"Dogues" porquê?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta jul 26, 2002 10:46 am

Olá a todos! :)

Reparei num tópico onde falavam de Dogues Alemães.

Pergunto qual a razão para, se estamos a dar um nome português à raça (também conhecida por Grand Danois), de usarmos "Dogue"?

Presumo que "Dogue" seja um aportuguesamento de "Dog", se eu estiver correcto, porque não chamar Cão Alemão em vez de Dogue Alemão?

Existe alguma razão especial para se usar "Dogue" em vez de "Cão"?
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jul 26, 2002 1:07 pm

Dogue vem de Dogo ( molosso, cão do tipo mastiff) e não de Dog que significa em inglês Cão. Aliás em inglês o termo dogo ou dogue é substituido por mastiff.

Tal como Dogo argentino, dogue de bordéus, dogo canário... em português o correcto seria dogo e não dogue, mas usa-se as duas terminologias, por hábito ou convenção de cada raça... nós somos sempre muito adaptáveis ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta jul 26, 2002 1:21 pm

Curiosamente a Alemanha e a Dinamarca já se puseram de acordo à quase 100 anos sobre o nome da raça - Dogue Alemão... Great Dane ou Grand Danois está em desuso menos nos países anglo-saxónicos...

aqui é continuamos a achar que sabemos mais sobre as raças que nos países de origem...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta jul 26, 2002 1:40 pm

Uma pessoa está sempre a aprender. ;)

Obrigado por me terem esclarecido! :)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jul 27, 2002 9:43 pm

casadiscaes Escreveu: Curiosamente a Alemanha e a Dinamarca já se puseram de acordo à quase 100 anos sobre o nome da raça - Dogue Alemão... Great Dane ou Grand Danois está em desuso menos nos países anglo-saxónicos...

aqui é continuamos a achar que sabemos mais sobre as raças que nos países de origem...
Bem eu continuo a usar a designação Grand Danois (GD) pela simples razão de ter sido a designação mais comum de há 30 anos no nosso país e os primeiros Grand Danois ( ou Dogue Alemão se preferir) terem chegado a Portugal na maioria precisamente dos países anglo-saxónicos.

Se o Gonçalo notar, a designação Dogue Alemão só começou a ser mais utilizada no nosso país a meio dos 90 e como desde pequeno ( anos 70) me habituei a usar GD assim ficou e ficará. Devo evoluir na designação ? Não vejo razão para tal, não influi na qualidade e até ajuda a dar uma iniciação historica desde os tempos do debate sobre qual das duas correntes do Deutsche Dogge iria subsistir.

Finalmente uma correcção. Não concordo que os Portugueses achem que sabem mais que nos países de origem. Desagrada-me sim duas coisas:

1- Que certos criadores levem cães a exposição que não são de sua criação. Isso para mim não é criador, mas expositor...Usar o trabalho do outro para brilhar ( ou fazer figura de urso)

2- Que ao contrário do que diz de cá acharmos que sabemos muito mais que nos países de origem, achemos que os criaores espanhois são o máximo. Conheço 3 criadores em Espanha bons ( um é mesmo excepcional) . O resto exporta lixo que é acolhido no nosso país como o suprasumo da barbatana...

Um abraço

Vasco
Responder

Voltar para “Cães”