terça jan 18, 2011 12:59 pm
Quando coloquei o mail que recebi não disse que partilhava ou não o que estava escrito.
Repudio o facto de se tirar a vida a uma pessoa seja por que motivo for, ainda que apreciando a quente uma determinada situação possa eventualmente pensar que determinado sujeito merecesse a morte por qualquer acto hediondo que tenha praticado, não me estou a referir em particular ao caso CC. Agora, também me questiono o porquê do acto, o que levou o rapaz a cometer tal atrocidade? Depois de ter lido e ouvido algumas entrevistas e reportagens, concluo que o CC era uma pessoa degradante, não pelo facto de ser homossexual, nada disso, mas pelo seu percurso de vida. Diz-se que ajudou muita gente, mas não se diz quantas mais pessoas denegriu, prejudicou, arrasou, quantas e quantos jovens foram trocados por sexo em festas? Quantos e quantos jovens foram iniciados em certas práticas em troca de alguma notoriedade, em troca de uma passagem de modelos ou em troca de alguma sessão fotográfica? Muitos, mas muitos mesmo. Será que a culpa era só de CC, talvez não, mas que ele tinha a faca e queijo na mão tinha...O que RS fez não tem desculpa, obviamente que não, mas importa e muito saber o que o levou a tal, não o fez de animo leve com certeza, que terá CC dito feito, dito ou proposto, que contrapartidas terá CC exigido de RS. O importante agora que o mal está feito é não só perceber quem eram os intervenientes na situação mas também tentar perceber e saber o que aconteceu e o que levou a este desfecho.
Nunca gostei de CC, nunca o tomei como jornalista nem tão pouco como um grande jornalista como se apregoa na comunicação social, sempre o achei mesquinho e ridículo, nada do que escrevo ter a haver com a orientação sexual do sujeito, de todo, até porque nós enquanto seres humanos estamos feitos mas não acabados e tenho telhados de vidro por isso mesmo não atiro pedras.
Eu não defendo o RS, de todo. Acho que fui muito clara nesse aspecto, mas também não coloco uma aureola e umas asinhas no CC. O que eu gostaria era de perceber o que levou o RS a fazer o que fez, gostava de perceber como é que um ser humano aparentemente normal pratica um acto tresloucado daqueles, o que o levou a isso. Qual a grandiosidade do impacto mental e/ou psicológico necessária para despoletar o acto. Só isto, nada mais. Mas continuo a não gostar de CC, desculpem.
RS cometeu um crime e como tal tem que não só responder como também pagar por ele. O CC era tudo o que foi dito e muito mais, mas tal como qualquer ser humano não merecia a morte que teve, mas é certo que ao longo da vida e à sombra de algumas pessoas e de alguma posição ( medíocre, mesquinha e usurpadora) que alcançou na vida, foi cometendo muitos crimes não só de índole moral como física e social, mas a estes crimes a justiça ou o apontar de dedo nunca chega, vale a "posição social"...