Ter uma Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
suuz
Membro Júnior
Registado: sexta jul 30, 2010 10:04 am

domingo jan 02, 2011 7:00 pm

Boas! Estou a pensar comprar uma chinchila e tenho andado a informar-me ao máximo. Infelizmente o preço é uma coisa importante, e gostava de saber qual é, em média, o preço das chinchilas (dependendo das variantes) que os criadores praticam. Não gostava de comprar numa loja porque todas as que vejo parecem-me doentes e mal tratadas.
A outra questão é se o feno, alfafa e a ração se conseguem encontrar num supermercado ou só nas lojas de animais.

Obrigado pela ajuda :)
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jan 02, 2011 7:19 pm

Os preços praticados pelos criadores variam de mutação para mutação e de criador para criador.

Uma chinchila cinza standard pode custar entre 25€ a 35€
Uma preto veludo pode custar entre 50€ a 70€
Uma mosaico cinza pode custar entre 75€ a 100€ (já vi vender 125€)

É uma questão de procurar.

Quanto à alimentação, a melhor ração (a única que se pode dizer que é boa) que encontra nos supermercados (ou nos hiper) é a da Vitakraft (vitakraft pellets). O resto não presta e só fará mal à sua chinchila. Se não encontrar a Vitakraft, então vá a lojas de animais e procure as rações da Versele-laga (chinchila nature ou chinchila complete, ambas boas rações), da Vitakraft (também se vende nas lojas) ou da Beaphar. Como vê tem várias rações de qualidade por onde escolher.

Feno, pode comprar de supermercado, não vejo porque poderia fazer mal. A alfafa, penso que há aos cubos, da vitakraft, nos supermercados.
suuz
Membro Júnior

domingo jan 02, 2011 7:47 pm

muito obrigado pela ajuda, vou continuar a ler mais informações sobre as chinchilas :)
GSfanatic
Membro Veterano

domingo jan 02, 2011 8:35 pm

Se tiver alguma dúvida, é só perguntar. ;)
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

domingo jan 02, 2011 9:58 pm

Olá.

Quanto à compra de uma chinchila o melhor é comprar a um criador de confiança. Peça referências a alguém.

Quanto à comida e outros bens essenciais, alguns supermercados vão tendo alguma coisa... umas vezes sim, outras vezes não...

Mas o Jumbo costuma ter o essencial e preços bastante em conta.

Basta aceder ao site dos supermercados para verificar e comparar.

Pelo que sei no Jumbo encontra Feno, aparas de madeira; areia; alfafa e a ração (esta, a comprar em supermercado, só interessa a Vitakraft Pellets, as outras são misturas e têm muitas guloseimas que lhes fazem mal).

Também encontra lá viveiros com boas dimensões que podem ser adaptados para chinchilas.

Está a par das necessidades de acomodação das chinchilas?
suuz
Membro Júnior

domingo jan 02, 2011 10:18 pm

Sei no geral aquilo que necessitam de ter à disposição delas numa gaiola, sei que precisam de uma gaiola com uma área razoável e que gostam de gaiolas mais altas, precisam de um comedouro, um bebedouro (mas já li que não convém ser daqueles que costumamos usar para hamsters e sim uma tigela), um suporte para o feno, convém terem uma roda grande (mas isso não substitui as saídas delas para um passeio :p) e claro, uma zona para se abrigar.

Não estou a pensar comprar para já uma, porque ainda não sei quase nada! Mas é uma espécie que gosto muito e que um dia quero vir a ter. Por enquanto o meu velho gato e a minha criação de hamsters chega-me :)
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo jan 02, 2011 10:31 pm

falta ver se consegue ter as temperaturas ideais e se no verao consegue refrescar a casa a esse ponto
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
suuz
Membro Júnior

domingo jan 02, 2011 10:33 pm

Sim, esse é o meu maior medo. Por isso é que, também, não me quero precipitar.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo jan 02, 2011 10:39 pm

e cada vez é pior, os nossos verões cada vez estao mais quentes e quem sofre sao as peludinhas :cry:
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
suuz
Membro Júnior

domingo jan 02, 2011 10:41 pm

Pois é :\ ainda por cima cá em casa não há ar condicionado, só ventoinhas e acho que isso não é grande ajuda :\
GSfanatic
Membro Veterano

domingo jan 02, 2011 11:35 pm

Há aí um grande erro nessa pesquisa. Tigelas de água nem pensar! As chinchilas utilizam exactamente o mesmo tipo de bebedouro que os hamsters (de esfera). Não podem molhar o pêlo, pois isso provocaria fungos.

A roda grande tem de ter 40cm de diâmetro e tem de ser sem buracos, para não haver risco da chinchila ficar com a pata presa e parti-la. É como nos hamsters, mas em ponto grande :P. No Verão convém retirar a roda, devido ao risco de golpes de calor.

Para refrescar existem vários truques que não envolvem ventoinhas. Eu congelo garrafas de água, coloco um pano à volta e coloco-as dentro das casinhas (têm espaço suficiente para isso) e eles dormem em cima das garrafas. À noite troco as garrafas e ao invés de colocá-las dentro das casinhas, coloco numa das plataformas. É um método simples e barato.

Há quem use também azulejos retirados do frigorífico.

Novamente, é uma questão de pesquisar. Mas muito cuidado com a informação que encontra, pois como se viu pelo exemplo da tigela de água, há muita informação incorrecta na internet. Cuidado principalmente com a informação em relação à alimentação. Não acredite nas "tabelas nutricionais" que se encontram por aí. As chinchilas apenas precisam de ração, feno, alfafa 2 ou 3 vezes por semana e 1 vez por semana uma uva passa. Mais nada.
Última edição por GSfanatic em domingo jan 02, 2011 11:42 pm, editado 1 vez no total.
GSfanatic
Membro Veterano

domingo jan 02, 2011 11:41 pm

Lembrei-me agora de um truque que encontrei penso que num tópico sobre gatos, mas que se pode aplicar também às chinchilas.

Para refrescar uma divisão:

1 alguidar com gelo
1 ventoinha

Coloca gelo num alguidar (é preferível usar sacos de gelo, para ser mais fácil congelar) e ventoinha virada para o alguidar. O ar, ao "bater" no gelo torna-se mais fresco e em cerca de 10/15 minutos a divisão está super fresca.

É uma boa forma de refrescar uma chinchila sem virar a ventoinha para ela (algo que é proibido, pois as correntes de ar são um perigo para as chinchilas).
suuz
Membro Júnior

segunda jan 03, 2011 9:00 am

Muito obrigado por teres avisado! Tinha lido mesmo que não podia beber desses bebedouros devido à curvatura na espinha, curiosamente no mesmo site dizia que a uva passa era uma vez por dia!

Em relação ao banho delas com aquela areia especifica, é uma vez por dia? E é mais aconselhável ter a banheira dentro da gaiola ou fazer o banho daquelas saídas diárias?
GSfanatic
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 11:14 am

O banho é dia sim dia não (aliás, noite sim noite não). Coloca-se a banheira na gaiola durante cerca de 10/15 minutos, para a chinchila poder lavar-se. Depois desse tempo retira-se a banheira e retiram-se os cocós que elas lá fazem (não resistem). Troca-se a areia todas as semanas.
Também pode dar o banho durante as saídas diárias (e elas gostam), mas será também por cerca de 10/15 minutos. No Verão é que o banho terá de ser na gaiola, pois as chinchilas não devem passear no Verão, devido ao risco de golpes de calor (que podem levar à morte).

Isso da curvatura da espinha até dói! Há que ter cuidado com a roda que se compra, devido à curvatura da espinha, sem dúvida. Agora, beber por uma tigela devido à curvatura da espinha... dói dói dói! Esse site não é de confiança.
suuz
Membro Júnior

segunda jan 03, 2011 11:50 am

Obrigado por me ter avisado! Gostava de saber alguns sites de confiança sobre chinchilas, será que alguém pode enviar?

Em relação ao banho é, então, mais ou menos como os meus hamsters. Mas eu tenho a areia todos os dias na gaiola, tiro todos os dias os cocós que eles fazem e troco a areia passado uma semana.
Responder

Voltar para “Exóticos”