Touradas

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta dez 05, 2003 10:55 pm

Bem vinda a este tópico, Madonna ;)

Estava a fazer falta aqui mais alguém que chamasse as coisas pelos seus nomes.

Há posts que me deixam agoniada rnrh
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo dez 07, 2003 12:27 pm

aisd: realmente, temos todos tendência a simplificar a personalidade dos animais. Concordo quando diz que também nós, os humanos, agimos por instintos primários, o que é perfeitamente lógico, já que somos animais. A verdade é que a única diferença entre nós e os bichos (segundo outro alguém, cujo nome não estou lembrada) é que nós temos capacidade de abstracção. Graças a ela, inventámos os valores. O que não sabemos é se os outros animais também os têm, já que eles não nos podem dizer.

Atenção: isto foi um àparte!
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda dez 08, 2003 12:23 am

Olá

Já se falou N vezes sobre touradas, caçadas e outras coisas terminadas em adas como bacalhau com batatas...
A tourada é um património nacional os touros de morte um valioso património, que deve ser protegido a todo o custo. Sabemos que o touro não tem valor economico para além das corridas, logo ninguém vai criar um animal para perder dinheiro. é tão simples este raciocionio que até um simples fundamentalista deve(tem) que perceber. E se nós, por absurdo, extiguissemos as touradas extinguiriamos uma espécie , o que por si só acarreta uma enorme responsabilidade. andam tão preocupados com linces, baleias e depois botam aqui balelas??
Como seres responsáveis pelo bem estar animal, deviamos estar , todos, na rua para exigir que nas touradas à portuguesa o touro de morte fsse obrigatório!
Sim touradas sempre, touros de morte já!!!
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 12:24 am

Olá

Já se falou N vezes sobre touradas, caçadas e outras coisas terminadas em adas como bacalhau com batatas...
A tourada é um património nacional os touros de morte um valioso património, que deve ser protegido a todo o custo. Sabemos que o touro não tem valor economico para além das corridas, logo ninguém vai criar um animal para perder dinheiro. é tão simples este raciocionio que até um simples fundamentalista deve(tem) que perceber. E se nós, por absurdo, extiguissemos as touradas extinguiriamos uma espécie , o que por si só acarreta uma enorme responsabilidade. andam tão preocupados com linces, baleias e depois botam aqui balelas??
Como seres responsáveis pelo bem estar animal, deviamos estar , todos, na rua para exigir que nas touradas à portuguesa o touro de morte fsse obrigatório!
Sim touradas sempre, touros de morte já!!!
Um abra&ccedil;o
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda dez 08, 2003 12:57 am

Para vir dizer estas barbaridades mais valia ter estado calado.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 12:25 pm

Miadores Escreveu: Para vir dizer estas barbaridades mais valia ter estado calado.
Olá

Coitados dos Touros, com defensores deste calibre.

Que raio de argumentos.

Então nós, admiradores e defensores do touro de morte, estamos bem!

Que coisa tão poucachinha.
Um abra&ccedil;o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 08, 2003 6:22 pm

Ó Gary,

os seus argumentos são falaciosos, como muito bem sabe.

As execuções públicas também eram tradição.

Em Cartago as crianças de família eram lançadas dentro da imagem de Baal, sempre que a cidade corria riscos.

Tudo isto era tradição.
Tradição não passa de um nome que se dá aos usos e costumes de uma terra.

Porque diabo é que há-de ser sagrada ?

Se na sua terra fosse costume cortar a mão dos ladrões (ou apedrejar a mulher adúltera ou conseguir confissões por meios de tortura), era para manter ?

Quanto à extinção do touro .
Sim, para fins comerciais.
Mas, nesse caso, os lobos estariam extintos, os ursos e todas as raças de animais selvagens que não têm uso comercial.

Além de que é possível manter a tourada sem ser tortura para o animal,
fazendo valer apenas a arte de tourear (para quem gosta - eu confesso que não).
gary
Membro Veterano

terça dez 09, 2003 11:57 am

aisd Escreveu: Ó Gary,

os seus argumentos são falaciosos, como muito bem sabe.
...
Olá

Penso que não são.
A tradição como motivo,apenas é usada por conveniência, como muito bem sabe. A questão é a de termos uma espécie que é o Touro de Morte ou como também é chamado de; de Touro de corrida, Touro de lide ou simplesmente de Touro, animal nobre, apurado para ser confrontado pelo homem e em público.
Claro que o factor tradicional tem peso, somos gregários e temos a mania de nos juntarmos pelos mais variadíssimos motivos de interesse e isso passa de gereção em geração, seja para ver uma partida de futebol, beber uns copos, ir a uma exposição ou ir a Fátima.
Mas neste particular não utilizo o factor tradicional para defender as Touradas.
Recorro apenas aos factores; sobrevivência de uma espécie e ao económico. Apenas isso.
É claro que os puritanos, nomeadamente os da Peta e associados, preferem o desaparecimento de espécies a mantê-las, desde que a utilização que se dá a esses animais saia do seu ponto de vista ou da sua filosofia de vida.
É mais do que sabido que a carne do Touro não é de grande qualidade, logo produzir touros para abate não tem sentido, além de que iriamos pagar uns bons contitos por uma carne de fraca qualidade. Depois há toda uma estrutura que desapareceria e que teria graves consequências. Imagine se houvesse um cretino com poder para proíbir as touradas!
Se não há touradas os Touros não têm sentido , as lezirias como solar destes animais iriam ser ocupados por outras actividades, os problemas ambientais que isso iria provocar, imagine também as profissões que se iriam perder pelo desaparecimento do dito, imagine o que está associado ao touro, não são só os cavaleiros e toureiros , são muitos, muitos mais. faça cálculos de quanta mais valia está associada à tourada, e de quantos dependem dela.
A tourada é apenas o confronto do animal com o homem, e muitas vezes o Touro sai vencedor.
Se tem que acabar que acabe por si e não porque meia dúzia de irresponsáveis acham giro ser do contra ou apenas por lhes faz confusão .
E digo-lhe, se acreditasse na reencarnação e se me fosse dado o poder de escolher, escolheria, sem dúvida, ser um Touro!!
Viveria em liberdade, alimentavam-me, tratavam-me e nos 4 ou 5 anos de vida útil conheceria intimamente muitas vacas e teria muitos vitelinhos sem ter que me preocupar com pensões e abonos de familia, tudo isto por apenas 20 minutos de exibição e com sérias possibilidades de vender cara a minha morte !
Hum!! Que rica vida que eu teria!!

Quando está em causa a possibilidade de acabarmos com qualquer coisa é bom que estudemos até ao infimo pormenor as consequências das nossas acções.
Em Cartago as crianças de família eram lançadas dentro da imagem de Baal, sempre que a cidade corria riscos.
Então que raio de argumentos são estes!
Um abra&ccedil;o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça dez 09, 2003 12:58 pm

Citando:

Então que raio de argumentos são estes
Então, Gary, era uma tradição (de tipo religioso como tantas)...

Eu continuo a achar que a subsistência das espécies não deve depender do seu interesse económico.
Mas, mesmo que dependesse, a tourada podia ser melhorada.
Só não é porque não há verdadeito interesse no assunto.

Eu, pe, já sugeri que as bandarilhas fossem magnéticas (ou aderentes) e que o touro tivesse uma cobertura qualquer...prontos, talvez não seja a melhor das sugestões, mas é uma hipótese a considerar...acho que não estragaria a arte de bem tourear.

Que diabo, não somos inteligentes ?
Então toca a mostrar que somos !

E digo-lhe, se acreditasse na reencarnação e se me fosse dado o poder de escolher, escolheria, sem dúvida, ser um Touro!!
Viveria em liberdade, alimentavam-me, tratavam-me e nos 4 ou 5 anos de vida útil conheceria intimamente muitas vacas e teria muitos vitelinhos sem ter que me preocupar com pensões e abonos de familia, tudo isto por apenas 20 minutos de exibição e com sérias possibilidades de vender cara a minha morte !
Hum!! Que rica vida que eu teria!!
Olhe que os gladiadores tinham uma vida muito semelhante, na antiguidade.
Mas, incrivelmente, parece que não gostavam (já ouviu falar de Espartacus ? - deu o nome a um número bastante grande de clubes de futebol, isto porque dirigiu uma revolta contra Roma que pôs em perigo o império romano).
gary
Membro Veterano

terça dez 09, 2003 2:22 pm

Olá

Eu continuo a achar que a subsistência das espécies não deve depender do seu interesse económico.
E acha muito bem, mas o Homem arrogante criou necessidades que tem que alimentar.
Acredito que num futuro, pelo andar da carruagem, distante, essa vai ser uma premissa que não se porá. Enfim temos que criar o Homem Novo para povoar a Socieddade quase perfeita que , não tenho duvidas, criaremos lá mais para a frente.
Mas hoje vivemos numa ditadura económica( de entre outras) é ela que determina quase tudo, porque os principais governantes a ela lhe devem vassalagem. Os valores que (achou eu) deviam reger a nossa vida em sociedade estão secundarizados.
Produzimos males, depois inventamos paliativos mas para nunca tratarmos da doença. Porque económicamente não compensa...

Olhe que os gladiadores tinham uma vida muito semelhante, na antiguidade.
Mas, incrivelmente, parece que não gostavam (já ouviu falar de Espartacus ? - deu o nome a um número bastante grande de clubes de futebol, isto porque dirigiu uma revolta contra Roma que pôs em perigo o império romano).
Bom tinham sempre a opção de serem escravos.
Acontece é que eles por serem gladiadores tinham e usufruiam de permissas que o cidadão, ou não, comum não disfrutava, tal como no Touro a boa vida paga-se. e sempre era melhor morrer pela espada do que viver lacaio toda a vida, e arriscaria que os Gladiadores eram individuos com predisposição para o combate. A necessidade do Homem de se confrontar com outros ainda está bem patente nos tempos de hoje, direi mesmo que esta necessidade é intrínseca à condição de sermos humanos e de estarmos no topo da cadeia.
Se fosse possivel estarmos de fora como é que analizaríamos o Homem deste século? necessáriamente como uma espécie cruel, não só para as outras espécies mas fundamentalmente para a sua própria espécie.

É sempre possivel melhorar.!!!
A Tourada à Portuguesa é, a meu ver, uma versão melhorada do que era a tourada tradicional.
Um abra&ccedil;o
Free65
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:14 pm

terça dez 09, 2003 7:52 pm

Boa tarde a todos e ao Gary em especial,

Notei com agrado que trouxe à baila 2 aspectos q eu, há 1 dúzia de páginas atrás, tentei trazer tb a este tópico: o futuro do touro bravo e a questão económica resultantes do eventual fim das touradas.

Porque o fez com indubitavelmente mais qualidade q eu, o assunto renasceu e ainda bem.

Quanto à teórica referência q fez sobre reencarnação e à sua escolha, se tivesse poder para isso, em vir a ser um touro subscrevo-a inteiramente; respeitando, evidentemente, quem preferisse ser um animal de gaiola, cestinho ou casota fazendo as necessidades e dando passeios à hora marcada e tendo apenas x minutos a caçarola com a ração à frente e toca a despachar... (hmmmm... vendo bem, se calhar a vida q levo - ou levamos - até nem é mt diferente disto... enfim, salvem-se os fins de semana...)

Por fim, e qt às pessoas q dizem agoniar-se muito em vir a este tópico, fazem-me lembrar aquela anedota (muito muito resumida) do fulano q antes de partir num cruzeiro de férias vai sucessivas vezes à farmácia comprar preservativos e comprimidos para o enjoo... tantas vezes o faz q na última o farmaceutico só lhe pergunta mesmo: ò amigo, se enjoa tanto porque é q insiste???

Cumps,
Free (pois... talvez nem tanto como isso...)
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quinta dez 18, 2003 7:01 pm

gary Escreveu:
A questão é a de termos uma espécie que é o Touro de Morte ou como também é chamado de; de Touro de corrida, Touro de lide ou simplesmente de Touro, animal nobre, apurado para ser confrontado pelo homem e em público.
Bem, esta agora deu-me vontade de rir!!! :lol: :lol: desculpem lá mas só me vem uma imagem á cabeça: Deus quando estava a criar a terra e os seres vivos, e as aves, e as plantas, chegou a vez do touro e Deus disse:"E tu, animal nobre, corpulento, serás dominado pelo Homem, para seres apurado e o confrontares a seguir, com os teus cornos afiados, tentarás esventrar o Homem soberano! Servirás para chacota, unica e exclusivamente para entretenimento do dominador do mundo: o Homem!" :lol: :lol: :lol:

Que lindo, nao?(nao há esta passagem na biblia, por acaso?)
E já agora, para os mais distraidos, falei aqui em biblia porque os forcados e toureiros sao todos muuuuuuu:p ito religiosos...
gary Escreveu:
É mais do que sabido que a carne do Touro não é de grande qualidade, logo produzir touros para abate não tem sentido, além de que iriamos pagar uns bons contitos por uma carne de fraca qualidade. Depois há toda uma estrutura que desapareceria e que teria graves consequências.
De novo a confirmação que para estas pessoas, Deus criou o touro unica e exclusivamente para entreter a malta que gosta de sangue!
gary Escreveu:
Imagine se houvesse um cretino com poder para proíbir as touradas!
Se não há touradas os Touros não têm sentido , as lezirias como solar destes animais iriam ser ocupados por outras actividades, os problemas ambientais que isso iria provocar, imagine também as profissões que se iriam perder pelo desaparecimento do dito, imagine o que está associado ao touro, não são só os cavaleiros e toureiros , são muitos, muitos mais. faça cálculos de quanta mais valia está associada à tourada, e de quantos dependem dela.
Sim, de facto é um drama os milhares de postos de trabalho que se perderiam, um escandalo nacional. Essa da maisvalia cheira-me a gente que enche os bolsos num negocio vermelho escuro... :x

gary Escreveu: A tourada é apenas o confronto do animal com o homem, e muitas vezes o Touro sai vencedor.
Oh sim, claro está, o touro adora ser humilhado e sacrificado em praça publica! Foi ele que pediu!!! Vinha no livro de instruçoes do touro "1º provocar e axincalhar; 2º - espetar farpas, humilhar; 3º desorientar, massacrar, deixa-lo chegar ao esgotamento; 4º está pronto para ser farpado até á morte. Obrigado por comprar no "TourosAreUs" ;)
gary Escreveu:
Esta é a melhor! Epá, entao se noutra vida fores touro, por favor avisa que estou tentada a ir aplaudir a tua morte! 8) 8) 8)

Confesso que nunca li tanto disparate junto...

Agora uma pequena liçao de historia, para acabar:
Sabes uma coisa, as touradas nao sao mais que um prolongamento das lutas de gladiadores e mortes de animais que aconteciam no Imperio Romano. Nesta altura eram torturados milhares de animais de todas as especies, punham ursos a lutar com touros, rinocerontes com leoes, etc, etc, para alem de iluminarem a cidade com os cristaos a arder na fogueira... Nesta altura havia tanto respeito pela vida humana como pelos animais, ou seja, nenhum respeito. O cristianismo impos-se e veio alterar isso, deu estatuto ao Homem, conferiu-lhe dominio sobre todos os outros, mas o animais continuaram a nao ter direitos fosse sobre o que fosse. Os gladiadores deixaram de existir, mas os jogos continuaram: com muitas especies de animais a lavarem-se em sangue para gaudio dos espectadores!...
As pessoas que sao contra a tourada nao sao, como acusaste, uns desocupados, simplesmente querem que os direitos que o Cristianismo trouxe para os humanos tambem incluam os animais. Ou seja: acabe-se com os jogos, de uma vez por todas!!!
deinhac
Membro Veterano

quinta dez 18, 2003 8:09 pm

gary Escreveu: Bom tinham sempre a opção de serem escravos.
Acontece é que eles por serem gladiadores tinham e usufruiam de permissas que o cidadão, ou não, comum não disfrutava
Gary, tens noçao do que estas a dizer?? Os gladiadores nao tinham a opção de serem escravos, eles ERAM escravos!!! Obrigados a lutar, pelos seus "senhores"!!! Eles nao estavam ali porque achavam o maximo, nao penses (tal como as prostitutas tambem nao o sao por gozo, regra geral).
gary Escreveu: tal como no Touro a boa vida paga-se.
Acho incrivel como é que se pode cobrar a um animal "boa vida"!!
Isso é o mesmo que cobrar a um filho, a vida boa que lhe demos.
Tratar bem os outros, respeitar a vida, deve ser algo intrinseco e nao com coimas aplicaveis. O touro nao tem de pagar com a morte, o privilegio de ter tido muitas "gajas" e ter comido sossegado, rondando pelas lezirias, durante 3 ou 4 anos!...
Gary, definitivamente vivemos em planetas diferentes, pois as tuas palavras soam-me ao mais completo absurdo!... :o
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta dez 18, 2003 8:10 pm

Olá a todos,
não queria escrever neste tópico, porque acho que a conversa vai longa demais, mas não resisto. Não sei se já tiveram oportunidade de assistir a uma corrida de touros à portuguesa e a uma espanhola. Qual das duas prefiro? A portuguesa, com um senão, preferia que matassem logo o touro na arena. Já sei que me vão cair todos em cima, chamar nomes, dizer que não gosto de animais. Não é isso, acho preferível que se acabe logo com o sofrimento do animal em vez de o pôrem à espera de vez no matadouro. Há poucos matadouros em Portugal, o único que conheço e para onde vão as vacas que criamos (sim, faço parte de uma família de latifundiários) é o Matadouro Industral de Sousel, e sei que demora uns dias para que se acabe com o sofrimento do touro.
Não sou anti-touradas mas também não faço questão de não perder uma. Aliás já há uns anos que não vou, ía em pequena acompanhar o meu avô que foi forcado durante anos. Também sou filha, neta, irmã, sobrinha e por aí fora de caçadores. Não é por isso que o sou, nunca achei piada às montarias. Acho que cada um deve pensar por si o que quer fazer da sua vida e quais os ideais a defender. Assim como a minha família não me obriga (nem nunca obrigou) a ir a touradas ou caçadas, eu também não tenho o direito de lhes fazer a vida negra, como fazem alguns extremistas e apoiantes de manifs. E não digam que os caçadores ou toureiros não gostam dos seus animais. Há Caçadores e caçadores, assim como Toureiros e toureiros, ou Criadores e criadores, o que quer que sejam. Como o cliché "há bons e maus profissiomais em toda a parte" se é que o podemos aplicar aqui. Os caçadores que conheço, na maior parte das caçadas onde vão, não atiram. Vão para estar com os amigos, ou então para acompanhar os cães (esta parte gosto) durante a batida. E são defensores dos seus direitos enquanto caçadores, são contra os caçadores furtivos, gostam dos seus cães, cavalos, vacas, sejam eles que animais forem. O grande problema deste assunto, é que nenhum dos dois lados consegue defender a sua posição perante o outro. Há falta de informção dos dois lados. Por essas e por outras é que este assunto ainda vai gerar polémicas durante algum tempo.
deinhac
Membro Veterano

quinta dez 18, 2003 8:28 pm

Olá MMPA. Eu entendo quando dizes "ser a favor da morte do touro na arena"... eu entendo porque para mim, isso é o menos. Todo o espectaculo em si é que é um acto atroz, prolongar o sofrimento do animal deve ser evitado, perante cenario tao grotesco!...
Eu sou contra a tourada em si, como "espectaculo" degradante e em nada dignificante.
A tourada é um apelo aos instintos morbidos e sanguinarios do ser humano! Não é TAUROMAQUICO, é TRAUMATICO!!!

Sem me desviar do que queria dizer, MMPA´és um exemplo de alguem que, lá porque nasceu no meio, nao tem obrigatoriamente de seguir com as actividades popularuxas: tens cabeça para pensar por ti mesma!

Espero que hajam mais como tu! :|

Já agora só gostava de acrescentar o seguinte: se toda a gente tiver uma postura do "deixa-andar", do tipo nao se meterem que nao é nada convosco, nada neste mundo se modificava. Certamente Lincoln nao esteve encostado na poltrona enquanto os escravos eram chicoteados! Deixou de haver escravatura porque ele se indignou,lutou, trabalhou, falou para acabar com tamanha atrocidade!!

Os manifestantes anti-tourada cumprem o seu papel com a mesma indiganação que nao pode ser tolerada. Dá para compreender este ponto de vista???
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”