Ajuda para uma amiga

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda jan 17, 2011 9:20 am

Olá a todos,
Gostaria de pedir algumas sugestões para tentar ajudar uma amiga minha com um problema meio estranho.
Há 8 anos ela resgatou um cão da rua. O cão deveria ter cerca de 1 ano nessa altura e foi vítima de maus tratos por parte das pessoas que andavam por aquela zona.

Ele foi para casa dela e a adaptação não foi má (houve alguns estragos porque ele no início estranhava as coisas e roeu algumas botas e malas tendo parado pouco tempo depois).

Há 2 anos o cão começa a ter um comportamento inquieto e destrutivo (o cão é castrado, não sei se interessa). Começou a ladrar muito em casa, a destruir tudo o que apanhava no caminho. (um àparte para dizer que estava junto com 2 gatas, mas davam-se todos bem).
Preocupada que houvesse alguma coisa a nível cerebral, a minha amiga foi ao veterinário e pediu para fazerem uma TAC ao animal, que não acusou nada. O vet disse que alguns problemas poderiam não ser detectados na TAC, mas que aparentemente o cão não apresentava sinais nenhuns de doença.

Como a casa dela estava constantemente a ser destruída, ela pensou que talvez fosse ansiedade e que o bicho precisasse de companhia constante por isso durante alguns tempos o cão foi viver com os pais dela e o cão deles. Tudo corria bem, os cães eram bastante amigos e aparentemente o bicho acalmou. Durante os fins de semana o cão estava com ela em casa. Ela levava-o a dar grandes passeios, correr e cansá-lo para ele poder depois estar mais sossegado em casa. Quando achou que ele estava mais calminho, voltou a levá-lo para casa e tudo recomeçou.
Já falou com alguns criadores e está a ponderar uma visita a um treinador para poder ver se se pode fazer alguma coisa pelo cão ou até ensiná-lo a ficar mais calmo.

A questão é: que factores podem influenciar um animal a mudar radicalmente o seu comportamento? Será por estar a ficar mais velho? É um cão de porte médio/grande com cerca de 35kg (parecido no porte com um labrador).
Alguém tem algum conselho que possa partilhar? Levá-lo ao treinador ajudaria? Quem poderá mais ou menos entender de "psicologia canina"?

Muito obrigada desde já por qualquer ajuda.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta jan 19, 2011 12:46 am

Não sei de que zona é a sua amiga... De qualquer forma acho que o melhor será levar o animal a uma consulta num vet especializado em comportamento animal. Eu conheço uma veterinária, a Dra. Mónica Roriz, que dá consultas na zona norte, se costuma frequentar o facebook procure por "Comportamento animal", é uma página dela, onde partilha alguma da sua experiência e onde coloca algumas dicas interessantes, lá poderá encontrar os respectivos contactos.

Boa sorte para a sua amiga...
kaminaru
Membro Veterano

quarta jan 19, 2011 9:13 am

Obrigada bhess. Ela é de Lisboa. Vou tentar encontrar essa médica no Face. :)
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quarta jan 19, 2011 9:25 am

Em Lisboa tem a Dr. Ilda Rosa, que parece ser bastante boa.
kaminaru
Membro Veterano

quarta jan 19, 2011 4:38 pm

Obrigada Seal. Vou transmitir.
Responder

Voltar para “Cães”