bola para chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta jan 26, 2011 12:52 pm

Eu não sou rápida a dar respostas assim xyla, mas quando vejo um dono cometer o mesmo erro em duas semanas e depois pedir "truque" porque não lhe apetece o trabalho de ir buscar o animal... enfim :roll:
xyla
Registado: quarta jan 26, 2011 12:48 am

quarta jan 26, 2011 1:40 pm

GSfanatic, muito obrigado pela resposta e pertinentes dicas. Ainda que da última "desmontagem" não tenha visto os fios acessíveis pelo rodapé, vou iniciar os trabalhos de salvamento/caça o mais rápido possivel.
xyla
Registado: quarta jan 26, 2011 12:48 am

quarta jan 26, 2011 1:47 pm

marainamar, é só porque sou atrasado e quero que algo de mal aconteça ao animal que permiti que houvesse este incidente... santa paciência.

Tendo dificuldade em dar respostas, talvez fosse preferível abstrair-se de o fazer... é só uma sugestão.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta jan 26, 2011 3:02 pm

Solte a chin apenas e só no WC com a tampa da sanita fechada e com tudo seco. Veja se não há buracos. Mesmo com todos os cuidados, elas arranjam sempre forma de escapar. Como disse a GSfanatic, não coloque panos (não adianta da nada e podem ser fatais se ingeridos) mas sim tábuas. Solte a chin apenas à noite e deixe-a andar sossegada no WC. Coloque a gaiola num local seco, sem correntes de ar e sem ruídos. São animais muito sensíveis. Ensine as suas filhas a verem que um chin não é um cão ou um gato. :wink:
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

quarta jan 26, 2011 4:30 pm

Também pode solta -las no hall de entrada ai supostamente ainda á menos sítios onde se enfiarem. No meu caso eu já aprendi com a minha quando ela consegue se escapar para a sala ou porque deixei a porta mal fecha ou preciso de sair do hall de entrada, que se a deixar ir e não for logo atrás dela a correr ou algo do género, ela passado um bocadinho sai logo do sitio debaixo do móvel da sala, porque se eu for tentar tira la de la bem posso por la todo o tipo de guloseimas ou chama la que ela não faz caso nenhum, se eu sair de ao pé do móvel e afastar ela passado um bocadinho sai.
karenM
Membro
Registado: domingo ago 29, 2010 9:26 pm

quarta jan 26, 2011 4:54 pm

Xyla quando falei em desmontar a casa toda tambem me estava a referir a cozinha.. aconteceu-me exactamente o mesmo que a si. Estava eu na cozinha de repente evapora-se o moço. Procurei e la se tinha enfiado atras da maquina de lavar, teve de ser tudo desmontado e ainda bem que nao se lembrou de roer nada. Numa outra aventura soltei-o na sala e pus-me a ver tv mais uma vez desaparece-me o artur.. e estava nada mais nada menos que debaixo da lareira! entrou por um buraco ainda mais pequeno que o outro. bem nesse nao havia mesmo hipotese de o tirar de la e ficou por la a passar dois dias de ferias mas desistiu quando lhe deu a fome ;p maroto. Realmente eles sao espetaculares a encontrar buracos que nos nao faziamos ideia de existirem.
mas entao e a sua chinchila? ja foi resgatada?
djeiny
Membro
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

quarta jan 26, 2011 6:19 pm

o meu djeiny (antes de morrer) meteu-se atrás da maquina de lavar roupa na cozinha enquanto eu tomava banho e a minha mãe distraiu-se e quando acabei de tomar banho fui á cozinha e não o vi corri a casa toda e ele aparece mesmo ao lado da maquina. Típico de um "rato"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Annae
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 1:32 pm

quarta fev 09, 2011 9:46 pm

É preciso ter bastante cuidado elas escondem-se, gostam de se sentir apertadas, metem-se por entre a cama e a parede, nas escadas metem-se por detras do jarrão, e eu digo que estão a fazer de spider man: :D E quando se penduram nos galhos do meu jarrão e começam a fazer "pammm... pammm" é a cantoria lol
nadinha1
Membro Júnior
Registado: segunda fev 14, 2011 6:30 pm

segunda fev 14, 2011 11:19 pm

As minhas chinchilas andam todas de bola e gostam muito.
Para além disso deixo-as andar um pouco soltas com a minha supervisão e uma de cada vez.
Na minha opinião as bolas são muito uteis. Para além de eles puderem andarem onde quiserem sem qualquer perigo (choques, etc) nas idas ao veterinário em vez de estarem fechados em malas transportadores a stressar andam pelo veterinário de bola à vontade e a descontrair.
A vet ficou impressionada e apoiou a ideia.
Compre sempre o tamanho maior para elas terem espaço e assim as aberturas serão maiores podendo o ar passar. Nunca verifiquei que qualquer uma delas ficassem com calor lá dentro antes pelo contrário. Quando a minha chinchila esteve internada a maneira de ela passear foi porque eu deixei lá a bola dela. Foi bom para a sua recuperação. A vet vai comprar também para outros roedores que possam andar enquanto estão internados.
:)
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça fev 15, 2011 12:07 am

nadinha1 Escreveu:Na minha opinião as bolas são muito uteis. Para além de eles puderem andarem onde quiserem sem qualquer perigo (choques, etc) nas idas ao veterinário em vez de estarem fechados em malas transportadores a stressar andam pelo veterinário de bola à vontade e a descontrair.
Não é possível... :? :o
nadinha1
Membro Júnior

terça fev 15, 2011 10:55 am

chinchilavis Escreveu:
nadinha1 Escreveu:Na minha opinião as bolas são muito uteis. Para além de eles puderem andarem onde quiserem sem qualquer perigo (choques, etc) nas idas ao veterinário em vez de estarem fechados em malas transportadores a stressar andam pelo veterinário de bola à vontade e a descontrair.
Não é possível... :? :o
Só contei a minha experiência...
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça fev 15, 2011 1:04 pm

É uma experiência positiva no meio de milhares de experiências negativas. Ainda bem que as suas chinchilas gostam da bola e dão-se tão bem que até podem passear pelo veterinário dentro dessa bola. Tal não significa que o mesmo aconteça com as outras chinchilas (a maioria delas detesta essas bolas), mas pronto, é a sua experiência e tem o direito de partilhá-la.

No entanto há uma coisa com a qual não concordo e espero que a sua veterinária mude de ideias. Comprar bolas para os outros roedores, para que eles possam passear enquanto internados é uma ideia simplesmente terrível. A veterinária não tem como saber como esses animais reagirão à bola, não tem como saber se eles gostarão ou se terão ainda mais stress. Já é stressante o suficiente estar num local desconhecido, com gente desconhecida e doente, ainda por cima. Vai-se correr o risco de piorar a situação, porquê? Só para eles poderem passear? Só pela POSSIBILIDADE deles gostarem? Acho errado da parte dessa veterinária pensar que só porque as suas chinchilas gostam de andar na bola, os outros roedores também gostarão. Para mim isso seria razão mais do que suficiente para mudar de veterinário.
nadinha1
Membro Júnior

terça fev 15, 2011 1:15 pm

Só pôs a possibilidade ainda não o concretizou e nunca faria nada para o mal estar dos animais. Como é óbvio seria sempre com a autorização dos donos e confio na minha veterinária.

Obrigada
Annae
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 1:32 pm

terça fev 15, 2011 1:28 pm

As minhas chinchilas passavam-se se andassem dentro dessas bolas :o
Responder

Voltar para “Exóticos”