Ajuda... o meu gato ferra

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

sábado jan 22, 2011 11:04 pm

Boa noite, tenho um gato com 4meses. esta comigo desde um mes de idade.
Ao principio dava umas simples mordidas nos dedos das maos, imitando o acto de mamar... e foi evoluindo! agora quando se lembra vem logo pra ferrar... mas ja nao é so as maos!
é braços, pernas, pés.... o veterinario diz pra o afastar quando ele começar a exagerar, mas quando faço isso, ele vem com mais furia!
por vezes ta no colo a receber mimo, todo romrom... e lembra-se e la começa a ferrar... nao é de brincadeira, porque acabo por ficar marcada. e nao é so a mim... é a tua a gente ca de casa, e mesmo quem vem de visita!
sera agressivo? como vou educa-lo pra nao continuar a ferrar?
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sábado jan 22, 2011 11:54 pm

Tem que o educar a não fazer isso, desde bebé que não se deve incentivar, pelo contrario. O animal tem que saber que aos donos não se morde.
Sempre que ele morder repreenda-o, ponha-o o de castigo, de-lhe uma palmada, ele tem de associar o morder a alguma coisa negativa para perder o habito.
marianovo
Membro

domingo jan 23, 2011 12:07 am

Quando ele começa a exagerar tento dar-lhe um chega pra la... meto-o no chao, e ele ataca-me as pernas... ou atira-se pra cima de mim e faz o mesmo. Ja cheguei a mete-lo fora do quarto numa vez, e ele ficou a miar como se a chorar, e quando lhe abri a porta veio logo fazer o mesmo!
Começo a achar que nao é brincafeira, é maldade! Fica todo nervoso com orelhas pra traz, olhos bem abertos, agarra-se com os dentes, enquanto empurra com as patas de traz e segura com as da frente...
Sophie58959
Membro Júnior
Registado: sábado dez 11, 2010 11:55 pm

domingo jan 23, 2011 12:13 am

O meu gato faz o mesmo mas.... já tem 1 ano e meio...
A verdade é que eu o castigava quando me ferrava os dentes mas a minha mãe achava piada às brincadeiras :twisted:

Isto acontece sempre à noite quando ele se entusiasma muito ou quando quer brincar e ng o faz com ele.. Nota-se bastante bem quando ele vai atacar: a pupila ocupa o olho quase todo...

Solução: ir buscar o borrifador (ele não vai lá com nãos), ou pegar pelo cachaço e pô-lo dentro da banheira e salpica-lo c as mãos com água (depois é que larga o cachaço e vai vê-lo a patinar pela casa de banho a fugir e acalma logo - cuidado é para o gatuxo não apanhar com água a mais para não ficar doente!!), ou fechá-lo num quarto até acalmar os ânimos...

Mas como o seu gato ainda é bebé o melhor mesmo é quando ele morder, você parar de brincar com ele e ir fazer outra coisa qualquer e dar-lhe desprezo :lol:
marianovo
Membro

domingo jan 23, 2011 12:49 am

Sophie: Ja cheguei a pensar que era brincadeira, mas ele por vezes ta sossegado e lembra-se, poe-se em posiçao de ataque, rasteirinho, cauda toda a abanar orelhas pra traz e la vem de speed, ferra, ferra, chego-o pra traz ou mete-o no chao e desvio a atençao dele e quando dou conta ja me ta a ferrar novamente, e isto repete-se ate ele se cansar!... outras vezes ta no colo, lembra-se e começa a ferrar começa nas maos, vai braços...
Eu queria ver se lhe tirava este vicio agora de novo, porque se agora ja me deixa toda marcada , quando for adulto...
E é a unica coisa que me desagrada nele, porque de resto, nao me estraga nada em casa, tem um arranhador/ginasio e volta e meia lembra-se e vai dar cabo daquilo. Deixa cortar as unhas sem stress, deixa escovar na boa.... é so o raio do vicio que ele tem de ferrar! Ate parece um cão nesses momentos!
adribeiro
Membro
Registado: segunda dez 27, 2010 9:22 pm
Localização: Mimo, Suri, Simba, Luna, Ez, Tarzan e Shaki (Gatos); Penny, Sheldon (Tartarugas); Tita (Cadela)

domingo jan 23, 2011 3:09 am

O Mimo também me mordia, um dia passei-me e mordi-lhe eu. Desde aí ganhou tininho. :twisted:

Dê-lhe uma palmada, isso é parvoeira de gato, passa. Não é agressividade, é mesmo paródia. O meu à noite também entra em modo racing, corre a casa toda com o rabo eriçado e as orelhas para trás, parece o diabo, e depois esconde-se nas esquinas à minha espera. Mas é tão esperto, que esconde a cabeça e deixa aquele cu de 7kgs à mostra. É um parvo. Quando me começa a magoar, meto-lhe a almofada à frente e ele que descarregue a fúria :roll:
"Cats rule, dogs drool."
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

domingo jan 23, 2011 1:50 pm

Essa de lhe dar uma trinca tambem, é boa ideia. conheço imensa gente que fez isso com cães e gatos, e resultou logo. xD
A minha tambem morde, tem agora 10 meses. e isto de morder começou á pouco tempo. o afastá-la com água nao resulta, porque por ela, estava sempre dentro de água.
ás vezes tambem me faz lembrar um cao, rosnou qd para aqui veio outro gato (que ja foi embora), ás vezes vai buscar um brinquedo e tras para mandar-mos e volta a trazes, morde, roi tudo.. enfim!
Palmadas com ela também nao resultam, e por de castigo mt menos. Na noite de natal deixei-a sozinha, quando xeguei dei-lhe imensas festas e ela mordeu-me, pensei que era a brincar, e quando ia tirar o braço pq ela se afastou, virou-se e mordeu-me a serio que ate fez um pouco de sangue, talvez por vingança.
Seja o que for, espero que tenha sorte, e se a água, as palmadas e o castigo nao resultarem, dê-lhe uma verdadeira trincadela para ela perceber quem manda! eheh
Sophie58959
Membro Júnior
Registado: sábado dez 11, 2010 11:55 pm

domingo jan 23, 2011 2:01 pm

Pois, o meu também e mto meiguinho, só quando acha que já chega de festa dá uma pequena trinca...

Mas o que descreveu com o seu gato, acontece o mesmo com o meu. O melhor é agarrá-lo pelo cachaço e fechá-lo noutra divisão sem brinquedos...
Com o meu, não resultou isso de morder :evil:
Relativamente à água, se tiver um borrifador ele pode comportar-se de forma diferente.. O meu gato também gosta de água (até se mete na banheira comigo) mas quando vê o dito cujo, semi-serra os olhos é bate-lhe :lol:
Ahh e a palmada também não resulta, fica muito mais furioso e ataca com mais força....
yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

domingo jan 23, 2011 2:56 pm

Olá.
Ando precisamente com a mesma situação com o Artur , que tem quase 4 meses.
O que está a começar a resultar com ele.. quando começa a morder com mais força, é mesmo agarrar pelo cachaço,dizer-lhe um "não " firme a olhá-lo nos olhos, po-lo no chão e parar de brincar. Se insisitir demasiado é agarrar nele e fechá-lo noutra divisão por 5 minutos para acalmar. Isto tudo sem gritarias e mordidelas(que tb já experimentei...... nao resultou :p)
Com os pés começou a resultar quando o começei a pisar nas patas. Sem exageros, claro,não o quero magoar só um apertãozinho..agora está a ganhar mais respeitinho.

Mas já vi que cada gato é uma personalidade, se calhar tem de perceber o que resulta com ele, sem lhe criar medos.
tonilda
Membro
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

domingo jan 23, 2011 3:22 pm

Ahahah é mesmo, cada um tem a sua personalidade.
Mas na verdade sao todos uns tontos, e acabam sempre por fazer o que querem. A minha nao ganha medo a nada, as vezes quem me dera. só faz asneiras. No outro dia levou um palmadao do meu namorado, e agora basta ele olhar para ela, e ela ja o respeita mais mas mesmo assim... mas a mim é impossivel. grito com ela, dou palmadas, e sei la.. e ela limita-se a ignorar-me e ainda me 'goza'. Começa logo a brincar! Portanto, o melhor mesmo é nem lhe dar muita importancia, mas as vezes consegue tirar-me do sério, mas é mesmo como se fossem crianças. xD
Algum dos vossso ja vos mordeu a cabeça? esta no noutro dia cravou.me as unhas e mordeume a cabeça.. enfim! Ela anda sempre no ombro tipo papagaio, adora e faz um romrom super alto. :D
marianovo
Membro

domingo jan 23, 2011 3:58 pm

Obrigada por partilharem as vossas historias:) Pensava que so o meu é k tinha o vicio de morder, ate porque conheço pessoas com gatinhos e sao todos "calminhos" so mordem mesmo quando nao estao a gostar d mimo ou quer que lhe deixem em paz, mas é uma mordida so do tipo: deixa-me!
Quanto a dar uma palmada, nao resultou, parece que nem se apercebe, ou acha que é algo do tipo: continua que tas a fazer bem!
Um NAO ou um SAI , so o faz parar olhar pra mim e repetir com mais agressividade.
O borrifador , ja me falaram , mas as vezes quando tou a preparar o almoço/ jantar ele vem pra banca, eu molho a mao e atiro com a agua, mas ele procura outro lado da banca e torna a vir de mansinho, e repete-se tudo outravez.
Ja comentei isso com o veterinario e ele diz pra lhe chegar pro lado e deixar de dar atençao... que ele mais tarde ou mais cedo vai perceber que eu nao aprecio as mordidas. Mas ja desde um mes que tento mete-lo na linha e nada...
tonilda
Membro

domingo jan 23, 2011 4:04 pm

Ele tambem ainda tem apenas 4 mesinhos, dá-lhe para tras sim, mas é tao bebe ainda que isso deve ser por querer mesmo muita atençao, e ainda é muito traquinas. Olha a minha disseram que ao ser esterilizada iria acalmar, fiquei triste ao pensar que ela nao iria brincar tanto e assim, mas ainda está pior que antes. Eu acho que em parte, todas estas coisas tambem só vao acalmando com a idade, e sendo o teu ainda um bebezinho, tens de o por na linha já é verdade, mas acho que nao adianta de muito ser assim muitooo rigida, porque ele é mesmo capaz de nem querer saber e querer só brincar.
marianovo
Membro

domingo jan 23, 2011 4:07 pm

Quanto ao ferra-lhe tambem... Nao consigo!
Ja a palmada me custa, apesar de ja me dizerem que nao é a dor que lhes mete na linha, mas sim a firmeza com que se faz isso.
Ao principio ele tinha o vicio de sair porta a fora, moro num apartamento e sempre que entrava/saia ele era o primeiro a chegar ca fora, ate que uma vez o meu namorado deu-lhe uma palmada e disse-lhe NAO com firmeza. E resultou, nunca mais veio ca fora! pode a porta estar aberta, que ele senta-se na parte de dentro, bem olha pra fora, mas sair nunca mais saiu...
Com as mordidas é que nao resulta!
Mas vou tentar o borrifador! vou ter um na mesinha de cabeceira a mao, vamos la ver se é desta que larga o vicio!
tonilda
Membro

domingo jan 23, 2011 4:16 pm

Pois, é o que me acontece, se for eu a ralhar e bater nao funciona, mas com o meu namorado, a palmada e a firmeza com o que o fez, ela atinou logo com ele! =/ na verdade eu acho que os animais nao se intimidam mesmo comigo. Pq ora me zango como ja tou a dar festinhas o que nao pode ser mas.. quem não é assim maioria das vezes? eheh mas pronto. Tenta ser firme e boa sorte com o borrifador. Acho que se o fizesse á a minha, ela ficava era toda contente. às vezes tou a beber água da pela garrafa, e ela ja sabe o que é, entao atira-se ás minhas pernas, e mia. Houve uns tempos em que ela só bebia água se fosse do copo! eles apanham cada vicio..
marianovo
Membro

domingo jan 23, 2011 7:01 pm

Realmente tambem pode ser disso que dizes, ora da-mos mimo ora tentamos repreende-los, e voltamos a dar mimo...
Responder

Voltar para “Gatos”