protecção tronco cavaleiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

terça jan 18, 2011 1:47 pm

vai ao médico para te diagnosticar, isso pode tanto ser uma hérnia discal como pode ser uma ligeira escoliose!

boa sorte :wink:
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

terça jan 18, 2011 7:12 pm

Acho que é uma hérnia..
Obrigada!
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta jan 19, 2011 9:32 am

Olá,
a meu ver cá em Portugal não se aposta ainda o suficiente na protecção e continuamos a achar que é desnecessário mas a mim parece-me um ponto muito importante a apostar... é natural que cause maior incomodo do que não usar nada mas com o hábito de cair 2 ou 3 vezes do mesmo cavalo num dia só toda a protecção será uma mais-valia!
Estes coletes protegem... para isso é que foram feitos. Actualmente até já existem uns com uma espécie de air-bag :D
Eu que já me magoei em quedas acho que a protecção é uma prioridade na equitação.
Importante também é aprender a cair como disse a omega...
Quanto a vir a ser desnecessário, a meu ver é como um seguro de vida... é preferível que venha a ser desnecessário!!! :lol:
Se tens possibilidade de comprar e puseres a tua segurança à frente do desconforto e calor que te vai causar a montar então acho que deves fazê-lo! Depois conta o que fizeste...
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
slumdog
Membro Júnior
Registado: segunda out 18, 2010 2:15 am

quarta jan 19, 2011 2:43 pm

olá,

desde já agradeço todas as respostas e opiniões.

Quanto ao colete de protecção, experimentei o único modelo para adulto disponível na Decathlon (com um preço de cerca de 75€, não homologado para provas) tendo-o achado demasiado desconfortável e pesado. Logo a seguir fui a uma loja especializada em artigos de equitação, onde tinham 2 modelos disponíveis, sendo que apenas um deles era homologado (com preço de 110€) bastante mais leve e menos limitativo ao nível de movimentos, talvez por ser vocacionado para provas. Como já sou cliente relativamente habitual da tal loja, garantiram-me um desconto de 25€, ou seja, passando a custar apenas mais 10€ que o da Decathlon. Sinceramente parece-me boa compra. Quando falo da homologação para provas, é obvio que não estou a pensar em participar em qualquer tipo de prova, sou apenas um principiante. Mas a homologação é também a garantia de um melhor produto, logo maior protecção.

Quanto ao usar colete, confesso que tenho receio de ser ridicularizado, é verdade... sou do interior do país, duma região onde há pouca "cultura" de segurança em relação ao cavaleiro. Por aqui, há quem ache o uso de toque excessivo p.ex... enfim...

cumprimentos!
anasabreu
Membro Veterano
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta jan 19, 2011 3:06 pm

Eu compreendo o teu medo de te sentires ridicularizado mas tal como dizes, o próprio toque é supostamente ridiculo também mas está mais do que provado que é um elemento importante de todo o cavaleiro e até se aconselha o seu uso no chão quando se trata de um cavalo pois portege de muitos acidentes cá em baixo!
Quanto ao facto de te sentires ridicularizado só tens que por tudo isso para trás das costas e deixa-los falar...
Confesso que prefiro não frequentar centros hipicos e afins cá em Portugal precisamente por todos se acharem os maiores e gostarem muito de ridicularizar os outros que sejam diferentes, menos bons e até mesmo melhores... qualquer coisa é motivo de gozo por isso passei para o ponto de desprezar e fazer as coisas da maneira que acho correctas ou melhores para mim!!! :|
Se te deixa mais seguro usando, pois usa e deixa-os falar! :D se for preciso, ri-te disso também e leva a coisa na boa...
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
slumdog
Membro Júnior

quarta jan 19, 2011 3:18 pm

Monto habitualmente num centro hípico aqui no Porto, aulas de sela 1, no qual não tenho qualquer problema em usar o que quer que seja. Há um acompanhamento muito bom e próximo dos cavaleiros principiantes. Sempre muito apoiados.

Ao fim-de-semana é que monto no interior e aí sim, há muito "chico esperto" que tem o dom de irritar qualquer cavaleiro. Daqueles que te acham "betinho(a)" ou "riquinho(a)" por frequentar aulas de equitação. Quando por vezes eles gastam bem mais dinheiro em copos ou tabaco :)

Estou seriamente a pensar adquirir o colete, até porque numa das quedas fiquei com uma dor nada agradável na zona das costelas. Não quero de todo correr riscos.

Cumprimentos!
anasabreu
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 26, 2011 7:52 pm

Olá Slumdog!
Então conta lá coisas... já compraste o colete?
<p>Ana Abreu</p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Ana77
Membro Júnior
Registado: domingo jun 20, 2010 8:21 pm

segunda fev 28, 2011 11:12 am

Penso que o tronco é uma zona frágil no que toca a quedas. Tal como a cabeça...
Aqui há uns anos, os toques também eram "só para crianças" e hoje em dia toda a gente usa, mesmo na dita equitação de lazer.

O colete é um pouco mais incomodativo, prende os movimentos... pelo menos aqueles que eu conheço!
Tudo é uma ponderação do risco.
Na equitação de lazer, para mais para principiantes, o risco de cair e fracturar será menor, pois não se fazem "manobras" arriscadas.
Mas ainda assim esse risco existe e é efectivo! Um cavalo, num picadeiro fechado, a passo, pode ainda assim assustar-se, dar um pinote e tirá-lo fora... Depois... a gravidade da queda vai da sorte.

Se eu encontrasse um colete confortável usá-lo-ia sempre.
Como não encontro e não faço nada de potencialmente arriscado, vou continuar a montar sem ele... É uma ponderação pessoal... :)
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

segunda fev 28, 2011 12:22 pm

para quem monta há pouco tempo, é bom usar um colete de protecção quando se vai para o exterior a cavalo. a maior queda que eu dei na rua, tive sorte de cair dentro de água, com a égua a fugir espantadissima de um camião que estava a uns metro de distancia. se tivesse caído na terra corria o risco de me magoar a sério!
slumdog
Membro Júnior

domingo mar 06, 2011 2:14 am

Olá...

Ainda não comprei e talvez por isso é que já colecciono umas quantas nódoas negras :D

No outro dia cai em plena aula por "azelhice" minha. Ando a juntar uns "trocos" para o colete de protecção. :)

Acho imprescindível para saídas a cavalo, fora de picadeiro. Há demasiadas variáveis que não controlamos quando estamos a cavalo no campo. No picadeiro é um ambiente controlado. Montar no exterior é muito diferente. É quase impossível não cair uma ou outra vez. Ainda no outro dia o cavalo de um amigo meu se assustou com uma moto 4 (pudera, o ruído desta assusta até uma pessoa quanto mais um animal...) em pleno estrada de serra, lá foi ele ao chão, naturalmente...
Responder

Voltar para “Cavalos”