morte de caturra

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jmdcl
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 8:24 am

terça jan 11, 2011 11:06 am

bom dia, lamentavalmente, em causas que nao sei dizer, a minha femea morreu ontem, deixando-me muito desgostoso.
na vespera vendia saude, ontem tava bastante murcha quando cheguei a casa e depois morreu.
nao consigo explicaçao.
desde ja faço, duas questoes, tamanho minimo para uma gaiola dum casal de caturras? ninho vertical ou horizontal?
obrigado
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

terça jan 11, 2011 12:17 pm

Olha, vou te dizer o que pode ter sido.
Como sabes tem estado bastante frio. Esta não é a altura ideal para que as aves começem a colocar os seus ovos, especialmente se for a primeira vez. Á que ter em conta os fatores ambientais. Eu apenas ontem coloquei os ninhos ás minhas, para começarem a criar no inicio do mês que vem.
jmdcl
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 1:18 pm

desde ja obrigado pela reposta, ate porque desde ontem, tenho dado a volta a possiveis causas. comecando pela gaiola, este fim de semana vou comprar uma nova, acho aquela demasiado pequena 50/50/50 para um casal.perguntam-me se chegaste a essa conclusao, porque tens uma tao pequena? burrice, inexperiencia, chamem o que quissrem.
medidas q achem correctas.
o ninho q tenho é horizontal, e estava colocado.
senegal
Membro Júnior
Registado: sábado jan 08, 2011 8:29 pm

terça jan 11, 2011 6:42 pm

com os meus comprimentos eu tenho caturras e já fui criador no entanto não o faço porque estou a morar num apartamento.
Em relação aos ninhos deve tar na vertical e próprios para as mesmas a medida é de 32x20x20 :a gaiola deve ser um entanto maior depende do espaço que tenha as minhas eram de viveiro .
Espero ter ajudado abraço.
Eman33
Membro Veterano
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

terça jan 11, 2011 7:49 pm

Estamos sempre a aprender, foi pena teres aprendido da pior forma.
Olha se quiseres comprar uma fazes bem, é sempre bom ter melhores condições para as aves, mas ela por falta de espaço não morria, provavelmente nunca criaria, o que exclui o que disse anteriormente, podendo por isso ter sido outra a causa, tenta ver se o macho está gordo e se tens a gaiola num local onde não apanhem correntes de ar. Eu faço as minhas próprias, comprando rede e é bastante fácil até. Ficas com uma gaiola maior, por bastante menos dinheiro e provavelmente mais asseada, pois é rede por baixo as aves fazem as necessidades para mais longe, diminuindo a possibilidade de doenças...
jorge1234
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 5:37 pm
caturras
piriquitos australianos

terça jan 11, 2011 8:33 pm

eman, achei a tua ideia muito interessante da rede para as gailoas podias meter aqui uma foto para eu ver como sao pois eu tb gostava de fazer uma igual

:D :D :D :D :D
PassarilReal
Membro
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

terça jan 11, 2011 10:04 pm

jorge1234 Escreveu:eman, achei a tua ideia muito interessante da rede para as gailoas podias meter aqui uma foto para eu ver como sao pois eu tb gostava de fazer uma igual

:D :D :D :D :D
CLIQUE AQUI para ver um artigo do Paulo Santos, com fotos, sobre construção de gaiolas em rede.
Eman33
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 10:09 pm

lha a fazer não tenho nada, mas passa nos meus blogues que ficas com uma ideia de como são:
http://nossas-aves.blogspot.com/
BAsicamente precisas de rede, arame ou agrafos proprios para unir rede, onde se compra também um alicate para os usar(algo que una as extremidades), e uma rebarbadora (se souber mexer, aconscelhado a maiores de 16 anos :P ) ou alicate de cortar ferro (mas fica a doer a mão e o braço, muito).
jmdcl
Membro Veterano

quarta jan 12, 2011 11:02 am

bom dia foristas, obrigado pelas respostas.
vamos por partes, primeiro elas estao dentro de casa, numa zona onde nao ha correntes de ar.
segundo, nao tenho caturras para tirar lucro( nao sou criador) dai, mas gostava imenso q elas se reproduzissem, dai querer saber as condicoes ideiais para isso acontecer.
elas chegaram a por um ovo, nao deu em nada, ele galav ela de vez em quando.
cmo disse vou comprar neste fim de semana uma gaiola maior, numa loja tem uma de 86 47 76, o sr disse-me que era razoavel, depois no fim de semana vou comprar um ninho vertical o meu é horizontal, e uma femea.
jmdcl
Membro Veterano

quarta jan 12, 2011 1:19 pm

nas noites frias, ate lhes punha uma manta por cima, nao sei se fazia bem ou mal, a nivel de comida era a indicada para eles, mais o osso de choco, calcio, grit, um pouco de ad3e.
jorge1234
Membro Veterano
caturras
piriquitos australianos

quarta jan 12, 2011 6:03 pm

obrigado pesoal mas mais uma coisa para o coco dos passaros nao cairem para o chao como é que voces fazem para nao cair?
Eman33
Membro Veterano

quarta jan 12, 2011 6:23 pm

Como tenho as minhas por cima umas das outras, coloco, madeira ou outro material que possa ser facilmente limpo, tipo plasticos finos, aglo que não exerca pressao excessiva sobre o que segura a gaiola á parede.
jorge1234
Membro Veterano
caturras
piriquitos australianos

quarta jan 12, 2011 9:35 pm

obrigado pela ajuda :D :D :D :D :D
jmdcl
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 4:12 pm

boa tarde, mas a nivel de apartamento, quais os contras?
a gaiola mais comprida do que alta? material para ninho? altura de colocar os ninhos?
Responder

Voltar para “Aves”