrau para os escorpiões, "alclaras" ou "anaclaras" é para uns bichos pretos, compridos, com uns 3/4cm que também levantam o rabo para picar em defesa.
Esses pretos acho que são os ocypus olens, eu ouço falar das "alclaras" ou "anaclaras" brancas e das pretas, as brancas que são perigosas que o veneno provoca dores e blá blá blá, daí ter pensado nas brancas como escorpiões Buthus occitanus e das pretas que só cheiram mal mas inofensivas que devem ser os ocypus olens...mas tu tens mais tempo de Algarve que eu ;)
element
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 10:55 am

Sim, se não são ocypus olens são muito parecidos, segundo dizem, também é dolorosa a picada.
Bondage2010
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 10:59 am

element Escreveu:Sim, se não são ocypus olens são muito parecidos, segundo dizem, também é dolorosa a picada.
Eu ja fui picado por eles, mas o que doi é só a picada das pinças(mandíbulas)...da cauda só mandam um ganda cheiro, não a usam como os escorpiões...
element
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 11:10 am

Então é mais um mito desfeito :lol: , porque eles costumam levantar a cauda.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

segunda jan 03, 2011 11:15 am

isso nao pica acho eu como diz o cold mandam é ganda cheiro, e por falarem em cheiro, ja atiçaram uma carocha? ui my good :twisted:
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
element
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 11:21 am

Há umas verdes que basta tocar para o cheiro ficar empestado umas boas horas...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”