Um lado negro da Expo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

terça dez 09, 2003 6:45 pm

PauloC Escreveu: Olá,
Eu até compreendo o direito que cada um tem a "enfeitar" os cães como quiser, desde coleiras de picos a lacinhos cor de rosa. No entanto, se essas pessoas gostam mesmo dos animais que têm devem ter consciência que por vezes há que abdicar de certos 'gostos pessoais' se isso significar a sobrevivência dos cães uma raça . No caso em concreto, estou certo que se tivessem de escolher, os seus amigos preferiam poder continuar a usufruir da companhia dos dois animais mesmo sem artefactos do que ter de se separarar deles. E é isso que acho que eles não perceberam que está em causa nesta sociedade histérica e fundamentalista.
Na minha comparação, como me parece que percebeu, a arma até podia ser de plástico , porque o que está em causa é uma imagem de perigosidade, e não a real perigosidade.
Vovê não falou em agresividade, e sim em imponência, mas infelizmente para a maioria da sociedade essa imagem que você associa a "imponência" é tida como uma imagem de agressividade.
O ponto que levanta acerca das lutas, da marginalidade e dos usos ilicitos dos cães é muito pertinente e real, mas o facto de existirem esses problemas não apaga os outros. São todos para resolver, embora com niveis de gravidade e urgência diferentes. Já chegam bem os cães que, por estupidez dos donos, são de efectivamente agressivos ( essses casos que falou). Não ajuda nada, antes pelo contrário, que andem por aí também cães com 'imagem agressiva'....mesmo quede agressivos se diga não terem nada.....se é que me faço entender.
Boa tarde,

Faz-se entender perfeitamente, compreendo o seu ponto de vista especialmente pelo momento actual.
Simplesmente acho que há formas diferentes de atingir o mesmo fim, se eu tiver um cão "perigoso", com coleiras de picos e outros artefactos e demonstrar a quem me rodeia, através de uma eduacação cuidada, que nem a raça e, muito menos, os artefactos o tornam perigoso estarei igualmente a contribuir para a desmistificação da perigosidade.

Como já aqui disse tenho uma Golden, a cadela é mesmo muito meiga, adora pessoas e outros animais e na rua, sempre a que pode, faz questão de pedir festas a quase toda gente. Mesmo assim já assisti a reacções de perfeito pânico de algumas pessoas e garanto que não lhe coloco artefacto algum para além da trela. Por estes muito pouco se pode fazer.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça dez 09, 2003 11:52 pm

caros foristas, vejo, com infelicidade, que a discriminação contra certas raças ou certas pessoas está muito viva, não só na sociedade em geral, como curiosamente, nos participantes num forum deste genero.
as raças que cada um tem, a forma como se veste, a maneira como equipa os cães, ou o sitio para onde os leva só a ele dizem respeito desde que não incomode e não agrida ninguem.
vi aqui, donos de cães potencialmente perigosos contra o uso de coleiras de bicos, etc, etc,...como se a imagem do cão ou do dono tivessem aver com o seu comportamento. isto é a historia do descriminado descriminador.
por essa ordem de ideias estão a dar razão aqueles que consideram que passear um pit ou um rot é só por si uma imagem agressiva (mesmo que com colar de ouro) e associam estes cães a marginais, isto é, tal como muito de vós estão a julgar pela imagem
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta dez 10, 2003 12:03 am

Bem, eu quando vou às exposições muitas vezes estou mal vestido, despenteado, barba por fazer. Ou seja, pareço um autêntico marginal. É claro que estive sempre de noite a tratar de cães dos outros mas já vi que parece que ando mas é na maior a combinar assaltos à Caixa Geral de Depósitos...

Já estou a ver que qualquer dia tenho a minha foto aqui escarrapachada... :)

... a menos que apareça todo arranjadinho como durante a semana.

Não vou julgar dois rapazes que a única coisa que fizeram foi andar a passear animais presos segundo a lei, sem atiçar nem provocar ninguém.

Curiosamente houve aqui alguém que desaprovou levarem os cães bem presos e enalteceu uma outra pessoa que levava o cão com a trela "soltinha" ou coisa que o valha... :o

Cruzes, meus amigos, que falta de bom senso, uma pessoa sã não faria isto ? texuga, teve algum curto-circuito ? :o

Já agora, quem de vós gostava de ver a sua fotografia aqui escarrapachada como sendo um marginal ? E em termos legais isso era matéria do caraças para um processo....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta dez 10, 2003 12:12 am

Para poupar o teclado, faço minhas as palavras do Arcanjo. Aliás estavamos juntos ( o Arcanjo eu e mais pessoas) quando esses cães e donos passaram por nós. Não vi nenhum ar agressivo nos animais, aliás até iam muito calmos. A única coisa que me chamou a atenção foi o tal açaime de metal, coisa que nunca tinha visto, e acho "muita feio", na minha opinião até dá um certo aspecto de feras aos bichos, totalmente contrário ao comportamento que observei.
Isabel
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta dez 10, 2003 10:26 am

caros foristas, vejo, com infelicidade, que a discriminação contra certas raças ou certas pessoas está muito viva, não só na sociedade em geral, como curiosamente, nos participantes num forum deste genero.
as raças que cada um tem, a forma como se veste, a maneira como equipa os cães, ou o sitio para onde os leva só a ele dizem respeito desde que não incomode e não agrida ninguem.
vi aqui, donos de cães potencialmente perigosos contra o uso de coleiras de bicos, etc, etc,...como se a imagem do cão ou do dono tivessem aver com o seu comportamento. isto é a historia do descriminado descriminador.
por essa ordem de ideias estão a dar razão aqueles que consideram que passear um pit ou um rot é só por si uma imagem agressiva (mesmo que com colar de ouro) e associam estes cães a marginais, isto é, tal como muito de vós estão a julgar pela imagem
Olá,
Eu vejo com infelicidade que algumas pessoas ainda não perceberam o que aqui está em causa. Pela minha parte não se trata de discriminar pessoas e muito menos raças "potencialmente perigosas", mas sim de pesar nos pratos de uma balança as opções que infelizmente somos "obrigados" a tomar.
Facto 1: Pelos motivos mais variados, grande parte das pessoas desta sociedade têm medo de determinadas raças de cães
Facto 2: Os legisladores e políticos cada vez mais insistem em tornar as Leis discriminatórias de raças (BSL) uma realidade
Facto 3: Existem cães (notem que não digo 'raças') e donos EFECTIVAMENTE perigosos
Perante estes, e outros, factos algumas raças são alvo de antagonismo, receio e discriminação. Todos os dias aqueles que têm um cão de uma das raças consideradas 'potencialmente perigosas' o sentem na pele. Quem é consciente e quer realmente mudar esta atitude da sociedade, faz TUDO para que as pessoas percebam que o seu cão não é agressivo e perigoso. Quem tem um cão destes porque ama verdadeiramente a raça, tem interesse em proteger não só o seu próprio cão mas também toda a raça a que ele pertence. Quem ama verdadeiramente o seu cão e a raça, está disposto a tudo para os preservar.

Toda a gente tem direito a andar vestida como quiser, e mal feito fora que alguém tivesse alguma coisa a ver com isso. Mas é um facto também que existem certas convenções. Ao contrário do que aparece num anuncio de Gelados, não se vai à opera de fato de banho!!
Não é mentira nenhuma que a forma como nos vestimos é uma forma de mostrarmos a que 'grupo' pertencemos. É uma realidade que os jovens vestem determinados tipos de roupas consoante as 'ondas' com que se identificam e a sua maneira de estar na vida em determinado momento. Os nomes que actualmente se dá a estas tendências eu não faço ideia :o ...no "meu tempo" haviam os 'betinhos', os 'Heavy', os 'Surfistas', etc.....
Por mais que não se queira, a roupa é um rótulo com o qual as pessoas, supostamente, identificam o que está dentro do frasco...perdão...debaixo da roupa.. Algumas vezes este "rótulo" é enganoso, mas isso pode advir de diversas situações: aqueles que querem parecer o que não são, aqueles que não querem parecer o que são e...uns pouquinhos.....que se estão lixando para tudo, agarraram naquela T-Shirt e numas calças porque estavam à mão e... "não me chateiem porque hoje é sábado!"
E o que é que este testamento todo tem a ver com os cães perigosos e coleiras de picos? Pois....é que há também quem tenha cães de determinadas raças e os enfeite com coleiras de picos para parecer o que não é ou para não mostrar o que é! E....existe também quem tenha cães de determinadas raças porque é aquele o cão que gosta e..."não me chateiem que eu quero é divertir-me com o meu amigo de 4 patas".
Quem não quer que o chateiem porque acha que pode ( e efectivamente PODE) andar vestido como quiser, pode andar de cabelo espetado, calças rasgadas, argolas no nariz e botas da tropa que ninguém term nada a ver com isso! É a sua "curte", o seu estilo, a sua forma de estar na vida no momento ( pode ser só um dia ou vários anos). O mais que pode acontecer é algumas pessoas olharem "de lado", mas quem se interessa por isso?
Pois......mas se andar a passear o seu cão com coleiras de picos e outros artefactos se calhar já interessa a atitude das pessoas. Chamem-lhes histéricas, estupidas ou o que quiserem, mas...estas pessoas são 'a sociedade'! É em função delas, dos seus receios, necessidades e anseios, que supostamente os legisladores legislam e os governante governam. Se estes 'medos' forem apaziguados, as "vozes "calam-se e os assuntos deixam de ter relevo. Mas se estes medos forem instigados os receios aumentas e as "vozes" também....consequentemente tem de fazer-se alguma coisa, e geralmente fazem-se coisas más! ( Leis estupidas).
Como eu já disse, não basta ser bom, há que parecê-lo. As vossas conversas são muito bonitas e até me é impossível de discordar quando alguém diz que o comportamento pode não ter nada a ver com a imagem! Mas não é a mim que ninguém tem de convencer de nada!! Eu sei disso, mas infelizmente a maioria da sociedade não sabe e nesta base JULGAM PELA IMAGEM sim senhor!
Agora vocês têm duas escolhas:
- Continuam com a atitude de quem tem razão, de que as pessoas não devem ser julgadas pela imagem, de que temos os direito de andar vestidos como quisermos e de enfeitar os nossos cães como quisermos......mas a legislação BSL acaba com os vossos cães! ( talvez daqui a 100 anos a sociedade mude e as coisas melhorem...pena que então o PITBULL possa já estar extinto)
- Abdicam das vosso 'estilo', 'curte' ou o que queiram chamar e andam com os cães como qualquer outro, para que ele seja 'visto' como qualquer outro. Quando isso for uma realidade, o passo seguinte poderá ser enfeitá-lo com coleiras de picos, coletes e demais artefactos.

Acordem...porque eles 'andem' aí ;)
Paulo C.
Última edição por PauloC em quinta dez 11, 2003 8:02 am, editado 1 vez no total.
amg
Membro

quarta dez 10, 2003 2:51 pm

Discriminação e fundamentalismo foram as razões pelas quais se iniciou este tópico.
Existem dos dois lados da barricada, e apoiar ou defender tais radicalismos, seja lá pelas razões que invocar, não é mais do que pactuar e aceitar como válidas tais posturas.

A única posição aceitável, no meu ponto de vista, passa por uma informação séria e responsável. As mudanças poderão demorar, mas serão seguramente sólidas e virão para ficar.
Posições como a que defende não me parecem servir mais do que os interesses de quem quer que a mentalidade se mantenha. "Juntar-me a eles" quando "eles" estão errados, não muito obrigado.
Se assim fosse talvez hoje ainda tratássemos os nossos doentes psiquiátricos... na fogueira

Percebo que o seu objectivo é fundamentalmente correcto, mas o meio seguido deixa, do meu ponto de vista, algo a desejar. Respeito a sua forma de pensar, mas não me convence.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta dez 10, 2003 3:08 pm

Quantas vezes é preciso dizer que o aspecto dos donos pouco me importou!!!. O que eu quis dizer, e que o PauloC já disse e repetiu, é que se estas raças estão em "perigo" de desaparecerem dos nossos lares, há que evitar isso. Quantos mais donos assumirem essas atitudes de rebeldia, ou o que lhe queiram chamar, pior vai ser, qualquer dia estes cães não se poderão manter em casa, vão ser precisos mil e um motivos para os poder possuir... :o Será que é difícil entender que o que está em causa é o futuro da raça???

E CasadeAnaval, NÃO, NÃO TIVE NENHUM CURTO-CIRCUITO, isso só me acontece quando leio barbaridades... :o :roll:

Dou por encerrado este tópico, já vi que não vale a pena zelar pelo que acredito.

Bom Natal a todos

P.S.- Obrigado PauloC por ao menos tentar compreender o meu ponto de vista. Nao fosse o Sr. um possuidor e defensor de cães de raças "perigosas". ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quarta dez 10, 2003 3:48 pm

ola
eu proprio queria comprar uma coleira com picos (por gosto e protecçao da cadela se necessario)para a minha cadela, mas como a raça dela esta em 2 categoria aqui na frança e é mal vista por muitos, entao decidi comprar coleira(q ainda nao comprei) mas sem picos, ando muitas vezes com ela sem açaime na rua e o proprio açaime é minimalista que quase nao se ve.
preferi nao fazer o meu "caprixo" para nao dar ar de "agressiva ou imponente" à minha cadela.
ma tb concordo que as aparencias enganam,
mas nestes tempos tem muita gente a lutar para acabar com certas raças..
podemos ter muitas opinioes mas as pessoas que nos julgam tb tem as deles
sobre o look nao vi o comportamento dos caes nem as fotos, mas eu tenho tatuagens, cabelo longo, calças largas, piercings....antes de ter cao ja era discriminado
tipo preso por ter cao ou preso por nao ter

sobre[quote]CasadeAnaval Curiosamente houve aqui alguém que desaprovou levarem os cães bem presos e enalteceu uma outra pessoa que levava o cão com a trela "soltinha" ou coisa que o valha...

Cruzes, meus amigos, que falta de bom senso, uma pessoa sã não faria isto ? texuga, teve algum curto-circuito ? [/quote]

eu meto a minha cadela em qualquer situaçao e ela vai se comportar como qualquer outro cao incluindo os seus,
com crianças, idosos, na frente de caes e gatos, em casa cheia de pessoas com musica a falarem a beberem a fumar(uma festa que claro q nao fiquei muito tempo) sempre sem açaime, tenho um grupo de musica (dub)
a minha cadela vai sempre comigo, tocamos musica ela fica no sofa a dormir, encontra sempre caes na rua, nunca me desiludiu e
pelo que leio voce é a favor da lista e nao quer ajudar realmente nada
na defesa destas raças, a nao ser q tenha interpertado mal o seu comentario

abraço a todos
amg
Membro

quarta dez 10, 2003 3:49 pm

Cara Texuga,

Que atitude de rebeldia é que os ditos donos assumiram? O facto de comprarem açaimos para os cães, ou pior ainda, andarem com trelas nos cães?
Ou foi o facto de estarem de boné e calças largas, no que considerou um aspecto bastante duvidoso?

Pelo vistos, outras pessoas presentes na exposição, não viram comportamentos anormais nem dos "rapazes" nem dos seus cães.

Defender a eliminação de comportamentos ou aspectos que não se encaixam no seu conceito de normalidade é discriminação.

Publicar fotos com juízos de valor de quem nem se conhece é fundamentalismo.

Se isto para si é uma barbaridade, paciência.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta dez 10, 2003 5:51 pm

A única posição aceitável, no meu ponto de vista, passa por uma informação séria e responsável. As mudanças poderão demorar, mas serão seguramente sólidas e virão para ficar.
Posições como a que defende não me parecem servir mais do que os interesses de quem quer que a mentalidade se mantenha. "Juntar-me a eles" quando "eles" estão errados, não muito obrigado.
Se assim fosse talvez hoje ainda tratássemos os nossos doentes psiquiátricos... na fogueira
Pois....e acabar com as guerras e a fome, e todos em paz e harmonia num planeta feliz :o
Eu tenho dois cães classificados como 'potencialmente perigosos' AGORA, HOJE!! Têm 6 e 5 anos e eu queria muito mantê-los comigo até ao fim das vidas...e de preferência sem limitações e obrigações como as que consecutivamente nos estão a impôr!
O que diz é muito bonito e fica bem na boca de um jovem com ideais ( válidos concerteza), mas a defesa desses ideais normalmente não salva vidas, mas sim faz "martires". Desculpe o meu egoismo, mas eu não quero que os meus cães sejam martires!!! Não tenho vocação...sorry!

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta dez 10, 2003 6:51 pm

Acho que já sabem o que eu penso.

Como se vestem e o vosso problema de inserção social, é vosso e só vosso.

Mas há o problema mais vasto e, a meu ver, mais sério, de combater a descriminação de certas raças de cães.
Descriminação essa que pode ir até à proibição pura e simples dessas raças.
A luta do Paulo (e a minha, por questão de princípio) é de provar ao maior número possível de pessoas que os cães destas raças são bons cães.
É combater o preconceito mostrando que é infundado.
Um bom rott (ou pitt ou...) faz não só por si, mas por toda a raça.

Ora não é aumentado o "mau aspecto" (e é nesse sentido que me oponho ao uso de açaime - dá um ar perigoso ao cão) que se consegue esse objectivo.

É andando com eles normalmente, é incentivando a pessoas a conhecê-los, a fazerem festas, a simpatizarem...
É ridicularizando os medos e os comportamentos absurdos.

O que está em causa não são vocês.
São eles.
Eles é que podem ser extintos, presos, marginalizados.

Não os condenem.Não ajudem a condená-los.
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 7:24 pm

Caro Lil Bull. ( pequerrucho pit bull)

Como existem coisas que eu simplesmente não admito, tal como acusar-me de ser um defensor da BSL somente posso deduzir ique se verifia consigo uma de duas hipóteses:

1-Você é um emérito idiota que não sabe português.

2-é alguém que não sabe ler português e com graves deficiências de compreensão e aí apresento as minhas desculpas.

No caso de se verificar a segunda hipótese, se quiser que eu passe a escrever em francês ( caso você perceba francês, isto é), basta dizer.

CHIÇA!
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
amg
Membro

quarta dez 10, 2003 7:55 pm

PauloC Escreveu: Pois....e acabar com as guerras e a fome, e todos em paz e harmonia num planeta feliz :o
Eu tenho dois cães classificados como 'potencialmente perigosos' AGORA, HOJE!! Têm 6 e 5 anos e eu queria muito mantê-los comigo até ao fim das vidas...e de preferência sem limitações e obrigações como as que consecutivamente nos estão a impôr!
O que diz é muito bonito e fica bem na boca de um jovem com ideais ( válidos concerteza), mas a defesa desses ideais normalmente não salva vidas, mas sim faz "martires". Desculpe o meu egoismo, mas eu não quero que os meus cães sejam martires!!! Não tenho vocação...sorry!
Caro PauloC,

Antes que isto descambe num rol de impropérios queria só aproveitar para fazer uns esclarecimentos:
Não sou idealista, pelo contrário, considero-me até bastante pragmático, e é exactamente por isso que não concordo com a sua posição, senão vejamos:
1 - Não é por emitir esse tipo de opinião (contra os ditos artefactos) que vai conseguir que pessoas responsáveis e bem intencionadas, que simplesmente pensam de forma diferente da sua, mudem de opinião e deixem de colocar nos cães os referidos acessórios.
2 - Ao defender publicamente o não-uso de tais objectos apenas consegue que certas mentes, menos bem formadas, reforcem a posição de que cão que use tal é seguramente perigoso, pois afinal se alguém que tão arduamente luta contra a BSL critica tão veementemente os que os usam é porque estes não podem ser "usados para boa coisa".
3 - Atingiria melhor os seus intentos se transmitisse uma opinião mais moderada e que até aparenta ser a sua, ou seja, que pessoalmente não gosta (um direito que lhe assiste) mas que admite que tais possam ser usados meramente por questões estéticas e sem qualquer outro fim menos digno.

Também espero, sinceramente, que os seus cães não sejam mártires, nem os seus nem quaisquer outros.

Só mais um pequeno aparte, não tenho qualquer problema de inserção social, bem pelo contrário, nem tenho tatuagens, piercings, cabelo comprido, não uso bonés (a não ser quando estou ao sol) e nem tenho calças largas.

Sou é contra a discriminação gratuita no geral e de pessoas em particular.
Considero o e vi aqui inqualificável e penso que não é assim que se defende coisa nenhuma.
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quarta dez 10, 2003 8:17 pm

[quote=CasadeAnaval]

Curiosamente houve aqui alguém que desaprovou levarem os cães bem presos e enalteceu uma outra pessoa que levava o cão com a trela "soltinha" ou coisa que o valha... :o

Cruzes, meus amigos, que falta de bom senso, uma pessoa sã não faria isto ? texuga, teve algum curto-circuito ? :o
[/quote]

ta ai tudo dito mas acho que nao é a favor da bsl mas deve gostar de "ser do contra"
mas devo ter percebido mal , nao faz mal ja passou
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 8:23 pm

lil_bull Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu:
Curiosamente houve aqui alguém que desaprovou levarem os cães bem presos e enalteceu uma outra pessoa que levava o cão com a trela "soltinha" ou coisa que o valha... o

Cruzes, meus amigos, que falta de bom senso, uma pessoa sã não faria isto ? texuga, teve algum curto-circuito ? o
ta ai tudo dito mas acho que nao é a favor da bsl mas deve gostar de "ser do contra"
mas devo ter percebido mal , nao faz mal ja passou
Bem, o que está escrito, traduzindo para português da quarta classe, visto que o francês de Èmile Zola também deve ser algo que desconhece é:

Que coisa má você colocar aqui fotos de pessoas, Texuga, e pela sua aparência deduzir que são pessoas más.

Ok, já vi qual é a hipótese, é a número um. :)

Bem me parecia :)
Responder

Voltar para “Cães”