Responsabilidade do criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

terça jan 04, 2011 10:09 pm

Boa noite !Tenho um colega meu que ha cerca de um ano comprou um Dogue de Bordeus , que veio a falecer ao fim de 10 meses .Ele contactou a criadora que disse que se fosse provado que era algum problema cuja culpa fosse dela que iria reembolsar .Ele pediu uma autopsia do cão que demorou (1, 5 Meses !!)que revelou que o cão só tinha praticamente um rim visto que o outro nao se desenvolveu .a o cao que não é barato + despesas veterinarias (nos ultimos dias de vida o cao teve internado ) mais autopsia etc tudo fica perto dos 1500 € , e agora a criadora diz que não paga visto que no contrato na clausula 7 refere que apenas tem que reembolsar se surgir no cachorro uma doença congénita de displasia coxo-femural .

Mesmo nao estando no contrato (não li o contrato ) não seria "obrigatório " o reembolso visto ser um defeito de nascença ?

cumprimentos
Marco99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

terça jan 04, 2011 10:44 pm

eu não estou a par da lei, mas acho que a criadora não tem culpa de o rim do canito não se ter desenvolvido.
foi um azar da vida,os animais como as pessoas sao assim, temos fatalidades de saudade, ele ate pode vir das melhores linhagens que não é por isso que está absolutamente isento de alguma doença.
ainda ontem falava com o meu veterinario sobre desplasia da anca e ele proprio me disse que mesmo comprando um cão das melhores linhagens, onde os pais foram sujeitos ao teste de desplasia não invalida que os filhos venham a ter a doença, é como as pessoas, as doenças aparecem quando menos esperamos.
acho que o teu colega devia de esquecer isso e seguir em frente.
Liedson
Membro Veterano

terça jan 04, 2011 10:47 pm

Obrigado eresposta , tive no entanto a ler o contrato e na clausula 4 refere : "O vendedor garante que o cachorro é de raça pura , e que não possui qualquer doença congénita " neste caso não está a falhar esta clausula ?
Marco99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

terça jan 04, 2011 10:51 pm

eu acho que um rim não crescer é mesmo uma fatalidade que não esta englobada nesse tipo de doenças....eu sei que uma pessoa fica revoltada por comprar um cão e ele ter um fim tragico desses tao cedo, mas eu tentava era esquecer isso.
mas alguem mais entendido há de ajudar-te.
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
quarta jan 05, 2011 12:32 am

O seu amigo tem um relatório de necrópsia que refere o animal ter morrido de uma situação englobada pelo contrato ? Se sim, dsiga par tribunal arbitral...se não, siga em frente
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Liedson
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 12:35 am

Obrigado pelas respostas , vou-lhe dizer o que aqui me foi dito
A criadora teve desde o inicio um comportamento de criadeira ,e foi através do CPC enfim..
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta jan 05, 2011 12:37 am

Liedson Escreveu:Obrigado pelas respostas , vou-lhe dizer o que aqui me foi dito
A criadora teve desde o inicio um comportamento de criadeira ,e foi através do CPC enfim..
Através do CPC o quê? Que obteve a Lista de criadores? Ó amigo, isso na lista tanto vão criadores como criadeiros, a lista é só informação de quem registou ninhadas no LOP há menos de uns quantos meses, não atesta ideoneidade de criador nenhum!!
VascoV2
Membro Veterano
quarta jan 05, 2011 12:41 am

Liedson Escreveu:Obrigado pelas respostas , vou-lhe dizer o que aqui me foi dito
O que lhe dizem e o que é real nem nunca são o mesmo..atenção ;)
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Liedson
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 12:55 am

Pois , ouvimos tantas vezes dizer "peça a lista ao CPC " e em maior parte dos casos vai dar ao mesmo do que ver no Olx , apenas garante que estao registados .
VascoV2
Membro Veterano
quarta jan 05, 2011 12:57 am

Liedson Escreveu:Pois , ouvimos tantas vezes dizer "peça a lista ao CPC " e em maior parte dos casos vai dar ao mesmo do que ver no Olx , apenas garante que estao registados .
Não vai dar ao mesmo...a questão é que a lista é o começo do trabalho.

Quando compra um carro entra no primeiro concessionario sme saber nada do mesmo e PIMBA, compra ?
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta jan 05, 2011 10:44 am

Liedson Escreveu:Pois , ouvimos tantas vezes dizer "peça a lista ao CPC " e em maior parte dos casos vai dar ao mesmo do que ver no Olx , apenas garante que estao registados .
Mas é que é isso mesmo, a lista do CPC apenas garante que o criador listado registou uma ninhada da raça em questão há menos de X meses (não me lembro quantos). Não lhe garante sequer que o cão que lhe vendem é dessa ninhada, e muito menos que o cão tem saúde!
Não é o mesmo ir ao OLX porque aí nem sequer tem a garantia que o criador sabe o que é o CPC ou o que é o LOP, ou que tenha cães registados.
A lista do CPC, como já tantas vezes se disse, é o ponto de partida de uma longa romaria para visitas criadores, ver os progenitores dos cachorros, analisar registos dos pais e respectivas avaliações em expos, despistes de doenças, instalações do criador e conhecimentos perante a raça, etc.
A lista do CPC não é e nem nunca foi indicada como uma lista de criadores idóneos, porque QUALQUER UM que tenha um cão e uma cadela com LOP pode fazer uma ninhada, registar os cachorros e aparecer na dita lista.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 05, 2011 4:05 pm

Continua a ser dificil perceber que o LOP é unicamente um assento genealógico e que a lista de criadores apenas lista ninhadas registadas no LOP. :roll:

Liedson, se tiver um relatório que confirme que o cão morreu devido a esse problema congénito (ter nascido apenas com um rim) recorra aos tribunais. Mas o cão pode ter nascido apenas com um rim e não ter sido essa a causa da morte...

Penso que também é importante notar a distinção entre "congénito" e "hereditário". Se o contrato garante em caso de doença congénita e se a morte se deu por isso, pode ter pernas para andar, de outra forma não.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta jan 05, 2011 6:47 pm

Liedson Escreveu:Boa noite !Tenho um colega meu que ha cerca de um ano comprou um Dogue de Bordeus , que veio a falecer ao fim de 10 meses .Ele contactou a criadora que disse que se fosse provado que era algum problema cuja culpa fosse dela que iria reembolsar .Ele pediu uma autopsia do cão que demorou (1, 5 Meses !!)que revelou que o cão só tinha praticamente um rim visto que o outro nao se desenvolveu .a o cao que não é barato + despesas veterinarias (nos ultimos dias de vida o cao teve internado ) mais autopsia etc tudo fica perto dos 1500 € , e agora a criadora diz que não paga visto que no contrato na clausula 7 refere que apenas tem que reembolsar se surgir no cachorro uma doença congénita de displasia coxo-femural .

Mesmo nao estando no contrato (não li o contrato ) não seria "obrigatório " o reembolso visto ser um defeito de nascença ?

cumprimentos

a necropsia revela inumeros factos fisiologicos.
o unico relevante e preponderante neste caso é saber o que foi apontado como causa do óbito.

causa exacta... tal como vem descrito no relatório.
tudo o mais que se possa dizer neste momento sobre responsabilidades a imputar e haver ou não lugar a algum tipo de compensação ( pecuniária ou outra ) não passa de mera especulação.

tente apurar com exactidão o que está no relatorio.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Katra
Membro
Registado: quinta set 16, 2010 2:48 pm

quinta jan 06, 2011 12:38 am

É complicado responsabilizar um criador pelo facto do cão só ter desenvolvido um dos rins, isso não se consegue detectar... Ainda por cima o cão tinha os 2 rins, um é que ficou atrofiado... Qual terá sido a causa da morte? Porque é que um dos rins não se desenvolveu? Será que o dono alimentou devidamente o cão? No fundo isso deve ter sido um azar da natureza, quando são problemas externos, são fáceis de detectar, agora um problema desses até mesmo numa radiografia seria complicado...
Responder

Voltar para “Cães”