Ligaçao com o dono

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
HelMD
Membro
Registado: sábado set 11, 2010 7:19 pm

sexta jan 07, 2011 10:59 pm

Olá, hoje abro este topico para perguntar a quem tem gatos e a quem nao tem mas sabe... quais as raças de gatos mais apegadas aos donos, ou seja, aqueles gatos que apesar de tambem serem independentes, gostam muito de andar atras do dono pela casa, ir para ao pe dele, pedir colo...ou se nao ha nenhum tipo de raça especifica com essa caracteristica... ja ouvi falar nos persa e maine coon como dos mais proximos do dono, que acham? :wink:
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta jan 07, 2011 11:03 pm

Os meus são ambos rafeiros e são do mais melga que há, sempre atrás de mim, de independentes não têm nada :roll:
Sónia
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

sexta jan 07, 2011 11:11 pm

HelMD Escreveu:Olá, hoje abro este topico para perguntar a quem tem gatos e a quem nao tem mas sabe... quais as raças de gatos mais apegadas aos donos, ou seja, aqueles gatos que apesar de tambem serem independentes, gostam muito de andar atras do dono pela casa, ir para ao pe dele, pedir colo...ou se nao ha nenhum tipo de raça especifica com essa caracteristica... ja ouvi falar nos persa e maine coon como dos mais proximos do dono, que acham? :wink:
Ola, cada gato e um gato e tem personalidade pessoal, nao ha racas meigas e apegadas. Como nos seres humanos ha aqueles que gostam mais de companhia e ha aqueles que gostam de ser solitarios. Ha gatos que sao mais dependentes das pessoas, como ha alguns que gostam de andar a correr e brincar e ha outros que gostam de colinho. Eu tenho 4 gatos todos da mesma raca ( bengal) e todos tem feitios diferentes. A Blu e muito senhora do seu nariz, muito independente e acha se uma princesa, mas na hora dos mimnhos dos donos ela e a primeira a saltar para o colo e adora dar turrinhas, ja a Lea deixa fazer festas quando lhe interssa, mas colo nem pensar, quando eu lhe pego ela salta para o chao e manda me as favas, no entanto se eu lhe der uma bola ela joga comigo como se fosse um cao. O Merlin deixa fazer festinhas ( quando lhe apetece) e por um bocadinho de fiambre ate da umas turrinhas mas nao passa disso.
Ja o Tiger deixa fazer festas, deita se no colinho e segue nos como se fosse um caozinho. Todos diferentes, todos individuais.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sábado jan 08, 2011 5:57 pm

catrules Escreveu:Os meus são ambos rafeiros e são do mais melga que há, sempre atrás de mim, de independentes não têm nada :roll:
Os meus idem, o Jimmy chega a levar 2 berros por passar o tempo a miar a chamar-nos para ir fazer massagens nas coxas :o
E a Sury senta-se aos nossos pés a miar a pedir colo e só está bem em cima de nós.

Depende da personalidade dos gatos e do convivio que têm com o dono.
Eu pessoalmente desde que vieram para casa sempre os peguei muito ao colo e os enchi de beijinhos e turrinhas com o nariz.
Estão habituados a melguice da dona e fazem-me o mesmo, enchem-me de miminhos também :lol:
HelMD
Membro

sábado jan 08, 2011 7:37 pm

hum, por acaso nao tinha essa ideia :) e que ha certos preconceitos que uma pessoa acaba por sem querer interiorizar como o gato e independente, o cao e que gosta de estar com o dono... e eu acho os gatos tao fofos... mas realmente puxa me mais um animal que apesar de independente faça e goste de companhia :)

acho que os rafeiros (SRD) sao fofos, sendo uma caixinha de surpresas, nunca se sabe qual vai ser a personalidade dos pequenos... :D

tinha ideia que os maine coon e os scottish fold sao muito apegados mesmo da raça, isto e verdade?
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

sábado jan 08, 2011 8:49 pm

Ha pessoas que afirmam que certas racas sao mais meigas que outras, mas pela minha experiencia com varios gatos acho que isso e relativo. por exemplo, afirmam que o Ragdoll e uma raca nao agressiva e que gosta de miminhos, a minha mae( que ja faleceu) tinha uma Ragdoll ela era ma como as cobras atirava se a nos e unhava nos e ate mordia. dizem que o Maine Coone, o Abassinian, o Birman, o Exotico entre outros fazem parte das racas mais calmas e que gostam de colinho. Ja o Bengal nao gosta muito de colinho, mas a minha Blu ate tenta se sentar no meu colo quando estou com o laptop no colo entao ve isso e muito relativo.
HelMD
Membro

sábado jan 08, 2011 11:19 pm

e o Bosques da Noruega tb me parece ;) sao tao fofinhos. o Bengal tb! parece um leopardo :wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jan 08, 2011 11:38 pm

para mim, a haver uma raça mais apegada, são mesmo os siameses. mesmo sendo rafeiros colourpoint de olhos azuis, já são gatos-cão, tenho 3 e qual o mais melga! :roll: (e eu que gosto tanto de gatos-gato!)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado jan 08, 2011 11:48 pm

Chamarrita Escreveu:para mim, a haver uma raça mais apegada, são mesmo os siameses. mesmo sendo rafeiros colourpoint de olhos azuis, já são gatos-cão, tenho 3 e qual o mais melga! :roll: (e eu que gosto tanto de gatos-gato!)
Concordo, porém, são regra geral gatos de um dono só, ou seja, apegam-se a uma só pessoa (é o caso do meu) os outros elementos da casa não levam todo este carinho que ele me dá, no entanto, gosta de brincar com todos.
Já a gata é basicamente uma oferecida, adora festinhas de toda a gente 8)
Sónia
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo jan 09, 2011 12:01 am

eu sou todos os elementos humanos da casa! :lol: mas também vejo que, em relação aos outros gatos, não são minimamente beligerantes. O Gabriel nem sequer sabe defender-se, os outros dois evitam os confrontos e não respondem a provocações. O Platão é do mais "cão" que pode haver, e o Gastãozinho, com os seus 6 mesitos reguilas, é o "menino lindo" da casa, até a Chamarrita o tolera (bate-lhe pouco :twisted: )!
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

domingo jan 09, 2011 11:37 am

Não é necessário ser de raça para ser meigo. O meu Felini é rafeiro tigrado amarelo e é um melga que até chega a chatear. Desde que eu esteja em casa (o que é quase sempre) não me larga as pernas a miar tipo gemer a pedir festas e que eu me sente para ir para o colo. Sempre foi assim desde bebé mas ficou pior desde que o companheiro morreu e ficou só comigo.

Se quer um gato que seja meigo, interaja com ele porque, mesmo bebé, logo se vê se ele gosta de mordiscar e dar patadinhas ou se se enrosca na nossa mão a pedir festas e as suporta. Está nos genes e vê-se logo isso de pequenino.
Chamarrita
Membro Veterano

domingo jan 09, 2011 11:56 am

uma coisa é ser meigo, outra é ser ligado ao dono, pelo menos é assim que vejo as coisas. A Chamarrita não é meiga, salvo em momentos excepcionais, é até uma "gata má", mas é muitíssimo ligada a mim. Já o Kyikoo, que ronrona até quando lhe medimos a temperatura, é um "vendido", meigo com toda a gente, ao ponto de me "pôr os palitos" e viver mais tempo na casa da vizinha do que aqui - e esteve só comigo dois anos e meio!

Para mim, ser ligado ao dono é uma questão de confiança e devoção, e mantenho que, se há raça com predisposição para estabelecer esta ligação, são os gatos siameses. Claro que todos os outros podem ser a "sombra do dono", os meus são todos rafeiros e alguns são muitíssimo dependentes de mim mas, destes, a maioria estaria bem com qualquer pessoa que os entendesse e respeitasse. A Chamarrita, não, só gosta mesmo de mim, sendo, no entanto, uma gata muito independente.
adribeiro
Membro
Registado: segunda dez 27, 2010 9:22 pm
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

domingo jan 09, 2011 5:10 pm

Tal como já disseram aqui, acho que não depende da raça, mas sim do gato e claramente do dono. Cada gato tem uma personalidade diferente, e todos têm os seus momentos de precisar de afecto e de precisarem estar sozinhos. Não espere adquirir um gatinho com característica x, isso vai depender do crescimento dele, e daquilo que lhe der de si. Eu tenho vários gatos, várias raças e todos eles são dóceis e dependentes. É claro que alguns são mais, mas isso não tem a ver com raça, mas sim com gato.

O meu Mimocas, por exemplo, é um rafeirinho x de peluche, e é o maior bebé do mundo, quando chego a casa lança uns miados de "nunca mais vás embora", e ronronca como um verdadeiro porquinho. É tão dependente de mim como eu dele. Mas já tive outro gato exactamente com a mesma pelagem, igualzinho, que era bem diferente, estar em casa ou não era igual para ele.

Houve uma altura em que tive vários gatinhos pretos muito ariscos, e aí achava que eram os únicos gatos mais independentes, parvoíce total minha, veio a minha Mini e o meu Tarzan provar que estava completamente errada.
Responder

Voltar para “Gatos”