Gatinho constipado ou com coriza?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

domingo dez 07, 2003 1:35 pm

Olá,

Este fim-de-semana fui eu com os meus meninos à Vet. e tirei as minhas dúvidas:

O Torby e a Mel apanharam Coriza, mas a médica disse que apesar de tudo foi leve, porque eles estão bem dispostos e comem muito bem. Não foram afectados na vista, os medicamentos obrigam mesmo a ranhoca sair do nariz.

Fizeram nos primeiros dias uma injecção de anti-inflamatório e outra de antibiótico. Ontem já tiveram "alta" das injecções, não têm febre e vão fazer antibiótico em comprimidos duas vezes ao dia cada um, cerca de 8 dias. Quando acabarem, vou ao Vet. mostrá-los para ver o aspecto geral como estão.

A Coriza é uma doença respiratória dos gatos que poderá ser chamada vulgarmente de Constipação; o desenvolvimento desta doença, por vezes pode ser "incentivada" por correntes de ar ou frio... (pelo menos entendi assim a explicação da médica).

Hoje já fazem pouco "atchim"! ;)

Muitos ronros e miaus da Mel e do Torby, :D
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo dez 07, 2003 2:01 pm

o joão teve uma coriza que o ia levando desta para melhor. estava vacinado. o vet disse que a vacina não impede que os animais adoeçam. pode aliviar apenas os sintomas. coisa que não aconteceu com este gato. essa coriza deixou-lhe sequelas para o resto da vida. escusado será dizer que durante 3 anos, como ele andava sempre constipado, os outros andavam igualmente. foi bonito, foi. era meter comprimidos pela boca abaixo de nove gatinhos, pingos ou pomada nos olhinhos. etc. é muito contagioso e pode ser fatal.
Lazuliy
Membro Júnior
Registado: segunda ago 18, 2003 6:27 pm

domingo dez 07, 2003 2:43 pm

[quote=Petruska]
Olá,

Este fim-de-semana fui eu com os meus meninos à Vet. e tirei as minhas dúvidas:

O Torby e a Mel apanharam Coriza, mas a médica disse que apesar de tudo foi leve, porque eles estão bem dispostos e comem muito bem. Não foram afectados na vista, os medicamentos obrigam mesmo a ranhoca sair do nariz.

Fizeram nos primeiros dias uma injecção de anti-inflamatório e outra de antibiótico. Ontem já tiveram "alta" das injecções, não têm febre e vão fazer antibiótico em comprimidos duas vezes ao dia cada um, cerca de 8 dias. Quando acabarem, vou ao Vet. mostrá-los para ver o aspecto geral como estão.

A Coriza é uma doença respiratória dos gatos que poderá ser chamada vulgarmente de Constipação; o desenvolvimento desta doença, por vezes pode ser "incentivada" por correntes de ar ou frio... (pelo menos entendi assim a explicação da médica).

Hoje já fazem pouco "atchim"! ;)

Muitos ronros e miaus da Mel e do Torby, :D
[/quote]

Olá foristas,
pois no ano passado os meus ninos também estiveram constipados. Nunca tal vi. O meu Nino foi à janela, o que ele adora ver a rua, mas o tempo estava frio e ele apanhou ar que se constipou, à noite já estava a pingar do nariz e babava-se todo, coitadinho. Tomou anitbiotico duas semanas, no entanto teve de levar uma injecção e fez radiografia aos pulmões, porque nos primeiros dias não teve melhoras. Os olhinhos estiveram congestionados, e só no Natal ele melhorou. Tinha falta de ar porque fazia muito barulho a respirar. E tinha de dormir inclinado com a cabeça mais alta que o corpinho. Foi uma época muito complicada. Agora não vai à rua, nem à janela. Costumo abrir só uma nesga para ele cheirar o ar e mais nada. É um gatinho de estufa. Muito propenso a constipações. Quase que ele se ia embora. Mas graças a Deus ficou bem.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 08, 2003 1:55 am

Olá Petruska.

Só agora li o tópico e também já li que estão a melhorar, o que é muito bom :D . Ainda bem que deu conta a tempo e horas... ;) :D . Os nossos animaizinhos beneficiam imenso quando os donos estão atentos e actuam em tempo útil... ;) :D .

Continuação das melhoras,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Petruska
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 11:52 am

Olá,

Obrigada por contarem as vossas experiências. É sempre bom saber sobre os outros gatinhos.

A Mel já está fina, não faz "atchim" foi muito rápido(também tem as vacinas todas em dia). O Torby ainda falta alguns reforsos de vacinas no fim deste mês, além do mais é pequenino e está a resentir-se mais (ainda faz "atchim").

Agora fico preocupada como será daqui para frente... isto vai desaparecer e passa ou há o perigo de contágios futuros?

Quero dizer se eles serão sempre suspeitos de conviver com outros gatos, etc.

(esta dúvida não tirei com a médica :oops: )
anjaazul
Membro Veterano

segunda dez 08, 2003 5:48 pm

Agora fico preocupada como será daqui para frente... isto vai desaparecer e passa ou há o perigo de contágios futuros?
a coriza é uma doença que pode aparecer em qualquer altura. enquanto os velhotes foram vivos, para o fim, tinham coriza com frequência. sobretudo o joão. era um castigo. os outros apanhavam também. agora :D :D o melhor é não dizer mais nada. :oops: :oops:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda dez 08, 2003 7:31 pm

Olá

Ainda bem que a mel já está boa. vai ver que o Torby fica bom depressa. E uma vez que são gatos qcriados sempre em casa, vai ver que não ficam sequelas para o futuro.

beijokas
kathleen
bambucecilia
Membro Júnior
Registado: sexta jan 31, 2003 3:30 pm

terça dez 09, 2003 2:50 pm

Olá

Fiquei surpreendida ao saber que a Mel tinha sido afectada pelo virus parece que este fim de semana aconteceu de tudo. Mas, ainda bem que a mel já está boa vais ver que o Torby fica bom depressa. O meu Bambu teve tb um espirro no sabado e fiquei logo em alerta, resguardei-o no quentinho e por agora não o vi espirrar mais, espero que não fique constipado.

Beijos,
Cecilia Lopes
Petruska
Membro Veterano

terça dez 09, 2003 4:24 pm

Olá,

Pelo que tenho lido, é capaz de ser um pouco lenta a recuperação deles... ontem não faziam "atchim" mas hoje de manhã a Mel teve um ataque de espirros :? :?

Entretanto mais logo vamos levar o Torby outra vez ao Vet.... descobrimos uma pelada atrás das orelhas! Tem micose e a Vet. aconselhou-nos e por-lhe Betadine até mais logo quando fôr à Clínica.

Nem imaginam o pulo que o meu coração deu, ontem estava a escova-lhe e descobri a pelada na orelha. É incrivel ele tem tanto pêlo que nem se descobria aquilo!

Não há uma sem duas!
anjaazul
Membro Veterano

terça dez 09, 2003 10:01 pm

Não há uma sem duas!
ai isso não. aqui, é o pantufa com uma crise de rins, a carlota numa coceira danada e a alice a espirrar. mas como o diabo não está sempre atrás da porta, o pantufa apresenta melhoras, a carlota já se coça menos (graças à pomada) e a alice hoje não espirrou :D :D vamos ver se o pai natal traz boa saúde a todos "nós". :D
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta dez 10, 2003 10:11 am

Olá

Petruska já há novidades dos seus peludos?

beijokas
kathleen
Petruska
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 11:22 am

Olá bom dia,

Isto está complicado...

Ontem o meu marido levou os dois ao vet. A Mel parou o antibiótico e levou 3 injecções :( teve um ataque de espirros e espasmos como se estivesse sufocada, tinha 39,5º de febre...

O Torby está a recuperar bem (está sempre bem disposto e come que nem um alarve!) da Coriza. Afinal não era micose! Ele tem ácaros nos ouvidos e por isso coçava as orelhas e provocou peladas de tanto coçar. Estamos a fazer Orydermil 1x/dia, e um pouco de betadine na careca.

A vet perguntou se temos aquecimento na casa, poderá ser isso a complicação da indisposição dos bichanos... esta situação pode levar algumas semanas segundo a Vet.

Hoje vamos levar a Mel para mais injecções. De manhã estava murchinha...

Uff! :roll: anda tudo avariado cá em casa! (trabalheira!)
Kathleen
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 11:37 am

Olá

Mas que pena... Espero que eles melhorem depressa. O aquecimento não provocaria coriza só se eles apanhassem correntes de ar?

Beijokas
kathleen
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta dez 10, 2003 11:38 am

Olá Petruska,

Do coração desejo que os seu meninos melhorem, são coisas demoradas, mas com o tratamento eles vão ficar bons.

Bjs

Mai-mai
Petruska
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 12:01 pm

Obrigada,

Realmente deve ser o aquecimento e depois as correntes de ar pelo hall e na cozinha... Eles vão para a cozinha (não é aquecida) onde fica a liteira e os recipientes de comida e água... então Torby que gosta de brincar com água e molha-se sempre que bebe água...

Sabem, são tratados a pão de ló, dormem aconchegados no nosso quarto, têm almofadas fofinhas no escritório, poleiros nos sofás da sala com cobertor... ( :roll: ) + aquecimento....

Ah! um pormenor: quando abrimos o frigorífico, é ver quem chega primeiro em questão de segundos para meterem o nariz lá dentro! (fiambre) é cá um descaramento! :roll:. Até se atropelam um ao outro!
Responder

Voltar para “Gatos”