INACREDITAVEL! INACEITAVEL...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VonPetrowski
Membro Júnior
Registado: segunda dez 15, 2008 5:08 pm

domingo jan 16, 2011 10:49 pm

A minha esposa é veterinária. Na passada sexta-feira apareceu uma cliente na clínica, aflitissima porque a filha lhe tinha telefonado a dizer que tinha encontrado um cão ferido junto a um caixote do lixo. Como a senhora não estava em condições de conduzir para o ir buscar, a minha esposa foi até ao local, e deparou-se com uma cachorrinha, recém nascida, com uma deficiência numa pata e a quem tinha sido arrancado um escalpe na cabeça... Os mais sensatos dirão: " Uma fêmea, deficiente e ferida... o melhor será abater o animal. ninguém a vai querer adoptar..."
Mas quando deparados com este tipo de situações, as coisas não são assim tão racionalizaveis... Principalmente quando pequenos seres indefesos mostram tanta força e vontade de viver como esta menina!
A minha mulher trouxe a cachorrinha e estamos a tratar à mão.
Agora uma história paralela: Os meus pais têm uma pincher miniatura que ficou grávida e apresentou sintomas de aborto. veio para nossa casa para ter melhores cuidados, até que, no fim de Novembro passado pariu um nado-morto.
Um mês e meio depois surge em nossa casa a pequena lutadora, deixada no caixote do lixo... e não é que a pincher a adoptou!?!?!?! Limpa-a, aquece-a, protege-a!
Seres inferiores? Racionais ou irracionais? Quem abandona ou quem adopta?
Última edição por VonPetrowski em segunda jan 17, 2011 7:27 pm, editado 1 vez no total.
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo jan 16, 2011 11:01 pm

Epa...se calhar quem abandonou ainda aparece aqui na arca e temos dois ou 3 tipos a bater-lhes nas costas... e a dizer que você e sua mulher não têm respeito pelos outros.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

domingo jan 16, 2011 11:08 pm

VascoV2 Escreveu:Epa...se calhar quem abandonou ainda aparece aqui na arca e temos dois ou 3 tipos a bater-lhes nas costas... e a dizer que você e sua mulher não têm respeito pelos outros.
:lol: :lol: :lol: Grande verdade VascoV2 :lol: :lol: :lol:
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
VonPetrowski
Membro Júnior

domingo jan 16, 2011 11:30 pm

Acredito! Tenho visto tópicos em que o vilão se torna herói num piscar de olhos...
Na minha situação em concreto, penso que mesmo sendo vista por diferentes prismas, não há como desculpar alguém que arranca o escalpe a um recém nascido e coloca-o num contentor de lixo, dentro de um saco. Se me disserem que deviamos ter praticado a eutanásia, aceito as opiniões, pois realmente acho que em algumas situações pode ser a atitude mais nobre. Neste caso... é discutivel...
Penso que quem se inscreve em foruns tem o direito de dar a sua opinião, mas depois tem o dever de ouvir a dos outros. Se bem que há opiniões que revelam alguma imaturidade, ou fundamentalismo, ou intolerância de quem a partilha... Aí... passa-se à frente...
Marco99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

domingo jan 16, 2011 11:49 pm

uma historia triste com um final que parece estar a ser muito feliz.
as animais conseguem surpreender as pessoas quando menos esperamos.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

segunda jan 17, 2011 12:44 am

VonPetrowski Escreveu: ... Os mais sensatos dirão: " Uma fêmea, deficiente e ferida... o melhor será abater o animal. ninguém a vai querer adoptar..."
Mas quando deparados com este tipo de situações, as coisas não são assim tão racionalizaveis... Principalmente quando pequenos seres indefesos mostram tanta força e vontade de viver como esta menina!
Peço desculpa pelo que vou escrever(simplesmente não devia escrever), mas se fosse eu, e como já sabia que não tinha como a ajudar, e que seria muito difícil arranjar-lhe dono... optaria pela "eutanásia".
Na impossibilidade de ajudar todos, tento ajudar os que são mais facilmente "ajudáveis" e "recuperáveis" para evitar que acabem numa situação ainda pior à que já estão.
Mas ainda bem que há pessoas como o VonPetrowski e a sua esposa que não cedem "ao mais fácil" e lutam pelos "casos-perdidos" :D
"Sorte" :? ... a dessa cadelinha. ... :? :)

Sim, embora a opção a tomar parecesse óbvia... nem sempre se consegue tomar...
Tenho "conhecimento" de um gatinho que está raquítico, "inchado", remeloso, quase cego pela coriza, etc, "tomei" a decisão de o sacrificar, o animal devido ao seu estado não conseguia "lutar" pela comida e procurar água, o que ainda agravava mais o seu estado... mas fui adiando, o máximo que consigo fazer por ele é dar-lhe uma comidita e água, e agora já não consigo fazê-lo...já tem muito melhor aspecto, mais continua péssimo.
Não sei é se fiz bem ou não prolongar-lhe uma vida que é de previsível fome e maus-tratos :? :( .
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda jan 17, 2011 10:15 am

Mas como está a cadelinha a evoluir e qual o prognóstico em termos de qualidade de vida para ela? E quanto a futuros donos, vão ficar com ela?
Toda a sorte do mundo para ela.
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda jan 17, 2011 11:00 am

VonPetrowski Escreveu:Acredito! Tenho visto tópicos em que o vilão se torna herói num piscar de olhos...
Na minha situação em concreto, penso que mesmo sendo vista por diferentes prismas, não há como desculpar alguém que arranca o escalpe a um recém nascido e coloca-o num contentor de lixo, dentro de um saco. Se me disserem que deviamos ter praticado a eutanásia, aceito as opiniões, pois realmente acho que em algumas situações pode ser a atitude mais nobre. Neste caso... é discutivel...
Penso que quem se inscreve em foruns tem o direito de dar a sua opinião, mas depois tem o dever de ouvir a dos outros. Se bem que há opiniões que revelam alguma imaturidade, ou fundamentalismo, ou intolerância de quem a partilha... Aí... passa-se à frente...
Ha muitos debates acerca da eutanasia, a minha opiniao pessoal: nao desista enquanto houver esperanca, muitas pessoas desistem muito facilmente, se fosse um ser humano fariam tudo para salvar.
Acho que voce e a sua esposa fizeram bem em lutar pela vida dessa cachorrinha, se depois das tentativas nao houvesse melhorias entao ha que pensar se seria melhor a eutanasia, o facto da sua Pincher ja lhe ter adoptado tambem a ajudou ultrapassar a morte do bebe que perdeu.
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
VonPetrowski
Membro Júnior

segunda jan 17, 2011 11:23 am

Compreendo que se ponha sempre a hipótese da eutanásia. Eu sou seu defensor quando está em causa a qualidade de vida dos animais, mas existem situações em que os animais podem ter uma vida perfeitamente normal, como é o caso desta menina. Na clinica, de vez em quando a minha mulher é confrontada com situações do género. Pessoas que querem abater animais saudáveis, ou facilmente curáveis... É necessário fazer uma avaliação de cada situação. Por exemplo, há uns meses apareceu uma pessoa que encontrou pelo caminho um cachorro, com uma pata praticamente desfeita, mas de resto completamente saudável e lindo, mas tinha de ser abatido porque não tinha dono que ficasse com ele ou que pagasse a conta do vet. A pessoa foi-se embora, e a minha mulher com a seringa do Eutasil na mão, decidiu que havia de fazer tudo para o ajudar. Operou-o, conseguiu salvar dois dedos da pata, tratámos dele e arranjámos dono. Hoje está lindo, saudável e bem tratado. É certo que tivemos sorte em arranjar aquele dono, e não podemos fazer isso com todos os que aparecem, mas quando o podemos fazer, porque não?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda jan 17, 2011 11:35 am

O abate (para mim, eutanásia é outra coisa, é um acto de misericórdia perante um sofrimento sem possibilidades de remissão, por isso não uso o termo nestes casos) é sempre a opção mais fácil quando se depara com um animal cheio de problemas de saúde, curáveis ou não, e não se quer ter maçadas nem despesas.

Há muito por aqui quem o defenda, argumentando que há cães a mais e donos a menos, etc. Razões de peso, é verdade, mas...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
VonPetrowski
Membro Júnior

segunda jan 17, 2011 11:42 am

Terugkeren Escreveu:Mas como está a cadelinha a evoluir e qual o prognóstico em termos de qualidade de vida para ela? E quanto a futuros donos, vão ficar com ela?
Toda a sorte do mundo para ela.
Em primeiro lugar obrigado pela força!
Bem, quanto a prognóstico, a cachorrinha está espantosamente saudável e forte, mama como se não houvesse amanhã! lolol
Em termos de qualidade de vida, pensamos que vai ter. O problema da pata não a vai impedir de se locomover quase normalmente, nem há riscos de feridas de pressão nem nada do género, felizmente.
Não queremos festejar já, porque um cachorrinho alimentado artificialmente corre sempre mais riscos, ainda por cima porque pensamos que ele não bebeu colostro, pois tinha nascido há mto pouco tempo quando foi encontrada.
Quanto a donos, a senhora que a encontrou diz que fica com ela se não se arranjar dono. Estamos a tentar encontrar uma familia que a adopte, ou então ficamos nós com ela...
Última edição por VonPetrowski em segunda jan 17, 2011 11:46 am, editado 1 vez no total.
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda jan 17, 2011 11:43 am

VonPetrowski Escreveu:Compreendo que se ponha sempre a hipótese da eutanásia. Eu sou seu defensor quando está em causa a qualidade de vida dos animais, mas existem situações em que os animais podem ter uma vida perfeitamente normal, como é o caso desta menina. Na clinica, de vez em quando a minha mulher é confrontada com situações do género. Pessoas que querem abater animais saudáveis, ou facilmente curáveis... É necessário fazer uma avaliação de cada situação. Por exemplo, há uns meses apareceu uma pessoa que encontrou pelo caminho um cachorro, com uma pata praticamente desfeita, mas de resto completamente saudável e lindo, mas tinha de ser abatido porque não tinha dono que ficasse com ele ou que pagasse a conta do vet. A pessoa foi-se embora, e a minha mulher com a seringa do Eutasil na mão, decidiu que havia de fazer tudo para o ajudar. Operou-o, conseguiu salvar dois dedos da pata, tratámos dele e arranjámos dono. Hoje está lindo, saudável e bem tratado. É certo que tivemos sorte em arranjar aquele dono, e não podemos fazer isso com todos os que aparecem, mas quando o podemos fazer, porque não?[/quote]

Esse tambem e o meu argumento. Sei que ha ocasioes que a eutanasia e a unica solucao, mas tambem sei que muitas vezes nao e a certa e nesse caso provou que a decisao da sua esposa foi a mais certa e que esse cachorro tem agora uma vida feliz.
VonPetrowski
Membro Júnior

segunda jan 17, 2011 12:08 pm

A eutanásia seria sem dúvida o caminho mais fácil, neste e em tantos outros casos...
Estou-me a lembrar de uma gatinha que vivia com uma senhora que gostava muito do seu bichinho. Moravam mesmo junto ao meu trabalho, um dia a gatinha é atropelada, e partiu a bacia, perdendo toda a sensibilidade na pata. Levei-a para a clinica, e claro, fui falar com a dona, contar o sucedido. A senhora que gostava tanto do seu animalzinho, de repente diz que a gata não é sua, que lhe apareceu há uns anos em casa, que trata dela, mas que não é sua, foi abandonada...
Bom, haviam várias hipoteses... deixarmos a gata no caminho, eutanasiarmos o animal, tratarmos dela (tratamento este que poderia passar por uma amputação do membro)... Bom, mais uma vez optámos pelo mais dificil, a minha esposa tratou dela, tentando sempre fugir à amputação, e meses depois, o animal recuperou os movimentos e, mais extraordinário ainda, a sensibilidade na pata. Arranjámos uma dona fantástica que a trata como uma filha!
Teria sido beeeeemmmm mais fácil abatê-la....
(queria pôr uma fotografia da cachorrinha aqui, mas não atino com isto!lolol)
Última edição por VonPetrowski em segunda jan 17, 2011 12:17 pm, editado 1 vez no total.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda jan 17, 2011 12:14 pm

VonPetrowski
Membro Júnior

segunda jan 17, 2011 12:27 pm

Imagem
Aqui fica a fotografia da cachorrinha de que falo!
Eutanasiariam???? :o

Obrigado pela ajuda tiabela!
Última edição por VonPetrowski em segunda jan 17, 2011 5:27 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”