caros foristas, vejo, com infelicidade, que a discriminação contra certas raças ou certas pessoas está muito viva, não só na sociedade em geral, como curiosamente, nos participantes num forum deste genero.
as raças que cada um tem, a forma como se veste, a maneira como equipa os cães, ou o sitio para onde os leva só a ele dizem respeito desde que não incomode e não agrida ninguem.
vi aqui, donos de cães potencialmente perigosos contra o uso de coleiras de bicos, etc, etc,...como se a imagem do cão ou do dono tivessem aver com o seu comportamento. isto é a historia do descriminado descriminador.
por essa ordem de ideias estão a dar razão aqueles que consideram que passear um pit ou um rot é só por si uma imagem agressiva (mesmo que com colar de ouro) e associam estes cães a marginais, isto é, tal como muito de vós estão a julgar pela imagem
Olá,
Eu vejo com infelicidade que algumas pessoas ainda não perceberam o que aqui está em causa. Pela minha parte não se trata de discriminar pessoas e muito menos raças "potencialmente perigosas", mas sim de pesar nos pratos de uma balança as opções que infelizmente somos "obrigados" a tomar.
Facto 1: Pelos motivos mais variados, grande parte das pessoas desta sociedade têm medo de determinadas raças de cães
Facto 2: Os legisladores e políticos cada vez mais insistem em tornar as Leis discriminatórias de raças (BSL) uma realidade
Facto 3: Existem cães (notem que não digo 'raças') e donos EFECTIVAMENTE perigosos
Perante estes, e outros, factos algumas raças são alvo de antagonismo, receio e discriminação. Todos os dias aqueles que têm um cão de uma das raças consideradas 'potencialmente perigosas' o sentem na pele. Quem é consciente e quer realmente mudar esta atitude da sociedade, faz TUDO para que as pessoas percebam que o seu cão não é agressivo e perigoso. Quem tem um cão destes porque ama verdadeiramente a raça, tem interesse em proteger não só o seu próprio cão mas também toda a raça a que ele pertence. Quem ama verdadeiramente o seu cão e a raça, está disposto a tudo para os preservar.
Toda a gente tem direito a andar vestida como quiser, e mal feito fora que alguém tivesse alguma coisa a ver com isso. Mas é um facto também que existem certas convenções. Ao contrário do que aparece num anuncio de Gelados, não se vai à opera de fato de banho!!
Não é mentira nenhuma que a forma como nos vestimos é uma forma de mostrarmos a que 'grupo' pertencemos. É uma realidade que os jovens vestem determinados tipos de roupas consoante as 'ondas' com que se identificam e a sua maneira de estar na vida em determinado momento. Os nomes que actualmente se dá a estas tendências eu não faço ideia

...no "meu tempo" haviam os 'betinhos', os 'Heavy', os 'Surfistas', etc.....
Por mais que não se queira, a roupa é um rótulo com o qual as pessoas, supostamente, identificam o que está dentro do frasco...perdão...debaixo da roupa.. Algumas vezes este "rótulo" é enganoso, mas isso pode advir de diversas situações: aqueles que querem parecer o que não são, aqueles que não querem parecer o que são e...uns pouquinhos.....que se estão lixando para tudo, agarraram naquela T-Shirt e numas calças porque estavam à mão e... "não me chateiem porque hoje é sábado!"
E o que é que este testamento todo tem a ver com os cães perigosos e coleiras de picos? Pois....é que há também quem tenha cães de determinadas raças e os enfeite com coleiras de picos para parecer o que não é ou para não mostrar o que é! E....existe também quem tenha cães de determinadas raças porque é aquele o cão que gosta e..."não me chateiem que eu quero é divertir-me com o meu amigo de 4 patas".
Quem não quer que o chateiem porque acha que pode ( e efectivamente PODE) andar vestido como quiser, pode andar de cabelo espetado, calças rasgadas, argolas no nariz e botas da tropa que ninguém term nada a ver com isso! É a sua "curte", o seu estilo, a sua forma de estar na vida no momento ( pode ser só um dia ou vários anos). O mais que pode acontecer é algumas pessoas olharem "de lado", mas quem se interessa por isso?
Pois......mas se andar a passear o seu cão com coleiras de picos e outros artefactos se calhar já interessa a atitude das pessoas. Chamem-lhes histéricas, estupidas ou o que quiserem, mas...estas pessoas são 'a sociedade'! É em função delas, dos seus receios, necessidades e anseios, que supostamente os legisladores legislam e os governante governam. Se estes 'medos' forem apaziguados, as "vozes "calam-se e os assuntos deixam de ter relevo. Mas se estes medos forem instigados os receios aumentas e as "vozes" também....consequentemente tem de fazer-se alguma coisa, e geralmente fazem-se coisas más! ( Leis estupidas).
Como eu já disse, não basta ser bom, há que parecê-lo. As vossas conversas são muito bonitas e até me é impossível de discordar quando alguém diz que o comportamento pode não ter nada a ver com a imagem! Mas não é a mim que ninguém tem de convencer de nada!! Eu sei disso, mas infelizmente a maioria da sociedade não sabe e nesta base JULGAM PELA IMAGEM sim senhor!
Agora vocês têm duas escolhas:
- Continuam com a atitude de quem tem razão, de que as pessoas não devem ser julgadas pela imagem, de que temos os direito de andar vestidos como quisermos e de enfeitar os nossos cães como quisermos......mas a legislação BSL acaba com os vossos cães! ( talvez daqui a 100 anos a sociedade mude e as coisas melhorem...pena que então o PITBULL possa já estar extinto)
- Abdicam das vosso 'estilo', 'curte' ou o que queiram chamar e andam com os cães como qualquer outro, para que ele seja 'visto' como qualquer outro. Quando isso for uma realidade, o passo seguinte poderá ser enfeitá-lo com coleiras de picos, coletes e demais artefactos.
Acordem...porque eles 'andem' aí

Paulo C.