2 cães em casa - Ajudem sff

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

raise
Membro Júnior
Registado: sexta nov 26, 2010 4:13 pm

terça jan 18, 2011 12:18 am

Boas!

Tenho um bichon havanês (macho) com 5 meses e ontem fui buscar uma fêmea West Highland White Terrier, que está com 3 meses e meio.

O havanês está já bem adestrado no que concerne ás necessidades no jornal, comandos básicos como o "Não", "Fica", "Senta", etc... Para além disto, está a ter uma boa socialização e tem um temperamento que posso considerar excelente. É traquina q.b. mas não é agressivo!

Quando fui buscar a cadelinha westie, estava um pouco curioso sobre como ia ser a reacção do havanês. E aqui fiquei surpreendido...

A cadela para mim e para a minha mulher, bem como com a criadora, sempre foi meiga, mas com o meu cão não! Aliás, ela com ele tem sido super-agressiva e sempre que ele se aproxima ela começa a rosnar e a ladrar como uma louca. E ele, que apenas quer brincadeira dela, tem tendência a fugir-lhe quando ela reage agressivamente.

Para começar, embora sabendo que cada caso é um caso, na generalidade é consensual que 2 cães a viver juntos, a melhor opção será ter um de cada sexo. É o que se verifica aqui, e ainda por cima a fêmea é a mais nova, mas tem demonstrado um comportamento muito agressivo com o macho.

A cadelinha descende de uma boa linhagem. O seu avô materno foi campeão de portugal e os avôs paternos são de uma das mais conceituadas criadoras de westies em portugal.

Mas de facto, pelo que mostrou até agora, a cadelinha parece-me possuir um temperamento algo complicado e como consequência disso já estão os dois separados. A criadora que ma vendeu disse-me que a cadela de todos os irmãos (eram 6) sempre foi uma das mais agitadas e brincalhonas e, para ser sincero, gostei da primeira reacção quando a vi e peguei nela.

Alguém me pode sugerir conselhos sobre esta situação? :roll:
Por enquanto estou a viver numa casa que não é muito grande, e estar com os dois separados não poderá ser de todo uma opção crónica.

Ajudem aí sff.
Obrigado!
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

terça jan 18, 2011 1:34 am

Eu se fosse a si pedia á criadora para a trocar por uma mais calma, eles são um pouco átivos, mas essa passa dos limites, também não se pode esquecer que ela é bebé e é uma terrier. Mas o bichon é calmo o que fazia todo o sentido darem-se bem : ,se não a poder trocar por algum motivo dei-lhes tempo, pois eles são os dois bebés, e quando der mimo a um dei aos dois ao mesmo tempo vai ver que resulta de contrário pense na troca é uma hipótese.

BOa Sorte. :)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça jan 18, 2011 12:21 pm

Os westies, tal como os yorkies, levam a que as pessoas olhem para o ar "fofinho" e se esqueçam que são verdadeiros terriers... e como tal pode, ladrar muito e não se inibem de mostrar o "sorriso completo" a outros cães pelos quais se sintam ameaçados.

Os westies foram criados para tirar raposas e texugos das tocas. Quem já viu um texugo, e já viu os estragos que um texugo pode fazer, sabe que o ar "fofinho" destes cães é uma ilusão.
shely
Membro
Registado: quinta jan 06, 2011 11:05 pm

terça jan 18, 2011 12:51 pm

não tem como pegar um westie de 45-48 dias ?
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

terça jan 18, 2011 3:43 pm

unha Escreveu:Eu se fosse a si pedia á criadora para a trocar por uma mais calma, eles são um pouco átivos, mas essa passa dos limites, também não se pode esquecer que ela é bebé e é uma terrier. Mas o bichon é calmo o que fazia todo o sentido darem-se bem : ,se não a poder trocar por algum motivo dei-lhes tempo, pois eles são os dois bebés, e quando der mimo a um dei aos dois ao mesmo tempo vai ver que resulta de contrário pense na troca é uma hipótese.

Unha desculpe mas se tivesse um filho mais velho e o mais novo embirra-se com ele também trocava o filho mais novo? :? não estou a querer comparar cães e crianças estou apenas a tentar dar um exemplo...

raise tenha calma e paciência não conheço bem nenhuma das raças mas com o passar do tempo e a habituação dos dois canitos talvez a convivência possa ser mais fácil, experimente deixa-los cheirarem-se e verem-se através de uma porta de vidro mas sem contactarem fisicamente um com o outro, a partir do momento em que eles se habituem à presença um do outro sem mostrar sinais de agressividade pode tentar coloca-los juntos.

Em relação a isto eu não tenho grande experiência também tenho dois cães mas são mãe e filho consequentemente não tive de passar por esta situação exacta (tive outras como por exemplo mostrar à mãe que o filho também pode fazer certas coisas) mas mesmo assim volta e não volta lá anda o filho a testar os limites e a mãe a pô-lo na linha cabe a nós donos o supervisionamento para que as coisas corram pelo melhor...

Fica o meu ignorante conselho até que apareça algum mais esclarecedor :oops: ;)

Boa Sorte ;)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

terça jan 18, 2011 3:57 pm

Ela tem medo dele e como qualquer terrier acha que melhor defesa é o ataque. Com algum tempo e paciência da parte dos donos isso passa.
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

terça jan 18, 2011 4:43 pm

MaguiC Escreveu:
unha Escreveu:Eu se fosse a si pedia á criadora para a trocar por uma mais calma, eles são um pouco átivos, mas essa passa dos limites, também não se pode esquecer que ela é bebé e é uma terrier. Mas o bichon é calmo o que fazia todo o sentido darem-se bem : ,se não a poder trocar por algum motivo dei-lhes tempo, pois eles são os dois bebés, e quando der mimo a um dei aos dois ao mesmo tempo vai ver que resulta de contrário pense na troca é uma hipótese.

Unha desculpe mas se tivesse um filho mais velho e o mais novo embirra-se com ele também trocava o filho mais novo? :? não estou a querer comparar cães e crianças estou apenas a tentar dar um exemplo...

raise tenha calma e paciência não conheço bem nenhuma das raças mas com o passar do tempo e a habituação dos dois canitos talvez a convivência possa ser mais fácil, experimente deixa-los cheirarem-se e verem-se através de uma porta de vidro mas sem contactarem fisicamente um com o outro, a partir do momento em que eles se habituem à presença um do outro sem mostrar sinais de agressividade pode tentar coloca-los juntos.

Em relação a isto eu não tenho grande experiência também tenho dois cães mas são mãe e filho consequentemente não tive de passar por esta situação exacta (tive outras como por exemplo mostrar à mãe que o filho também pode fazer certas coisas) mas mesmo assim volta e não volta lá anda o filho a testar os limites e a mãe a pô-lo na linha cabe a nós donos o supervisionamento para que as coisas corram pelo melhor...

Fica o meu ignorante conselho até que apareça algum mais esclarecedor :oops: ;)

Boa Sorte ;)
Não compare filhos com animais, e quanto a experiência sim também acho que tem "zero" de experiência, ou não leu que eu dei várias hipótedses ao user???ou não leu que eu disse também para lhes dar tempo haja paciência !!!
hugorsf
Membro
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

segunda fev 07, 2011 10:06 am

Está-me a acontecer algo parecido com 2 irmãos de 7 semanas.

Um deles veio para minha casa há uma semana atrás e o outro chegou ontem.

Como são pequenos aindan ão percebi se estão na brincadeira se estão já a definir quem é o dominante e quem é o dominado.

Entretanto li um artigo que fala precisamente sobre esta questão dos cães e percebi que tal como alguns peixes os cães, numa matilha, tem as hierarquias todas definidas, ou seja, se a matrilha tem 50 indivíduos, os 50 têm bem definido qual o seu lugar entre o 1 (lider) e o 50.

Se forem 2 é o mesmo! Os cães têm de definir qual deles é o lider e qual é o dominado e assim que isso aconteça não deverão haver mais lutas pela liderança a não ser que o dominado sinta que tem capacidade de tirar o lugar ao lider.

Inclusivé no mesmo artigo era referida uma coisa interessante que é o facto de depois de definida claramente a hirarquia entre eles, o dono, que deve ser o nº1 da matilha, deve comportar-se como lider da matilha o que implica que faça algumas coisas contra-natura para os humanos mas naturais para os cães, nomeadamente:

- O cão lider deve comer primeiro!
- O cão lider deve receber carinhos primeiro!
- O cão líder deve ser o 1º a sair de casa quando vão à rua!
- O cão lider, na rua, deve ir sempre à frente do dominado!

Isto sempre que possível, claro está!

Nós humanos, temos na nossa natureza a igualdade entre as pessoas e tentamos tratar todos por igual, mas na sociedade dos cães isso não acontece e havendo as hierarquias definidas eles aceitam isso perfeitamente e somos nós que temos de mudar o nosso comportamento.

Para finalizar outra coisa curiosa é que quando um cão é muito agressivo com outro para definir hierarquias numa mesma matilha - leia-se casa com os donos - nós não devemos "ralhar" com o que está a ser agressivo e dar "miminhos" ao que está a "apanhar", porque a mensagem que estamos a passar para os 2 cães é que, como liders da matilha, não estamos a aceitar bem que aquele cão seja dominante e estamos a dar indicações ao outro que pode lutar pela liderança!

Como referi, li isto num site assinado por uma vet, não sei se é verdade ou não, mas nos peixes, que conheço muito mais que os cães, é isto mesmo que acontece, com as devidas diferenças ressalvadas relativas ao facto dos peixes nãos nos terem a nós como liders do cardume, mas em tudo o resto é exactamente assim que funciona!

Vamos ver como estão os 2 logo à noite!

P.S.: Parece que a castração também diminui estes conflitos...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 07, 2011 10:58 am

Fico baralhada e os cães também devem ficar. Vejo toda a gente passear o cão com ele ao lado ou á frente. Nunca vi ninguém com os braços para trás a arrastar a matilha atrás de si. Tirando os velhotes que penqueiam atrás dos donos. Como fica a história do lider que vai sempre á frente? Quem diz esta diz outras
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
hugorsf
Membro

segunda fev 07, 2011 11:42 am

Nunca vi ninguém com os braços para trás a arrastar a matilha atrás de si
Nme acho ser humanamente possível, a não ser que estejamos a falar de mais que uma pessoa... 8)
Paty07
Membro
Registado: quinta mai 01, 2008 11:12 pm

segunda fev 07, 2011 1:02 pm

hugorsf Escreveu: - O cão lider deve comer primeiro!
- O cão lider deve receber carinhos primeiro!
- O cão líder deve ser o 1º a sair de casa quando vão à rua!
- O cão lider, na rua, deve ir sempre à frente do dominado!
Deixe-me que discorde.

O cao lider é quando o dono nao está em casa!

Logo se eu sou o Alpha da minha matilha eu é que sei a quem dou festas em primeiro lugar, quem come,etc,etc pois eu mando!(e tenho uma cadela tendencialmente dominante)

Aqui em casa come tudo ao mesmo tempo pois só há ordem podem comer e nunca houve nenhum stress e nao fico lá a olhar para eles a comer dou 15min se nao comerem retiro.

Na rua quando vao os tres cada um vai ao seu ritmo e normalmente os energeticos vao comigo e a velhota cá de casa com a minha mae e nao andam a ver quem anda à frente. Até porque mais uma vez a educação é fundamental num cão!Nomeadamente quando se tem caes que é muito selectivo com as suas amizades caninas
hugorsf
Membro

segunda fev 07, 2011 1:22 pm

Como disse, retirei essa informação de um site (e aqui está ele: http://www.dogtimes.com.br/briga.htm)...

Embora muita coisa me faça sentido, confesso!
Paty07
Membro
Registado: quinta mai 01, 2008 11:12 pm

segunda fev 07, 2011 1:36 pm

hugorsf Escreveu:Como disse, retirei essa informação de um site (e aqui está ele: http://www.dogtimes.com.br/briga.htm)...

Embora muita coisa me faça sentido, confesso!
Compreendo, mas imagine só uma coisa..

Eu tenho 3 caes, quando o meu irmao vem cá a casa tras os dele e juntamos todos, ou mesmo em ferias quando ele me fica com os meus ou o inverso(ele tem 5).

Nao podemos estar a dar comer a um de cada vez e idas à rua tambem era muito complicado se fosse feito como o artigo que citou.

Nao quer dizer que nao se aplique(se nao nem era escrita, certo?), mas em minha casa nao dava. :wink:
hugorsf
Membro

segunda fev 07, 2011 1:39 pm

Pois como eu disse (e o próprio artigo refere isso), se é só uma pessoa não é humanamente possível.

Mas julgo que o que o artigo alerta e bem é para o facto de fazer ver que a sociedade canina é muito diferente da nossa.
Nós primamos pela igualdade!
Os cães primam pela hierarquia, onde cada indivíduo tem o seu posto na matilha!

E por isso a maior parte das vezes o problema das brigas entre cães estará em nós e não neles! :wink:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda fev 07, 2011 2:19 pm

hugorsf Escreveu:...E por isso a maior parte das vezes o problema das brigas entre cães estará em nós e não neles! :wink:
:o Tem a certeza?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”