Tenho um bichon havanês (macho) com 5 meses e ontem fui buscar uma fêmea West Highland White Terrier, que está com 3 meses e meio.
O havanês está já bem adestrado no que concerne ás necessidades no jornal, comandos básicos como o "Não", "Fica", "Senta", etc... Para além disto, está a ter uma boa socialização e tem um temperamento que posso considerar excelente. É traquina q.b. mas não é agressivo!
Quando fui buscar a cadelinha westie, estava um pouco curioso sobre como ia ser a reacção do havanês. E aqui fiquei surpreendido...
A cadela para mim e para a minha mulher, bem como com a criadora, sempre foi meiga, mas com o meu cão não! Aliás, ela com ele tem sido super-agressiva e sempre que ele se aproxima ela começa a rosnar e a ladrar como uma louca. E ele, que apenas quer brincadeira dela, tem tendência a fugir-lhe quando ela reage agressivamente.
Para começar, embora sabendo que cada caso é um caso, na generalidade é consensual que 2 cães a viver juntos, a melhor opção será ter um de cada sexo. É o que se verifica aqui, e ainda por cima a fêmea é a mais nova, mas tem demonstrado um comportamento muito agressivo com o macho.
A cadelinha descende de uma boa linhagem. O seu avô materno foi campeão de portugal e os avôs paternos são de uma das mais conceituadas criadoras de westies em portugal.
Mas de facto, pelo que mostrou até agora, a cadelinha parece-me possuir um temperamento algo complicado e como consequência disso já estão os dois separados. A criadora que ma vendeu disse-me que a cadela de todos os irmãos (eram 6) sempre foi uma das mais agitadas e brincalhonas e, para ser sincero, gostei da primeira reacção quando a vi e peguei nela.
Alguém me pode sugerir conselhos sobre esta situação?

Por enquanto estou a viver numa casa que não é muito grande, e estar com os dois separados não poderá ser de todo uma opção crónica.
Ajudem aí sff.
Obrigado!