Hamster Sírio com demasiada comichão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
CaveShinobi
Membro Júnior
Registado: quarta jan 19, 2011 2:39 pm

quarta jan 19, 2011 3:04 pm

Ora, como o título sugere, a minha hamster Síria anda com muita comichão no lombo, ao ponto de estar constantemente a coçar-se. Anteontem, tive de a mudar da gaiola porque começou a agredir algumas das crias (suponho que já se quisesse ver livre delas, visto já conseguirem comer a ração, andar à vontade e já terem os olhos abertos). Como foi inesperado tive de a pôr num balde, que era a única coisa que estava à mão. Como o espaço lá dentro é muito apertado, ela estava sempre a andar por ali à volta e entornava a taça da água, desfazendo o líter (que, lentamente, começou a cobrí-la toda). Entretanto, ontem, decidimos trocar as crias e a rata de sítio, porque assim ela teria mais espaço e as crias, como também são mais pequenas, ficariam com uma área mais proporcional.

Obviamente, lavámos a gaiola bem a fundo, pois já há umas 2 semanas que não era limpa (tinha lá as crias. Não queria estar a mexer naquilo tudo). Depois da hamster ir para a gaiola, começou a passar-se com comichão, e ainda hoje se coça um bom bocado (embora não tanto como ontem. E daí, tem passado mais tempo a dormir, portanto é normal que eu não note tanto). Duvido que possa ter sido restos de sabão que tenham ficado no plástico da gaiola e irritado a pele à hamster, mas também acho estranho ter sido o líter desfeito a provocar-lhe a comichão, visto que ela não tinha comichão enquanto tava no balde; apenas quando foi para a gaiola nova.

Alguém tem alguma sugestão do que poderá ser? É que se sim, é escusado estar a gastar um valurdio no vet, visto ser uma coisa de gravidade mínima.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quarta jan 19, 2011 4:22 pm

Obviamente que não está à espera duma consulta por aqui, pois não?
Questões de saúde são tratadas no vet. Faça isso. :wink:
CaveShinobi
Membro Júnior

quarta jan 19, 2011 4:42 pm

Simplesmente julguei que pudessem fazer alguma ideia do que poderá ser. Eu sei que o recomendado será levar o bicho ao vet, mas há sempre a possibilidade de ser uma coisa pequena e que seja senso comum entre as pessoas que tenham mais conhecimento sobre os animais. Nunca custou nada perguntar.
ZooManiac
Membro
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm

quarta jan 19, 2011 4:45 pm

Não conheço isso! Nunca aconteceu com os meus ! :o
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta jan 19, 2011 5:47 pm

Boas, de facto isso tem uma explicação bastante simples e comum, excluindo se de facto ela tiver algum problema dermatológico, o que não me parece pela breve descrição. De qualquer forma se assim for só um medico veterinado especializado em exoticos a poderá examinar.

O que me parece ser (99% de possibilidade de ser isso) é uma simples questão de território. Uma vez que ela atacou os bebes significa que é uma hamster bastante territorial, e depois de estar no balde, ao ser mudada para uma zona "nova" (cheiro dos bebes + novo substrato) começou a espalhar o seu odor (calculo que se tenha andado a roçar nas laterais da base da gaiola) e a "livrar-se" do novo, coçando-se frenéticamente. O que aconteceu, não é nada de anormal, ou com que se tenha de preocupar, pelo menos por enquanto.

O que é mais preocupante neste momento é mesmo o desmame das crias. Como falou em 15 dias sem limpar a gaiola, por causa dos cachopos, calculo que será a idade deles, e se assim for, são demasiado pequeninos para serem separados, pois ainda necessitam do calor da mãe e de serem amamentados. A idade mínima para o desmame é aos 21 dias. De qualquer forma, juntar novamente, após as atitudes da progenitora, não me parece de todo viavel. O que poderá fazer é dar o triplo de atenção às crias, vigiando o seu estado de saúde, e acrescentar a alimentação papa insectívora, ou papa de ovo (normalmente são vendidas em qualquer loja de animais, onde são mais direccionadas para aves).

Boa sorte
CaveShinobi
Membro Júnior

quarta jan 19, 2011 8:15 pm

__dani__ Escreveu:Boas, de facto isso tem uma explicação bastante simples e comum, excluindo se de facto ela tiver algum problema dermatológico, o que não me parece pela breve descrição. De qualquer forma se assim for só um medico veterinado especializado em exoticos a poderá examinar.

O que me parece ser (99% de possibilidade de ser isso) é uma simples questão de território. Uma vez que ela atacou os bebes significa que é uma hamster bastante territorial, e depois de estar no balde, ao ser mudada para uma zona "nova" (cheiro dos bebes + novo substrato) começou a espalhar o seu odor (calculo que se tenha andado a roçar nas laterais da base da gaiola) e a "livrar-se" do novo, coçando-se frenéticamente. O que aconteceu, não é nada de anormal, ou com que se tenha de preocupar, pelo menos por enquanto.

O que é mais preocupante neste momento é mesmo o desmame das crias. Como falou em 15 dias sem limpar a gaiola, por causa dos cachopos, calculo que será a idade deles, e se assim for, são demasiado pequeninos para serem separados, pois ainda necessitam do calor da mãe e de serem amamentados. A idade mínima para o desmame é aos 21 dias. De qualquer forma, juntar novamente, após as atitudes da progenitora, não me parece de todo viavel. O que poderá fazer é dar o triplo de atenção às crias, vigiando o seu estado de saúde, e acrescentar a alimentação papa insectívora, ou papa de ovo (normalmente são vendidas em qualquer loja de animais, onde são mais direccionadas para aves).

Boa sorte
Realmente, o comportamento da hamster é exactamente esse. Roçar-se nas laterais da gaiola e a coçar-se freneticamente. Notei também que ela fica ligeiramente nervosa quando está para ir para o patamar inferior da gaiola, que é onde as crias andavam. Julgava que o cheiro delas tivesse desaparecido depois da lavagem, mas aparentemente tal não aconteceu.

Obrigado por essa informação e conselhos quanto às crias :) felizmente estão com uma aparência saudável e são ligeiramente gordos. Especialmente um que é panda creme, ainda muito clarinho.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta jan 20, 2011 12:30 am

De nada, realmente foi o que me pareceu. De qualquer forma, a papa é sempre um bom suplemento, até mesmo para bebes amamentados normalmente (quanto mais para esses).

Em questão á cor e padrão: não é panda creme, mas sim cream banded (creme com banda). "Panda" é um termo incorrecto, para definir o padão "banded". Pormenores :P
CaveShinobi
Membro Júnior

sexta jan 21, 2011 2:28 pm

Bom, parece-me que a hamster já parou de se roçar e coçar como antes :)

Se um admin quiser, está livre de bloquear este tópico, visto o meu problema já estar resolvido.
Responder

Voltar para “Exóticos”