terça jan 18, 2011 12:54 pm
Bom dia!
Eu posso apenas partilhar a minha experiência com os meus corys. O meu aquário é comunitário e é frequente os corydoras porem ovos.
Posso dizer que de cerca de 20 posturas que os corys já fizeram ao longo do tempo, 14 deram frutos. Aliás, estes corys já são os "netos" dos primeiros.
Ainda no domingo passado puseram ovos, mas desta vez penso que hoje não deve nascer nenhum.
Ao longo do tempo, fui aprendendo que:
- Os ovos eclodem passado 3 dias da postura.
- Os alevinos quando nascem são todos transparentes nos 2/3 primeiros dias e só se alimentam pelo menos no primeiro dia, do resto do ovo (quando olhamos para eles, parecem o ovo com uma cauda minúscula a andar por tudo quanto é lado).
- É boa ideia pôr os ovos em maternidades pelo menos. No entanto é preciso ter cuidado a colocá-los.
Os peixes usam uma espécie de cola natural que os prende normalmente em superfícies lisas. Como tal., devem ser retirados com uma ponta de faca ou lâmina de barba (mas não logo depois de terem sido postos, porque aí estão moles e rebentam…basta uns minutos depois) e postos na parede da maternidade, mas a parte que cola na parede deve ser a mesma que colava o ovo onde estava (para não ficarem virados ao contrário).
A maternidade deve ser posta na mesma zona onde os ovos foram postos (normalmente são postos onde há corrente, daí haver quem ponha a funcionar bombas para os oxigenar, mas aí a corrente pode ser muito violenta e arrancá-los do sítio) e atenção: as maternidades são preparadas para peixes que não os corys! Se não tiverem pelo menos uma meia de senhora à volta, os corys recém-nascidos fogem pelas grades laterais da maternidade.
Depois, como os ovos ficam 3 dias a “chocar”, há que ter em cuidado, porque podem ganhar fungos.
Quanto aos ovos, podem ter duas “cores”, logo passado um dia:
Acinzentado – em princípio tem cory lá dentro (nos últimos dias com uma lupa dá para vermos ele a mexer-se)
Branco opaco – ovo não fertilizado
Seja como for, não os tiro antes do 3.º dia.
Os corys depois de nascerem criam-se muito bem. No primeiro dia eles comem o saco vitelino do ovo. Depois, dá-se JBL nobilfluid (artémia líquida). Basta umas 2 ou 3 gotas…
Nas primeiras semanas de vida é a altura onde morrem mais, mas depois safam-se bem.
No fim do 2.º, 3.º dia, ficam acinzentados e aos 2, 3 meses começam a adquirir as cores definitivas.
Isto fui aprendendo por mim, pode ser que haja mais coisas que não sei…afinal os meus corys começaram a pôr ovos sem eu fazer nada por isso. (apenas fiz criação, intencional, de barbos-cereja e viúvas, com resultados positivos).
Cumprimentos,