Cadela com fome!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

GraduatedF
Membro
Registado: sábado out 27, 2007 2:31 am

quarta jan 05, 2011 2:28 pm

Boa tarde!

Como dono prendado que sou ;) resolvi seguir mais à risca as indicações da marca de ração que dou à minha miúda.

Exponho a seguinte situação:

- Cadela com 1 ano e meio e 12 kg de peso.
- Dose diária de ração recomendada pela marca: 125 gramas.
- Dosagem que o dono lhe dá: 62,5 g. de manhã e 62,5 g. à noite.

Pois o problema é que, por ela, comia, no mínimo, os 125 gramas 2 vezes ao dia, porque come cada dose num minuto e mostra claros sinais de ficar com fome.

Gostava de saber a vossa opinião: Deve-se aumentar a dose ou respeitar as indicações da ração, mesmo que o animal mostre sinais de continuar com fome?

Obrigado.

:)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta jan 05, 2011 2:39 pm

Não deixe o animal com fome lá porque no pacote diz que se deve dar X por dia. Cada organismo tem o seu metabolismo, por isso cada cão come quantidades diferentes.

Vá aumentando gradualmente a quantidade que lhe dá, até chegar a uma que veja que a deixa satisfeita. E vigie a evolução do apetite, que também varia conforme a época do ano e os ciclos por que passa o animal, o seu grau de actividade, etc.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
GraduatedF
Membro

quarta jan 05, 2011 2:53 pm

LuluB Escreveu:Não deixe o animal com fome lá porque no pacote diz que se deve dar X por dia. Cada organismo tem o seu metabolismo, por isso cada cão come quantidades diferentes.

Vá aumentando gradualmente a quantidade que lhe dá, até chegar a uma que veja que a deixa satisfeita. E vigie a evolução do apetite, que também varia conforme a época do ano e os ciclos por que passa o animal, o seu grau de actividade, etc.
Obrigado Lulu, era essa a minha ideia, mas antes de fazer qualquer disparate, achei por bem pedir opiniões aqui ao pessoal que, certamente, já se deparou com esta questão.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 05, 2011 3:46 pm

As tabelas são meramente indicativas, é óbvio que deve ajustar a quantidade conforme a condição do animal.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 3:48 pm

Às ordens, no que puder ser útil. Só uma última observação: as quantidades indicadas nos pacotes são termos médios, apenas uma referência para quem não sabe ao certo quanto dar. Nós é que temos de ajustar as quantidades pela observação da reacção do animal à ração e do seu apetite.

Boas refeições! :D

Ups, a Dinodane postou antes de mim. É exactamente como diz.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Paty07
Membro
Registado: quinta mai 01, 2008 11:12 pm

quarta jan 05, 2011 3:55 pm

LuluB Escreveu:Às ordens, no que puder ser útil. Só uma última observação: as quantidades indicadas nos pacotes são termos médios, apenas uma referência para quem não sabe ao certo quanto dar. Nós é que temos de ajustar as quantidades pela observação da reacção do animal à ração e do seu apetite.

Boas refeições! :D

Ups, a Dinodane postou antes de mim. É exactamente como diz.
MAs se a raçao for de fraca qualidade a cachorra continuará com fome, falo isto pois na epoca em que dava hills aos meus 4 patas estavam sempre com fome(mesmo ajustando), agora com a Diamond é muito melhor.
LuluB
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 3:58 pm

Nãããooo, mais uma discussão sobre marcas e qualidades, não, por favor! Já chega!
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 05, 2011 3:59 pm

Até porque a Hills é de excelente qualidade.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Paty07
Membro

quarta jan 05, 2011 4:04 pm

LuluB Escreveu:Nãããooo, mais uma discussão sobre marcas e qualidades, não, por favor! Já chega!
Nao discuto marcas e qualidades, cada um deve saber o que dar aos seus amigos. Apenas peguei no ponto que se a ração for fraca o cao vai sentir necessidade de comer mais

A Hills era de excelente qualidade ha uns anos atrás, mudaram a qualidade dos elementos que a compoe para pior.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jan 05, 2011 4:05 pm

Tambem existem aqueles cães que parecem ter um buraco sem fundo no lugar do estômago! E se os deixassem estavam sempre emborcados a comer.
Aqueles , cuja refeição é anterior á dos donos e mesmo assim se vão pespegar a olhar para os donos, sentados á mesa, com fios de baba a parecer pontos de açucar.... :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Paty07
Membro

quarta jan 05, 2011 4:11 pm

nicasxi Escreveu:Tambem existem aqueles cães que parecem ter um buraco sem fundo no lugar do estômago! E se os deixassem estavam sempre emborcados a comer.
Aqueles , cuja refeição é anterior á dos donos e mesmo assim se vão pespegar a olhar para os donos, sentados á mesa, com fios de baba a parecer pontos de açucar.... :roll:
Isso tambem parte da educação que é dada ao caozinho, ele so se baba e fica especado a olhar para os donos se eles deixarem :lol: os meus enquanto nós comemos por norma estao no sofá, pois ja sabem que da mesa nada levam.

Mas sao caes que por vontade deles estariam sempre a comer(goluseimas)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta jan 05, 2011 4:31 pm

nicasxi Escreveu:Tambem existem aqueles cães que parecem ter um buraco sem fundo no lugar do estômago! E se os deixassem estavam sempre emborcados a comer.
Tenho disso cá em casa :roll: Depois de emborcar 2kg de ração de gato, 3/4 de um frango assado e uns "petiscos" à mesa, de donos que não sabiam o que é que já estava no estômago, ainda teve a distinta lata de comer 1 copo e meio de ração, o habitual para uma cadela EM JEJUM :roll: Só não rebentou nem sei como... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jan 05, 2011 5:54 pm

TheOne Escreveu: Tenho disso cá em casa :roll: Depois de emborcar 2kg de ração de gato, 3/4 de um frango assado e uns "petiscos" à mesa, de donos que não sabiam o que é que já estava no estômago, ainda teve a distinta lata de comer 1 copo e meio de ração, o habitual para uma cadela EM JEJUM :roll: Só não rebentou nem sei como... :roll:
É um cão muito independente, alimenta-se mesmo sem a ajuda dos donos e os donos nem têm que saber de nada! :lol:
GraduatedF
Membro

quarta jan 05, 2011 6:41 pm

A ração que utilizo é a Acana, por isso não me parece ser de fraca qualidade e, por isso, a minha dúvida.

A questão é que para o peso dela é aconselhado/referido, pela marca, um valor em gramas que corresponde a metade daquilo que ela quer comer por dia. Se lhe colocar os 125 gr de manhã e mais 125 gr à noite (ou seja 250 gr - dobro do referido pela marca), ela come na maior. Se colocar os 125 gr, apontados pela marca, divididos em 2 partes ela come em menos de 1 minuto e fica a olhar para mim com aquele ar de quem quer mais.

Será aceitável ela comer o dobro daquilo que a marca refere?

:roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jan 05, 2011 6:48 pm

:o O dobro não.

Ambas as minhas cadelas comem muitissimo bem. Para acabar com o olhar esgazeado, assim que terminam a refeição dou-lhes um biscoito. Aprenderam que a comida acaba ali e vão entretidas com o biscoito. Enquanto não dou o biscoito olham para mim, para o prato, lambem o prato vazio, olham para mim, espreitam para o balcão, tentam roubar a comida ao gato, parece que estão vazias. Dou o biscoito e acaba o disparate.
Última edição por LuMaria em quarta jan 05, 2011 6:52 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”