A minha tartaruga partiu o bico

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

terça jan 04, 2011 6:15 pm

Olá a todos.

Neste fim de semana que passou reparei que a minha tartaruga tinha o bico (não sei se será este o termo correcto) partido na parte inferior ou na mandíbula de baixo para melhor me explicar.

Não é um grande bocado mas falta-lhe ali um pouquinho de bico, quando ela está de frente parece que está desdentada..

Não faço ideia como é que aconteceu, se foi contra o vidro, se andou a mordiscar as pedras ou se atacada selvaticamente por um peixe (esta é improvável).

De qualquer forma será que está com falta de cálcio? Será normal isto acontecer?

Li algures que voltará a crescer. É correcto?

Já aconteceu alguma coisa semelhante às vossas tartarugas?

Cumprimentos
squirtle
Membro
Registado: segunda dez 13, 2010 7:59 pm

terça jan 04, 2011 6:50 pm

Boas noites ....
É assim eu nao sei bem se isso volta a crecer mas talvez sim....
poe lhe uma pedra de calçio para ver se isso a ajuda!!!
Vai dando notiçias e posta aqui uma foto para ser mais façil identificar o problema...
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça jan 04, 2011 7:09 pm

e que tal ir a um vet com ela.. não?
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça jan 04, 2011 7:22 pm

Apesar de voltar a crescer, é melhor ir a um vet para ir se não ganhou ferida, pois pode infectar....
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
squirtle
Membro

terça jan 04, 2011 7:34 pm

Sim é verdade o melhor mesmo é ir ao vet pesso desculpa por nao o ter referido...
Mas mesmo assim podes postar umas fotos para o pessoal ver o estado da bicha...
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

terça jan 04, 2011 8:44 pm

Calculo que não seja uma tartaruga adulta...
Calculo também que seja apenas um bocadinho...
Calculo ainda que não haja liquido, sangue ou qualquer mancha esquisita...
Sendo assim, não há nada a fazer e não vale a pena ir a vet nenhum, :roll: aguardas que daqui a uns meses já não se nota nada :wink:
(a única coisa que podes fazer, se estiver com aresta muito viva, é lixar ligeiramente com uma lixa muito fina (tipo lixa de estuque). :wink:
squirtle
Membro

terça jan 04, 2011 8:53 pm

Eu acho que é melhor postar uma foto para vermos e dar mos lhe um conselho melhor...
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

terça jan 04, 2011 9:48 pm

Sim, uma foto já dava para formar uma ideia porque muitas vezes até é completamente inútil ir a um veterinário mas aqui acabam por bloquear estes tópicos sem necessidade nenhuma quando a função é ajudar e esclarecer.
gongasgt
Membro Veterano
Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am

terça jan 04, 2011 10:20 pm

por acaso concordo contigo claro que se deve ir a um vet o mais rapido possivel em situacoes mas mas aqui tambem podem dar ajuda que seja incensial...eu precebo pela parte dos webmasters mas mesmo assim...nao sei isso e com a administraçao.
Daddycool
Membro Veterano

terça jan 04, 2011 11:44 pm

carlaviuva Escreveu:Calculo que não seja uma tartaruga adulta...
Calculo também que seja apenas um bocadinho...
Calculo ainda que não haja liquido, sangue ou qualquer mancha esquisita...
Sendo assim, não há nada a fazer e não vale a pena ir a vet nenhum, :roll: aguardas que daqui a uns meses já não se nota nada :wink:
(a única coisa que podes fazer, se estiver com aresta muito viva, é lixar ligeiramente com uma lixa muito fina (tipo lixa de estuque). :wink:
A tudo respondo sim. É isso mesmo.

À pouco estive a fazer a limpeza semanal do aqua, saquei a menina cá pra fora e estive a analisar pormenorizadamente o local. Aquilo é 1 ou 2 mm de bico que está a faltar. É uma coisa mínima e nem chega à parte vermelha do interior da boca, se é que me consigo fazer entender.

Ela come normalmente os sticks, ou seja, não me parece muito afectada com aquela pequena "falha".

Entretanto andei a ler umas coisas sobre o assunto e parece não ser tão fora do normal como isso. Li relatos de haver sangue e rachadelas no bico realmente significativas, felizmente não é este o caso.

Entretanto vou ver se consigo tirar uma foto da zona para vocês verem.

Obrigado pelas dicas. :wink:
abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

quarta jan 05, 2011 10:19 am

Boa sorte para a tartaruga. Tenho a certeza que não será nada de grave.

Já agora, como li algures que por vezes ias fazendo algumas alterações no visual do aquário, que tal umas fotos actualizadas para o pessoal se deliciar? :D
squirtle
Membro

quarta jan 05, 2011 3:14 pm

ya ja fazia falta umas fotos xD para o ppl opinar xD
heehee abraço
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quarta jan 05, 2011 3:54 pm

Era como eu desconfiava! :lol:
Ela está fina, isso são mazelas próprias da vida! Todos nós temos umas mossas aqui e ali... :lol:

Boa sorte e parabéns por te preocupares! :wink:
Daddycool
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 4:10 pm

Vou ver se este fim de semana arranjo um tempinho e tiro umas fotos então. Estava a ver se os peixes se decidiam a procriar para partilhar umas fotos convosco mas parece que está difícil.

Obrigado a todos.
squirtle
Membro

quarta jan 05, 2011 4:19 pm

Na boa tenta fazer la isso para pessoal ver =)
E fazes muito bem em te preocupares xD
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”