Dar banho a cachorro de 2 meses?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

segunda jan 03, 2011 4:54 pm

Boa tarde foristas!

O que acham de dar banho a um cachorrinho com cerca de dois meses de idade? É que hoje fui ao vet com o meu cocker de 2 meses e pouco e está com a pele muito seca e com caspa (a propria vet disse k não é normal visto que esta a comer uma optima ração mas que provavelmente a criadora tera lhe dado banho com algum produto agresivo que lhe provocou caspa(seborreia)) e a minha vet mandou-me dar-lhe banhito com um champo proprio para este problema e disse que não há problema que ele tome banho desde que seja com todos os cuidados como e fosse um bébézinho pois não tem as defesas todas e pode se constipar ou algo pior mas como tenho medo não sei se lhe hei-de dar banhito. Ele coça-se um pouquinho mas nada demais. E não é pulgas nem nada pois esta desparasitado externamente.

Agradeço as vossas opniões :)

Obrigada desde já :)
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda jan 03, 2011 5:00 pm

Se o vet aconselhou, não me parece que haja problema! :wink:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

segunda jan 03, 2011 5:07 pm

Existem champoos proprios para cachorros. Se o cachorro tem todas as primeiras vacinas, nao tem qualquer problema. O teu cao coça-se muito? verifica se tem crostas dentro das orelhas. Já fizeram um mau diagnostico ao meu cao, dizendo que era pele seca e depois eram acaros super agressivos
Martavences
Membro Veterano

segunda jan 03, 2011 5:09 pm

Pois... mas tenho receio :S está tanto frio :S Sempre ouvi dizer e li muitos arigos que não aconselham dar banho a cachorros antes da vacinação completa :S tA vacinação completa tera alguma coisa a haver com constipações? Eu não sei mas acho que não :S Não vai impedir uma constipação... Sou um pouco leiga nisto...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 03, 2011 5:12 pm

Não não tem. O que tem a ver com resfriados é deixar o cão húmido e exposto a correntes de ar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

yety
Membro
Registado: sábado ago 14, 2010 9:30 pm
Localização: Cães: D.Gastão, Indy, Sasha, Buu, Ben, Fix. Tartarura: Cascuda

segunda jan 03, 2011 6:41 pm

Não hà problema algum em dar banho ao cachorro, o problema não está no banho em si mas nos pormenores: cuidado com a temperatura da àgua, muito cuidado com as orelhinhas, enxugar muito bem mas mesmo muito bem com várias toalhas, se conseguir não utilize o secador se não tiver a certeza do que são as caspinhas. leve-o embrulhadinho da casa de banho para uma divisão sem correntes de ar e quentinha deixe-o lá durante algumas horas mesmo que ache que ele já está seco. Pelo menos eu já dei muitos banhinhos assim e nunca tive problemas.
Boa sorte para a banhoca :wink:
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda jan 03, 2011 6:58 pm

yety Escreveu:Não hà problema algum em dar banho ao cachorro, o problema não está no banho em si mas nos pormenores: cuidado com a temperatura da àgua, muito cuidado com as orelhinhas, enxugar muito bem mas mesmo muito bem com várias toalhas, se conseguir não utilize o secador se não tiver a certeza do que são as caspinhas. leve-o embrulhadinho da casa de banho para uma divisão sem correntes de ar e quentinha deixe-o lá durante algumas horas mesmo que ache que ele já está seco. Pelo menos eu já dei muitos banhinhos assim e nunca tive problemas.
Boa sorte para a banhoca :wink:
Além disto tudo, banho só 10 dias após a vacina, seja em que idade for, pelo menos é o a minha vet diz
krows
Membro Júnior
Registado: segunda jan 03, 2011 7:29 pm

segunda jan 03, 2011 7:39 pm

desde que que tenha cuidado com os ouvidos e em secalo bem sem o deixar exposto a correntes de dar ou friu, nao terá qualquer problema :) :)
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda jan 03, 2011 7:48 pm

Concordo com o que já foi dito por outros foristas.
Se foi o vet a aconselhar e desde que tenha os cuidados já especificados, não há qualquer problema em dar banho ao cachorrinho. :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
nuno954
Membro
Registado: sábado jun 26, 2010 5:09 pm
podengo(LEAO)

segunda jan 03, 2011 10:55 pm

Acho que o unico problema sera dele apanhar frio apos o banho,seca-lo bem apos o banho é a melhor opcao!
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça jan 04, 2011 2:10 am

Acho que já perdi a conta das vezes que disse isto mas cá vai:

O problema dos banhos antes do plano de vacinação completo é o seguinte:

O cão está a meio das vacinas (método que serve para que o sistema imunitário do animal se saiba defender face a determinadas doenças, introduzindo o vírus atenuado, ou parte do vírus, que faz com que haja uma reacção de defesa, preparando o animal quando o vírus "real" atacar) - não sei se me fiz entender - Entretanto é dado um banho, e o cachorro apanha frio e fica constipado. O que vai acontecer é que o sistema imunitário em vez de se "centrar" no vírus implementado pela vacina, vai-se virar contra a constipação, fazendo com que a vacina perca o efeito! - Este é o inconveniente de se dar banho a um cachorro sem o plano de vacinação completo!

Se as coisas forem bem feitas, ou seja, ser lavado com água tépida, ser bem seco com secador, e não apanhar correntes de ar, isto simplesmente não acontece! As vezes as pessoas até pensam que a água é algum veneno para cães sem vacinas! :roll:

Alguns vets simplesmente não estão para correr riscos e dizem logo: banho não. Outros não são tão radicais e confiam no bom senso das pessoas e não desaconselham, desde que se tomem as devidas precauções!

Se o seu vet aconselhou, uma vez que ele tem um problema de pele, então deve-o fazer, ele sabe melhor que ninguém o que o cachorro necessita, aliás, se ele tiver algum problema de pele, as vacinas também não farão o devido efeito, portanto tudo deve ser feito para que o cachorro esteja "limpo" de problemas e se "defenda" da vacina! Aliás, às vezes até se adia a vacinação quando existem problemas no cães deste género ou com qualquer outro tipo de problemas.

Primeiro tratam-se os problemas, depois vacina-se! Se o vet acha que esse problema não é suficientemente grave para "merecer" esse tipo de atenção, faça o que ele sugere, ou então peça uma segunda opinião - a outro vet!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jan 04, 2011 8:23 am

Por essas e por outras é que nunca dou banho a cachorros pequenos criados em casa e nas devidas condições de higiene. Para cachorros assim, banho, só a partir dos quatro ou cinco meses e com um tempo mais ameno.

Também não me parece que uma criadora, habituada a cães e cachorros adultos, fosse dar banho a um cachorro de menos de dois meses com um champô inadequado. Se o problema são resíduos de champô, umas boas escovadelas farão o trabalho.

Eu não daria banho nenhum a um cachorro tão pequeno, mesmo com todos os cuidados apontados, que são os básicos para ter com qualquer cão no Inverno.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Martavences
Membro Veterano

terça jan 04, 2011 9:20 am

LuluB Escreveu:Por essas e por outras é que nunca dou banho a cachorros pequenos criados em casa e nas devidas condições de higiene. Para cachorros assim, banho, só a partir dos quatro ou cinco meses e com um tempo mais ameno.

Também não me parece que uma criadora, habituada a cães e cachorros adultos, fosse dar banho a um cachorro de menos de dois meses com um champô inadequado. Se o problema são resíduos de champô, umas boas escovadelas farão o trabalho.

Eu não daria banho nenhum a um cachorro tão pequeno, mesmo com todos os cuidados apontados, que são os básicos para ter com qualquer cão no Inverno.
Mesmo sendo o veterinário a dizer para dar banho devido ao problema de pele?! Eu também não acredito que a criadora tenha dado banho a ele pois conheço a criadora e sei que não faria tal coisa pois tem muitos anos de criação e o amor incondicional pelos seus meninos e meninas. Mas com tanta comichão que o chiquinho tem e com a caspa tenho mesmo que arranjar uma soluçao para ele ficar bom pois assim ele não pode ficar! Não sabem de nenhum xampo bom daqueles que são em pó que não é preciso água?!
Moinhodoceu
Membro Veterano
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

terça jan 04, 2011 9:37 am

Bom dia,

Eu acho que deve seguir o conselho da veterinária e não estar a usar o champô seco.
Ela receitou-lhe um produto próprio para combater o problema de pele que ele tem, se lhe vai colocar outra coisa o problema pode agravar.

Eu por norma não dou banho a cachorros com essa idade, mas já tem acontecido e o que faço é dar-lhes banho com todos os cuidados, mantendo-os num sitio resguardado, sem correntes de ar, aquecido previamente e secando-os primeiro com algumas toalhas e depois passando o secador. Não se esqueça que tem que lhe limpar muito bem os ouvidos, visto que é um cão de orelhas caidas e se não forem bem limpos pode criar otites.
<p>Moinho do C&eacute;u</p>
<p>Teresa</p>
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

terça jan 04, 2011 9:40 am

Shampoo a seco nao te vai resolver o problema de pele
Responder

Voltar para “Cães”