protecção tronco cavaleiro
Boa tarde a todos,
gostaria que me informassem sobre as protecções do tronco do cavaleiro, vulgo coletes de protecção. Após uma breve pesquisa na net, apenas encontrei um modelo disponível no site da decathlon, que garante uma protecção de nível 3 (não faço ideia se é bom ou apenas razoável).
Acham que é essencial para uma equitação de lazer? O seu uso provoca algum tipo de desconforto (maior transpiração, limitação de movimentos...)? Se souberem preços e modelos agradecia que me indicassem. É que não tenho qualquer base de comparação...
Se por ventura existir já algum tópico sobre este assunto, peço imensa desculpa pelo incómodo.
Cumprimentos!
gostaria que me informassem sobre as protecções do tronco do cavaleiro, vulgo coletes de protecção. Após uma breve pesquisa na net, apenas encontrei um modelo disponível no site da decathlon, que garante uma protecção de nível 3 (não faço ideia se é bom ou apenas razoável).
Acham que é essencial para uma equitação de lazer? O seu uso provoca algum tipo de desconforto (maior transpiração, limitação de movimentos...)? Se souberem preços e modelos agradecia que me indicassem. É que não tenho qualquer base de comparação...
Se por ventura existir já algum tópico sobre este assunto, peço imensa desculpa pelo incómodo.
Cumprimentos!
olá slumdog!
não percebo se fala sobre coletes de protecção (do tipo que se usa para concurso completo) ou se fala sobre cintas de sustentação, normalmente usadas por quem tem problemas de coluna.
se for sobre o colete de protecção, eu penso que não será necessário. equitação de lazer para so significa o que? montar num picadeiro, dar uns passeios? se praticar uma equitação mais "agressiva" como por ex TREC ou concurso completo então aconselho sim o uso do colete
não percebo se fala sobre coletes de protecção (do tipo que se usa para concurso completo) ou se fala sobre cintas de sustentação, normalmente usadas por quem tem problemas de coluna.
se for sobre o colete de protecção, eu penso que não será necessário. equitação de lazer para so significa o que? montar num picadeiro, dar uns passeios? se praticar uma equitação mais "agressiva" como por ex TREC ou concurso completo então aconselho sim o uso do colete

Refiro-me mesmo aos coletes de protecção do tronco em caso de queda. Sou apenas um principiante, a frequentar aulas de sela 1 num centro hípico. De vez em quando ao fim-de-semana, monto o cavalo de um amigo numa quinta. Um cavalo bastante vivaço, sobretudo para quem como eu, está habituado aos cavalos de escola. Confesso que cada vez que o monto caio umas 2/3 vezes por inexperiência minha, fundamentalmente.omegaa Escreveu:olá slumdog!
slumdog, nesse caso em especifico há que aprender a cair. sei que parece que estou a gozar, mas acredite que não!
é essencial o uso de um bom toque que proteja a cabeça.
tb não seria má ideia passar esse cavalo à guia antes de o montar, para o desenrolar um bocado!

tb não seria má ideia passar esse cavalo à guia antes de o montar, para o desenrolar um bocado!

O cavalo é passado à guia, mas tem o seu feitio... no entanto é bastante manso. Sim, já varios cavaleiros me têm dito que cair faz parte. Até agora não tive problema algum. Naturalmente que só monto em piso "mole"... sem experiência não posso arriscar. Ainda assim, se o colete não fosse demasiado incómodo era capaz de ponderar a sua compra. Mas é muito raro alguém usar, aliás só os miudos lá do centro é que usam. Dai ainda ninguem me ter esclarecido sobre o assunto. Toque uso sempre.omegaa Escreveu:slumdog, nesse caso em especifico há que aprender a cair. sei que parece que estou a gozar, mas acredite que não!é essencial o uso de um bom toque que proteja a cabeça.
cumps
Cintas de sustentação?
Nunca tinha ouvido falar disso..
Tenho problemas de coluna por isso se me puder deixar umas informações acerca disso, agradecia
Nunca tinha ouvido falar disso..
Tenho problemas de coluna por isso se me puder deixar umas informações acerca disso, agradecia

"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
as tais cintas que eu falava eram estas http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... 9,r:18,s:0
normalmente são usadas por pessoas com problemas de coluna, tais como escoliose.
normalmente são usadas por pessoas com problemas de coluna, tais como escoliose.
Para alem da Decathlon também existem esses coletes à venda em algumas lojas de equitação. Podem ir dos 20€ aos quase 200€.
Penso que nunca vi nenhum adulto a usar nenhum. São sempre crianças, pelas razoes obvias. Provavelmente é melhor falar com o seu instrutor a ver se ele aconselha o seu uso ou nao.
Neste site pode ver alguns modelos e preços.
http://www.cavalarya.com/category.php?id_category=131
Penso que nunca vi nenhum adulto a usar nenhum. São sempre crianças, pelas razoes obvias. Provavelmente é melhor falar com o seu instrutor a ver se ele aconselha o seu uso ou nao.
Neste site pode ver alguns modelos e preços.
http://www.cavalarya.com/category.php?id_category=131
em provas de CCE (concurso completo de equitação) na parte dos osbtáculos de campo e em provas de TREC na parte do percurso em terreno variado (PTV) vê-se muita gente a usar destes coletes de protecção, e até se justifica o seu uso!
agora.. para montar num picadeiro?
agora.. para montar num picadeiro?

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
Para lazer não aconselharia, só mesmo se quisesse enveredar pelo TREC ou outra disciplina que envolvesse sério risco de queda violenta.
Eenesh,
eu tenho uma pequena escoliose na zona lombar e o meu médico ortopedista nunca me propôs a compra de uma cinta de sustentação nem colocou entraves à prática de equitação, muito pelo contrário, disse-me que conseguiria uma melhor postura e menos dores nessa zona. Mas cada caso é um caso e não sei qual a gravidade do teu problema
Eenesh,
eu tenho uma pequena escoliose na zona lombar e o meu médico ortopedista nunca me propôs a compra de uma cinta de sustentação nem colocou entraves à prática de equitação, muito pelo contrário, disse-me que conseguiria uma melhor postura e menos dores nessa zona. Mas cada caso é um caso e não sei qual a gravidade do teu problema

Obrigada, omegaa.
Ainda não fui ao médico, por medo...
Acontece que, por vezes, fico com muitas dores nas costas, pelo que tenho achado que talvez a equitação esteja a agravar o meu problema.. De qualquer forma tenho MESMO de ir ao médico, porque não quero que chegue a um ponto em que já não possa montar
Ainda não fui ao médico, por medo...

Acontece que, por vezes, fico com muitas dores nas costas, pelo que tenho achado que talvez a equitação esteja a agravar o meu problema.. De qualquer forma tenho MESMO de ir ao médico, porque não quero que chegue a um ponto em que já não possa montar

Não é causado pela equitação, já tenho este problema há uns bons anos.
O arreio não me dá má posição.. E nem sempre fico pior das costas, depende dos dias (quando estou mais cansada, pioram).
O meu medo é que a equitação agrave o problema..
Mas, como disse, tenho de ver se vou ao médico. Até porque acho que vai só com operação é que isto remedeia
O arreio não me dá má posição.. E nem sempre fico pior das costas, depende dos dias (quando estou mais cansada, pioram).
O meu medo é que a equitação agrave o problema..
Mas, como disse, tenho de ver se vou ao médico. Até porque acho que vai só com operação é que isto remedeia