Olá,
Tinha uma tartaruga há 2 semanas aproximadamente e dei-lhe uma companhia. Bem hoje, já passou uma semana de as ter juntas, estou a ver o comportamento mais estranho e bizarro do mundo.
Uma tem aí 3cm de carapaça a outra 5, deduzo que tenham pouca diferença de idades pelo que li. Tenho um aquário 60cm, com aquecimento, uv's, filtro.
Hoje, a mais antiga, começou a ter um comportamento que me mata de riso, mas deve ser algo grave... Está literalmente a esfregar o rabo nas plantas do aquário, criou uma espécie de gruta, onde a outra está tão morta de curiosidade para ver o que se passa como eu. Sempre que a outra se aproxima, ela desata a dar aos braços como se estivesse a dizer "vai-te embora!!!" e a outra fica com ar de parva a olhar para ela.
A sério, alguém me pode dizer o que se passa? Não se riam de mim, eu informei-me mesmo muito antes de adquirir qualquer uma delas, sou super preocupada, e agora dou com elas a esfregarem o rabo nas plantas?!
Tartaruga com comportamentos estranhos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda mai 10, 2004 4:02 pm
- Localização: Pintas, Rox e duas tartarugas malucas ainda sem nome

Só posso dizer-te que quando comprei as minhas elas também tiveram um comportamento meio estranho nas primeiras semanas e estavam juntas na loja. Aqui em casa no inicio pareciam "dançar" uma com a outra mas como não se atacavam achei que estavam a mostrar quem é que mandava ou qq coisa do tipo. Depois aquilo passou.
Será que passava se pusesses um rolinho de papel higiénico por lá?

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm
Desde que não se mordam, é tudo "normal"
Com esse tamanho também não acredito que sejam comportamentos "pré-nupciais"...
Mas que a nós nos dá vontade de rir, também é verdade. Deve ser marcação de território mesmo

Com esse tamanho também não acredito que sejam comportamentos "pré-nupciais"...

Mas que a nós nos dá vontade de rir, também é verdade. Deve ser marcação de território mesmo

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am
e isso provavelmene nao deve estar muito satisfeita com a nova vizinha pois nao deve ter muitas ideias de partilhar...
deixa estar ela acaba por se habituar sabes tenho aprendido que as tartas sao animais que nao sao nada dependentes de companhia de outras tartas eu tambem tenho duas e agora ate interagem muito mas no inicio nao ligavam nenhuma uma a outra.

deixa estar ela acaba por se habituar sabes tenho aprendido que as tartas sao animais que nao sao nada dependentes de companhia de outras tartas eu tambem tenho duas e agora ate interagem muito mas no inicio nao ligavam nenhuma uma a outra.
-
- Membro
- Registado: segunda dez 27, 2010 9:22 pm
- Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)
ah obrigada, por momentos pensei que até pudesse ser alguma comichão estranha xD
Elas que se entendam, o aquário é grande para as duas minorcas... A maiorzinha é que está a matar a pequena, mas apenas de curiosidade sobre o que tem de tão maravilhoso o arbusto xD
Elas que se entendam, o aquário é grande para as duas minorcas... A maiorzinha é que está a matar a pequena, mas apenas de curiosidade sobre o que tem de tão maravilhoso o arbusto xD
-
- Membro
- Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)
É que se vocês soubessem o que já me ri com isto...
Há bocado estava uma a nadar e outra na plataforma... Mal uma mergulha a outra corre pra ponta da plataforma e enfia só a cabeça na água a ver o que a outra estava a fazer... xD Passam o dia a dançaricar uma com a outra, uma dela até parece que tem uns choques eléctricos nas patas... Bem só rir.
Eu tenho estado atenta a ver se elas se mordem, se morderem? O que faço? Elas são basicamente da mesma idade, e nunca vi nenhuma a dar à sola... Eu sabia que podia haver territorialismos, mas nunca pensei que 2 semanas de diferença tornassem a outra tão mandona xD E o mais cómico, pensam que a pequena é tímida!? É a pior!! xD
Há bocado estava uma a nadar e outra na plataforma... Mal uma mergulha a outra corre pra ponta da plataforma e enfia só a cabeça na água a ver o que a outra estava a fazer... xD Passam o dia a dançaricar uma com a outra, uma dela até parece que tem uns choques eléctricos nas patas... Bem só rir.
Eu tenho estado atenta a ver se elas se mordem, se morderem? O que faço? Elas são basicamente da mesma idade, e nunca vi nenhuma a dar à sola... Eu sabia que podia haver territorialismos, mas nunca pensei que 2 semanas de diferença tornassem a outra tão mandona xD E o mais cómico, pensam que a pequena é tímida!? É a pior!! xD
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am
ehehe
mas podes tormar algumasmedidas com meter a grande num recipiente so por uns 5 minutos e deixar a pequena ir la dar uma olhadela ao arbusto e a curiosodade deve acabar ou entao tirar de la o arbusto de uma vez e acabam se as guerrilhas.
acho claro.
mas podes tormar algumasmedidas com meter a grande num recipiente so por uns 5 minutos e deixar a pequena ir la dar uma olhadela ao arbusto e a curiosodade deve acabar ou entao tirar de la o arbusto de uma vez e acabam se as guerrilhas.
acho claro.
-
- Membro
Hoje já estão mais amigas
Juntar duas foi o melhor que fiz, elas não acham grande graça, ou não achavam, mas que o aquário ganhou uma vida nova, ai lá isso ganhou.
E duas coisas que me apercebi também, embora tenha pesquisado muito antes de as ter, nunca pensei que elas interagissem tanto comigo. Se me vêm com o potinho da comida, ficam esgroviadas, a nadar contra o vidro como se viesse aí o apocalipse. E quando as pessoas aqui diziam "ah a minha tartaruga está tão gordinha" eu pensava sempre, lol como é que vês isso? Agora olho para a maior, e está cá com um rabo mais gorducho
Tenho de a inscrever num ginásio senão não serve na carapaça
Mas sem dúvida, foi das coisas mais inteligentes que fiz... Tinha um gato, mas como diz o meu namorado, se não tiver num zoo não sou feliz, então resolvi investir no aquário, nas bichinhas, nunca pensando que me ia apaixonar tanto. Aconselho sem dúvida, dá trabalho, sai caro no início, mas vale mesmo a pena!

Juntar duas foi o melhor que fiz, elas não acham grande graça, ou não achavam, mas que o aquário ganhou uma vida nova, ai lá isso ganhou.
E duas coisas que me apercebi também, embora tenha pesquisado muito antes de as ter, nunca pensei que elas interagissem tanto comigo. Se me vêm com o potinho da comida, ficam esgroviadas, a nadar contra o vidro como se viesse aí o apocalipse. E quando as pessoas aqui diziam "ah a minha tartaruga está tão gordinha" eu pensava sempre, lol como é que vês isso? Agora olho para a maior, e está cá com um rabo mais gorducho

Mas sem dúvida, foi das coisas mais inteligentes que fiz... Tinha um gato, mas como diz o meu namorado, se não tiver num zoo não sou feliz, então resolvi investir no aquário, nas bichinhas, nunca pensando que me ia apaixonar tanto. Aconselho sem dúvida, dá trabalho, sai caro no início, mas vale mesmo a pena!
-
- Membro
Uma é uma trachemys scrypta scrypta, e a outra penso que uma hieroglífica... Mas assim que puder ponho aqui fotos para me confirmarem.
Sai caro, e depois tens sempre alguma coisita para alterar, eu pelo menos nunca estou satisfeita :p
Sai caro, e depois tens sempre alguma coisita para alterar, eu pelo menos nunca estou satisfeita :p