E nasceram...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 15, 2010 1:36 pm
a cadela sai quando vou limpar o ninho, tenho o terreno fechado onde ela apenas tem acesso a parte da frente da casa, sem contacto com outros animais, poeiras, etc.. quando a deixo ir dar uma voltinha ela la vai toda contente voltando ao fim de 10 min mais ou menos, o VET disse que era saudavel ela dar umas corridas.
Boa noite
Boa noite
A existirem esses traumatismos...são devido a cadela estar a relocalizar sistematicamente os cães...
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
A cadela anda constantemente a mudar os filhos de lugar e a transportá-los na boca, esse comportamento significa que algo não está bem, ou com o espaço em que estão, ou não se sente segura. A cadela pode ser mãe de primeira viagem, mas tem o instinto bem apurado...
O espaço deve ser lavado com água e lixivia ou outro desinfectante eficaz - o seu amigo vet pode indicar-lhe um - e deve ser muito bem seco antes de lá voltar a pôr a cadela e os cachorros. E as voltinhas devem ser evitadas, porque a cadela pode tornar-se portadora de doenças para os filhotes indefesos, sejam vírus, bactérias ou parasitas, quaisquer deles capazes de provocar grandes danos. Sei que deve custar ter o animal confinado tendo tanto espaço, mas é temporário e evita males maiores.
Vá, tenha lá calma.
O espaço deve ser lavado com água e lixivia ou outro desinfectante eficaz - o seu amigo vet pode indicar-lhe um - e deve ser muito bem seco antes de lá voltar a pôr a cadela e os cachorros. E as voltinhas devem ser evitadas, porque a cadela pode tornar-se portadora de doenças para os filhotes indefesos, sejam vírus, bactérias ou parasitas, quaisquer deles capazes de provocar grandes danos. Sei que deve custar ter o animal confinado tendo tanto espaço, mas é temporário e evita males maiores.
Vá, tenha lá calma.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Os traumatismos causados pela cadela aos cachorros podem de facto dever-se a uma constante mudança de filhotes de um lado para outro, mas neste caso penso que se deverá à caixa em que estão, e não às instalações (casa) em que está.
A caixa não foi mudada para uma melhor, mais adaptada à finalidade, e ela não deve gostar dela. Os lados são muito baixos e não contribuem para gerar o clima quente que a cadela sente ser o indicado para os cachorros. Portanto, tenta mudá-los, mesmo que não os leve para fora da caixa.
As cadelas abandonadas ou vadias que têm os filhotes numa cova que escavam no campo fazem o mesmo: quando sentem que essa cova já não serve, mudam os filhos para outro lado. E fazem-no da maneira que sabem: abocanhando-os pelo pescoço.
A sua deve fazer demasiada força com o maxilar, talvez por falta de experiência, daí tê-los magoado. Convém vigiá-la muito de perto, bem como aos cachorros.
A caixa não foi mudada para uma melhor, mais adaptada à finalidade, e ela não deve gostar dela. Os lados são muito baixos e não contribuem para gerar o clima quente que a cadela sente ser o indicado para os cachorros. Portanto, tenta mudá-los, mesmo que não os leve para fora da caixa.
As cadelas abandonadas ou vadias que têm os filhotes numa cova que escavam no campo fazem o mesmo: quando sentem que essa cova já não serve, mudam os filhos para outro lado. E fazem-no da maneira que sabem: abocanhando-os pelo pescoço.
A sua deve fazer demasiada força com o maxilar, talvez por falta de experiência, daí tê-los magoado. Convém vigiá-la muito de perto, bem como aos cachorros.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Em que situações vários animais de uma ninhada ficam com traumatismos desse tipo ?
Parasitas..mas os parasitas que causam isso não existem em Portugal e dificilmente atingiam a ninhada.
Somente em transportes da cadela de forma sistemática das crias, é que isto acontece. O "dono" já referiu que a mesma anda à solta em 50 hectares e um lago e tem assistência de 6 empregados( que no entanto pelo que vimos na primeira foto, nem limpar a cadela têm tempo para fazer), daí que é extremamente fácil ver que a única causa possi´vel para vários animais em simultâneo é esta.
Se realmente os animais foram "cortados"ou melhor dizendo, drenados, resta esperar que sejam colocados em local onde os cortes não infectem e a cadela seja colocada afastada dos mesmos e que haja alguém que esteja a acompanhar por sistema a ninhadas.
Parasitas..mas os parasitas que causam isso não existem em Portugal e dificilmente atingiam a ninhada.
Somente em transportes da cadela de forma sistemática das crias, é que isto acontece. O "dono" já referiu que a mesma anda à solta em 50 hectares e um lago e tem assistência de 6 empregados( que no entanto pelo que vimos na primeira foto, nem limpar a cadela têm tempo para fazer), daí que é extremamente fácil ver que a única causa possi´vel para vários animais em simultâneo é esta.
Se realmente os animais foram "cortados"ou melhor dizendo, drenados, resta esperar que sejam colocados em local onde os cortes não infectem e a cadela seja colocada afastada dos mesmos e que haja alguém que esteja a acompanhar por sistema a ninhadas.
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
-
- Membro
- Registado: sábado ago 14, 2010 9:30 pm
- Localização: Cães: D.Gastão, Indy, Sasha, Buu, Ben, Fix. Tartarura: Cascuda
Como estão os cachorrinhos? estão melhores? já tentou a minha sugestão de colocar uma lampada de aquecimento para os cachorros e a cadela só estar com os cachorros na sua presença? apesar da trabalheira assim evita mais chatices 

O tópico foi editado, tendo sido eliminados provocações e off-topics.
Melhores cumprimentos,
Melhores cumprimentos,
-
- Membro Veterano
viva , estive hoje no VET numa consulta com eles e está tudo bem, os cortes estão a cicatrizar bem e o inchaço a passar, continuarão a tomar antibiótico até quinta feira. reparei também que os bebes saem fora da caixa e a mãe os vai buscar, sendo essa a causa de ele pegar neles e os aleijar, aumentei a parede lateral do ninho com uma placa de contraplacado de 20 cm de altura, penso ser o suficiente, sendo que de frente mantí a mesma altura para a cadela poder sair. será feita uma desparasitação interior as 6 semanas e a vacinação as 9 semanas.
Com nove semanas já posso entrega los as famílias?

Pois, era o que eu pensava.LTmaverick Escreveu:viva , estive hoje no VET numa consulta com eles e está tudo bem, os cortes estão a cicatrizar bem e o inchaço a passar, continuarão a tomar antibiótico até quinta feira. reparei também que os bebes saem fora da caixa e a mãe os vai buscar, sendo essa a causa de ele pegar neles e os aleijar, aumentei a parede lateral do ninho com uma placa de contraplacado de 20 cm de altura, penso ser o suficiente, sendo que de frente mantí a mesma altura para a cadela poder sair. será feita uma desparasitação interior as 6 semanas e a vacinação as 9 semanas.

Se puder, entregue-os um pouco mais tarde, nunca antes da dez semanas (ou dois meses e meio).
Os cachorros precisam de aprender algumas coisas (como a inibir a mordedura e outros comportamentos de cão). E aprendem com a mãe com os irmãos. Por isso nunca se deve separá-los muito cedo da ninhada e da mãe. Além disso, se forem demasiado cedo terão mais problemas a adaptar-se às suas novas casas, ganindo durante a noite, etc.
Se pudesse aguentá-los aí até aos três meses, seria o ideal.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
20 cm é pouco, parece-me. Ou talvez não seja agora, mas daqui a poucos dias... eu punha, no mínimo, 30 cm.LTmaverick Escreveu:viva , estive hoje no VET numa consulta com eles e está tudo bem, os cortes estão a cicatrizar bem e o inchaço a passar, continuarão a tomar antibiótico até quinta feira. reparei também que os bebes saem fora da caixa e a mãe os vai buscar, sendo essa a causa de ele pegar neles e os aleijar, aumentei a parede lateral do ninho com uma placa de contraplacado de 20 cm de altura, penso ser o suficiente, sendo que de frente mantí a mesma altura para a cadela poder sair. será feita uma desparasitação interior as 6 semanas e a vacinação as 9 semanas.
Também, pelos motivos que já indicaram, é aconselhável manter os cachorros até aos 3 meses de idade.
edito para perguntar algo que não me sai da cabeça, e peço desculpa se ofender, mas... o seu amigo vet, que tipo de apoio lhe presta? É que as dúvidas que aqui põe, se o seu amigo tivesse algum empenho, já estariam há muito esclarecidas... digo eu... faz-me confusão, parece-me tão desorientado e desacompanhado, ainda para mais da parte de quem tem como amigo, e que vai ficar com um cachorro...

Última edição por Chamarrita em segunda jan 10, 2011 9:35 pm, editado 1 vez no total.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
eu não me importo de os manter até aos 3 meses de idade, quanto mais tempo ficar com eles melhor
ja tinha 6 cms de altura, com mais 20 ficou com 26, penso que não conseguirão passar aquilo, pelo menos durante o próximo mês..

ja tinha 6 cms de altura, com mais 20 ficou com 26, penso que não conseguirão passar aquilo, pelo menos durante o próximo mês..
Hum, não aposte! Dentro de uma semana, os cachorros vão galgar isso e mais que haja. E logo, logo vão descobrir a parte que deixou mais baixa para a cadela sair.
Devia ter feito uma caixa como a que mostraram na segunda página: se for ver, é bastante funda, não é?
Nestas coisas, não se faz nada só por fazer, há uma razão para tudo. Meça a altura de pata da cadela e alteie todos os lados para essa altura.
Devia ter feito uma caixa como a que mostraram na segunda página: se for ver, é bastante funda, não é?
Nestas coisas, não se faz nada só por fazer, há uma razão para tudo. Meça a altura de pata da cadela e alteie todos os lados para essa altura.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Você vai ver que chega uma altura, por volta dos 2 meses, que as cadelas começam a chatear-se das brincadeiras dos filhos e já não deixam mamar.
Com 3 meses já lhes rosnam se eles as chateiam muito. É bom que eles desde sempre estejam habituados a humanos, a serem pegados, a casa, etc.
Com 3 meses já lhes rosnam se eles as chateiam muito. É bom que eles desde sempre estejam habituados a humanos, a serem pegados, a casa, etc.
Mal lhes começam a romper os dentinhos, não há mãe que aguente aqueles alfinetes!
E sim, é muito importante começarem a manusear os cachorros, para que se habituem às pessoas! E falem com eles, levem-nos para casa uns bocados bons do dia.
Mas não é preciso levar todos de uma vez, claro!
Façam-no por turnos!

E sim, é muito importante começarem a manusear os cachorros, para que se habituem às pessoas! E falem com eles, levem-nos para casa uns bocados bons do dia.
Mas não é preciso levar todos de uma vez, claro!

</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>