Boa tarde,
Gostaria de saber a vossa opinião sobre qual a melhor altura para esterilizar uma gata.
Já ouvi dizer que deveria ser antes do primeiro cio e também já me disseram que deveria ser depois do primeiro cio.
Existirá alguma relação para a saúde futura da gata ser antes ou depois?.
Ora, eu tenho uma gata pequenina (da qual não sei propriamente a idade pois recolhi-a da rua), mas como vou no sábado ao veterinário para fazer análises e por causa das vacinas, vou abordar o assunto com ele, de qualquer modo gostria da vossa opinião.
Obrigada
Quando esterilizar uma gata?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
A castração deve ser feita a partir dos seis meses e, de preferência, antes do primeiro cio.
O veterinário vai avaliar a idade da sua gatinha e dir-lhe-á se já pode ser castrada.
O veterinário vai avaliar a idade da sua gatinha e dir-lhe-á se já pode ser castrada.

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Se a esterilização ocorrer antes do 1º. cio reduz a probabilidade de surgimento de tumores mamários numa percentagem muito alta. Se for logo após o 1º. cio a percentagem já reduz substancialmente (não consigo precisar os valores, mas sei que a diferença é bastante grande).