Porquinho da índia - dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Fbarbudo
Membro
Registado: terça nov 09, 2010 7:19 pm

domingo jan 16, 2011 10:42 pm

Boas!
Como alguns foristas viram (e leram) abri um tópico pois quis adquirir um Hamster sírio para a minha família. Mas, passado pouco tempo, apaixonei-me por outros roedores, igualmente bonitos, mas maiores - os porquinhos da índia. Ao apaixonar-me por eles, pus a ideia do hamster sírio de lado, pois lembro-me que quando era pequeno tive alguns e lembro-me que eram realmente adoráveis e sociáveis (gosto da sensação "nostalgia" :) ). Este comportamento é um pouco irresponsável, mas no que conta a paixões, sou incontrolavel :twisted: .
Como já disse estou a preparar-me para receber este hóspede. Já arranjei uma gaiola e acho que tenho tudo orientado. Só há algo que ainda não sei: Qual o melhor substracto para colocar na gaiola. o que me aconselham?
Quanto à ração, estou a pensar dar o CaviaCrispy da Ver**le-L*g*
Quanto aos brinquedos, gostava que me dessem algumas ideias.
Agradecido (e desculpem o testamento),
Fbarbudo
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

domingo jan 16, 2011 11:11 pm

Boa noite,

Ha um forista que estava a dar um par de machos.

Em relacao ao substrato, o ideal serão rolinhos de madeira prensados e por cima colocar aparas de madeira para o chao ser mais fofo e nao magoar tanto as patinhas.

Nao existe o substrato perfeito, os 2 tem vantagens e desvantagens, mas a combinacao dos 2 serve bem.

Os rolos de madeira prensados sao rijos, mas em contacto com liquidos desfazem-se. Eh bom porque assim remove apenas o sujo.
As aparas de madeira sao boas porque sao macias, no entanto convem que nao tenham muito po, e ensopam muito, sendo aconselhavel trocar com frequencia para que nao haja zona humidas.

Eles tem as patas sensiveis. Convem controlar vermelhidoes e eventuais inchacos.

Os porquinhos nao sao propriamente animais cuidadosos. Tem um metabolismo rapido e estao quase sempre a comer.
Alguns tem o habito de fazer os xixis nos cantos da gaiola, outros farao por todo o lado. E muito provavelmente fazem xixi onde estao deitados, por isso inevitavelmente estarao sobre esse ambiente humido.
Isso pode condicionar colocar o substrato por toda a gaiola ou apenas nas zonas "selecionadas" :P

Precisam tambem por isso de uma gaiola espacosa. Com espaco suficiente para correrem, deitar, comer e fazer necessidades. Quanto mais espaco, menos porcaria.

Atencao que um porquinhos da india nao eh o mesmo que um hamster.
Exige mais atencao, mais tempo, sera mais dispendioso sobretudo na parte do feno e substrato. Tem uma esperanca media de vida maior, e eventualmente podera precisar de um veterinario.

Eh um animal assustadico, precisa de manuseamento, muita paciencia e alguns cuidados: check up semanal eh aconselhado: corte de unhas, pesagem semana, assim como verificacao das patinhas, dentes frontais, pelo, escovagem do pelo,etc... e eventualmente desparatizacao (consulte um veterinario).

Se possivel, tenha um par do mesmo sexo, nunca macho e femea. E se comprar numa loja, certifique-se que nao se enganam na definicao do sexo, e caso seja femea, que nao esta gravida.

Sobre a racao, a CaviaCrispy eh boa. A Duo eh melhor. A combinacao das duas eh o que se faz mais frequentemente.

A racao eh um complemento. Nao eh a alimentacao base. vegetais aconselhados fornecem a vitamina C que eles tanto precisam. E o feno, importante para desgaste dos dentes frontais, molares, flora intestinal, nao engorda, entretem...

Brinquedos?
Tuneis, alcofas, feno, outros porquinhos.
Quanto menos encher a gaiola, melhor, porque como ja referi, eles gostam de correr.
Se possivel, reserve-lhe umas horas por dia para que possam explorar o ambiente fora da gaiola. De preferencia, que consigam sair da gaiola e voltar sozinhos.
Brinque com ele, fale com ele, de-lhe comida ah mao...

Cuidado com as paixoes do momento.
E nunca que se esqueca que um animal eh uma responsabilidade, nao poder ser um capricho, e eh um compromisso que assume para a vida.

Cumprimentos,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Fbarbudo
Membro

domingo jan 16, 2011 11:19 pm

Muito obrigado! :D
Eu estava a pensar usar jornal por baixo e por cima papel de cozinha absorvente, pois pelo que li, é eficaz e económico.
Quanto ao que disse sobre os cuidados que devemos ter, ainda estou numa fase de pesquisa. Quanto à escovagem do pelo, eu acho que para os PDI de pelo curto não é preciso escovar (li num site). E quanto às unhas, uma tesoura de cortar as unhas normal (igual às nossas) serve?
Quanto aquilo das paixões... :oops: Mas eu tenho mesmo a certeza que é um Porquinho que eu quero e em breve vou avançar para a frente.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jan 16, 2011 11:31 pm

Fbarbudo Escreveu:Muito obrigado! :D
Eu estava a pensar usar jornal por baixo e por cima papel de cozinha absorvente, pois pelo que li, é eficaz e económico.
Quanto ao que disse sobre os cuidados que devemos ter, ainda estou numa fase de pesquisa. Quanto à escovagem do pelo, eu acho que para os PDI de pelo curto não é preciso escovar (li num site). E quanto às unhas, uma tesoura de cortar as unhas normal (igual às nossas) serve?
Quanto aquilo das paixões... :oops: Mas eu tenho mesmo a certeza que é um Porquinho que eu quero e em breve vou avançar para a frente.
Não não não não não não não no no no non non non... em todas as línguas que quiser... NÃO! Não utilize esses materiais, muito menos o jornal, que é tóxico (devido à tinta). Utilize aparas, cat's best, corn cobs... mas por favor não utilize jornais ou papel de cozinha.

Já agora aproveite e não volte a ler esses sites que ensinam essas barbaridades. Lembre-se que nem tudo o que lê na internet está correcto.

Ainda bem que quer avançar para a frente, pois avançar para trás é cada vez mais difícil, sabe-se lá porquê.

Brincadeirinha :P :wink:
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 16, 2011 11:35 pm

Jornal e rolo de papel higienico nao eh grande ideia.
Vai ensopar muito rapidamente, os porquinhos gostam de comer papel, e o jornal tem tintas o que o torna toxico...

Se nao quer gastar muito dinheiro, escolha outro animal.
Os porquinhos sao animais relativamente resistentes, mas ao mesmo tempo sensiveis.
Ja tenho porquinhos ha alguns anos, e estou sempre a descobrir coisas novas! Boas e mas! E a maior licao de todas, foi que nao nos podemos desleixar muito com eles: seja na limpeza da gaiola, na alimentacao, na pesagem, no check up... por vezes ha consequencias muito graves.

Eu propria ando numa busca pelo litter perfeito. Tenho 3 meninas e 2 delas tem o pelo comprido e muitas vezes fica molhado ah conta dos xixis.
Neste momento, e apos pesquisa em foruns ingleses, descobri que eles usam muito o "fleece". Acho que para nos sera tipo a malha polar.
Agora tenho uma zona da gaiola reservada para por o feno, com aparas de madeira, e o resto da gaiola tenho uma manta polar fininha.

Absorve relativamente bem o xixi, e mudo diariamente, porque elas fazem xixi nela...

Lavo a mao, da algum trabalho, mas eh mais barato, sem duvida e uma opcao mais ecologica.

Como tento ter a gaiola o mais limpa possível, mudo as aparas de madeira de manha e ah noite caso estejam molhadas.

Os porquinhos de pelo curto nao eh obrigatorio escovar, mas de vez em quando convem, ate para ajudar a libertar os pelos mortos e ate pode ser uma altura de "bonding" com o animal. Pode usar aquelas escovas macias para bebes.

Cuidado com o que le na internet, e use o seu proprio bom senso em relacao ao que le...
Existe por ai um topico com muitos links uteis sobre porquinhos. No meu blog encontra tambem uma lista de fontes fidedignas.

Se eh mesmo um porquinho que quer, e esta consciente de tudo o que o animal precisa, o trabalho que da, as despesas que tera de fazer, e se esta disposto a po-lo em primeiro lugar, entao va em frente. Eh um animal amoroso e surpreendente :)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Fbarbudo
Membro

domingo jan 16, 2011 11:37 pm

:lol: :lol:
Eu pensava que não podia usar aparas por causa do pó, mas acho que as que uso não têm muito...
Então posso colocar apenas as aparas sem mais nada (como substracto).
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 16, 2011 11:41 pm

Sim, pode colocar apenas as aparas.

Convem que nao tenham muito po, e nao use das perfumadas.
<p>**martaF**
Fbarbudo
Membro

segunda jan 17, 2011 11:21 pm

Quanto ao corte das unhas, posso usar uma tesoura normal, ou tem que ser alguma especial?
Vou fazer aqui uma lista dos materiais que acho que são os necessários. Se faltar algo corrigam-me :wink:
Gaiola;
Aparas de madeira;
Comedouro e ração;
Bebedouro;
Porta-feno e feno;
Brinquedos;
Esconderijo;
Pedra de suplementos (para desgastar os dentes e obter suplementos).
Gostava, que pusessem fotos das vossas gaiolas para tirar "ideias"e ve-las.
Obrigado, Fbarbudo
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 17, 2011 11:32 pm

A minha gaiola pode ver no album das minha meninas. :)
Cada uma tem uma foto.

::Gaiola: grande. Idealmente 60x90 para 1 porquinho. Mas se puder ter uma de 60x60 minimo ja nao eh mau. Mas precisa de lhe dar liberdade para correr numa divisao bem protegida. (sem fios electricos, esconderijos, correntes de ar...)
::Aparas de madeira
::Comedouro: uma tijela de barro é boa.
::Ração: própria para porquinhos. A da Vers* é boa.
::Brinquedos: um porquinho do mesmo sexo
::Esconderijo: um pano pendurado, uma caixa de cartão sem impressão
::Pedra de suplementos: totalmente desnecessaria e eles nao usam. O FENO desgasta os dentes e tem todas as vantagens que ja referi antes. O FENO desgasta os dentes molares, coisa que a pedra NAO faz.

::Sobre as unhas: pode usar um corta unhas grande. Mas um corta unhas proprio deve dar mais jeito, porque ha medida que o porquinho cresce, as unhas engrossam.

Sites super completos e de confianca que deve ler e guardar o link:
http://www.guinealynx.info/
http://www.guineapigcages.com/
http://panqueca.webnode.com.br/ (faca download do guia e leia-o de uma ponta a outra. Esta em portugues do brasil e feito por uma brasileira, pelo que na parte dos vegetais, nao siga ah risca).
(e existem muitos outros bons em portugues, estes tem tudo. No meu blog encontra o resto).
<p>**martaF**
Responder

Voltar para “Exóticos”