duvida!! ajuda sff

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
jafs123
Membro
Registado: sábado jan 01, 2011 6:02 pm
Localização: 2 tartarugas, 1 pastor alemão, 1 rafeira, 1 hamster e bichos-da-seda

sábado jan 01, 2011 6:17 pm

no verão ofereceram-me uma carpa com um globo mas como sabia que fazia mal ao peixe comprei um aquario pequeno mas ja com bomba de ar porque na altura nao tinha possibilidade de comprar mais entretanto uns dias depois ofereceram-me outro peixe... como eram pequenos deixei ficar uns meses e agora comprei um aquario maior de 33 litros... montei o aquario ontem e sei que é necessario 2 semanas para a agua ciclar so que entretanto ofereceram-me mais dois peixes, ou seja, fiquei com 4 num aquario de oito litros :( ... como tive de por a bomba de ar no outro aquario os peixes ficaram sem nada e tou com medo de não aguentar a situaçao muitos mais dias...
A minha duvida é :fará muito mal colocar já no aquario novo com um pouco da agua velha misturada na nova os peixes? sinto-me mal por os manter assim e não sei o que fazer :!:
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

sábado jan 01, 2011 8:41 pm

Bom, realmente uma carpa e mais 3 peixes é MUITO para um aquário de 8Litros. Não aconselho colocar já os peixes no novo aquário, mas sim colocar parte da água (20% mais ou menos) do aquário utilizado para o novo; "acelera o ciclo".

Que peixes o ofereceram??
Por acaso não são de água quente, pois não?

[Espere por opiniões de gente que percebe mais do que eu!]
jafs123
Membro
Localização: 2 tartarugas, 1 pastor alemão, 1 rafeira, 1 hamster e bichos-da-seda

sábado jan 01, 2011 9:00 pm

penso que são dois peixes dourados, um tenho a certeza o outro penso que seja, e um telecópio... o problema é que eu vejo os peixes a tentarem buscar ar na superficie e isso preocupa-me :( no minimo quantos dias precisa de ficar a ciclar?
duvido que consiga ficar 2 semanas assim
XkO20
Membro

sábado jan 01, 2011 9:03 pm

Duas semanas nem é o ideal. 4 semanas é mesmo o aue se aconselha.
Mas, muita gente faz só 2 semanas e safa-se. (eu fiz só 2 semanas)

Bom, parece-me que seja tudo de água fria. Pode colocar a água do aquário no novo como eu disse.
Quando à "falta de ar", eu acho que colocaria de novo a bomba de ar no aquário de 33L.

O que aconteceu ao Globo?
Não pode separar os peixes? Como são de água fria, sempre é mais fácil.
(Se separar, colocando algum no Globo, não se esqueça de utilizar a água do aquário de 33L onde estão todos os peixes!)
jafs123
Membro

sábado jan 01, 2011 9:40 pm

O aquario de 33l é o novo que está a ciclar, os peixes estão no pequeno. já tinha pensado em colocar um grande e um pequeno no globo e deixar os outros dois no aquario mas como sempre ouvi falar mal dos globos pensei que fosse ainda pior para eles... o que acha?
a bomba de ar neste momento está no aquario de 33l... ela faz mesmo falta para ciclar a água ou posso deixar so o filtro, tira-la desse aquario e colocar no aquario dos peixes?
XkO20
Membro

domingo jan 02, 2011 2:17 am

Desculpe. Fiz confusão.
Sim, a bomba de ar, a meu ver, não "participa muito" no processo de ciclagem. Antes esteja no aquário com os peixes a produzir oxigénio.

Sinceramente, é preferível ter um peixe num Globo do que um aquário de 8 Litros sobrelotado! Como são de água fria, antes separar para haver mais espaço.

Vá adicionando comida de peixe (como se estivesse algum lá) no aquário que está a fazer o ciclo. Sempre acelera o processo.
jafs123
Membro

domingo jan 02, 2011 12:39 pm

obrigado! :)
tambem me sugerirarm adicionar um pouco de agua velha no aquario que está a ciclar ou sendo os peixes de agua fria não deverá haver muito problema se os colocar ja no aquario com toda a agua do aquario onde se encontram para facilitar o processo... se for possivel seria o ideal...
o que acha?
XkO20
Membro

domingo jan 02, 2011 12:48 pm

Acho que é um risco que eu não correria.
A água nova sem ciclagem pode matá-los.
Você decide.
jafs123
Membro

domingo jan 02, 2011 3:17 pm

hmmm ta bem obrigada pela ajuda... :)
vou entao colocar um pouco de agua do outro aquario e comida no novo para acelerar o processo e talvez retirar a bomba de ar para colocar no pequeno... não devo conseguir ficar muitos mais dias assim mas vou tentar aguentar mais uns quantos sempre é melhor...

p.s: se mais alguem quiser dar a opiniao está a vontade
:wink:
XkO20
Membro

domingo jan 02, 2011 9:18 pm

Sim, é o minimo que pode fazer.

Tou admirado pelo facto da Dinodane ainda não ter vindo aqui mas sim, espera por mais opiniões.
jafs123
Membro

domingo jan 02, 2011 10:56 pm

ja coloquei a bomba de ar no aquario pequeno onde estam os peixes e eles estao bem mais calmos em termos de respiraçao :D
agradecia mesmo que quem podesse deixasse cá a opiniao sobre o que devo fazer pois ja ouvi 3 diferentes das quais aproveitei algumas dicas... já coloquei agua velha no aquario que está a ciclar e comida para acelerar o processo...
uma vez que não consigo manter os peixes assim durante duas semanas porque não e nada bom para eles, ao fim de quanto tempo no minimo mesmo, esquecendo as duas semanas, acham que posso colocar os peixes no aquario novo?
sendo de agua fria ouvi dizer que dão menos problemas mas mesmo assim quero o melhor possivel para eles :?
XkO20
Membro

domingo jan 02, 2011 11:49 pm

Bom, a minha experiência em peixes de água fria é nula, mas acho que 3, 4 dias, pode colcar um ou dois. Nunca tudo de uma vez.
Continue a colocar a comida aos poucos como se estivessem peixes lá e a adicionar 10 a 20% de água do aquário "velho" para o novo.

Mas, novamente digo, espere por outras opiniões.
jafs123
Membro

segunda jan 03, 2011 3:23 pm

talvez mais logo coloque entao um ou dois peixes no aquario principalmente os maiores que são os que estao mais apertados no aquario pequeno e foram a grande razao para comprar um maior :wink:

na loja de animais onde fui na quinta feira passada (dia 30) para buscar pedras para o aquario e saber se era preciso mais alguma coisa para alem do que tinha disseram que ao fim de 3 dias poderia começar a colocar os peixes aos poucos.

de qualquer forma fico a espera de mais opinioes
Obrigado :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 03, 2011 3:54 pm

8 litros? 4 peixes de água fria?

Ok... semanas ou meses. Depois não compre ou aceite mais.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jafs123
Membro

segunda jan 03, 2011 4:06 pm

desculpe não percebi muito bem o que quis dizer :(

sim eu sei que é um exagero! o aquario que comprei agora é maior e está a ciclar e na altura quando o comprei tinha dois peixes mas ofereceram-me mais dois e como não tenho mais nenhum para os colocar tive de por nesse de 8litros que é extremamente pequeno daí a minha preocupação e pressa em poder começar a tirar pelo menos 2 para o aquario maior que está a ciclar há 3 dias e tou a tentar acelerar o processo com as dicas que me têm dado...
Responder

Voltar para “Peixes”