Á cerca de duas semanas adquiri um Argapónis Roseicolis criado á mão. Nascido a 9/11/2010.
Visto ainda não ter experiencia e conhecimentos necessários, encomendei um livro sobre cuidados com a espécie que deverá chegar dentro de sensivelmente 20 dias. Entretanto gostaria que, se possível me esclarecessem algumas dúvidas.
1-Para além dos comedouros, bebedouros, brinquedos e poleiros a gaiola deverá ter mais algum tipo de equipamento?
2- Ele continua "manso" e passa a maior parte do tempo fora da gaiola, mas está constantemente a morder tudo e todos, comportamento que começou á cerca de uma semana. Poderá ser porque está a tentar "desgastar" o bico ou é uma questão de comportamento? (Ele antes de adormecer também costuma fazer um barulho com o bico, como se o estivesse a "ranger")
Será que também deveria de lhe dar o tal osso de choco?
3- Como já mencionei acima, não tenho experiencia nem conhecimentos destas aves, mas penso que ele se coça de mais (apesar de não saber se é ou não um comportamento normal) ele desde que veio da criadora, não esteve em contacto com mais nenhuma ave, será no entanto, possivel ter alguma espécie de ácaros?
4- De momento estou a alimentá-lo com comida especial para psitacideos e sementes de aveia descascada,, gostaria de saber se seria possivel introduzir outro tipo de alimentos na sua dieta, como frutas e vegetais, se deveria de lhe dar algum tipo de vitaminas, e gostaria também de saber se poderia "depenicar" alguma coisa da nossa alimentação. (Mal nos vê a comer o que quer que seja quer imediatamente "provar"

Agradeço desde já as respostas e continuação de bom dia