Decidi abrir este tópico, mais para ouvir opiniões do que propriamente para pedir ajuda, mas se houver alguém que possa ajudar eu agradeço muito.
Então é assim, trabalho numa empresa do ramo Metalúrgico, é uma Fabrica de tamanho razoável (depende do ponto de vista claro) que constrói máquinas, silos, estruturas, sistemas de despoeiramento, etc., para a indústria, ou seja, para outras fábricas.
À pouco mais de uma semana apareceu dentro da fábrica um gato, não sei à quanto tempo lá andava, mas vi-o a primeira vez nesse dia, possivelmente atraído por ratos que existem na fábrica (até porque não temos controlo de pragas, e pelos vistos ainda bem), esta fábrica é na zona industrial de Vagos (Aveiro), onde existem bastantes cães abandonados (a maior parte alimentados por 2 restaurantes e pelo guarda nocturno da Z.I.) uma tristeza o que as pessoas fazem aos animais, abandonarem-nos assim... mas gatos nunca lá vi nenhum e a zona de residências mais próxima fica a uns 3 kms.
O gatito passa os dias a dormir num monte de sacos de serapilheira com cortiça moída (amostras e material usado em ensaios pois temos clientes de corticeiras e fazemos maquinas de moer cortiça). Desde que o vi tenho-o alimentado com ração diariamente e meti-lhe uma taça com água, a primeira vez que lhe dei ração ele estava esfomeado, ele não se chega perto de mim, foge sempre mas já aprendeu a rotina e de manha esta sempre a minha espera! Durante a noite deve vaguear pela fábrica, mas mesmo com os portões abertos durante todo o dia ele não sai...
O meu maior receio é que este gato acabe esmagado, electrocutado, envenenado por químicos, sei lá, existem inúmeros perigos para a vida dele naquele local, desde máquinas, quadros eléctricos, estruturas metálicas sempre a serem movidas.... já para não falar naqueles funcionários meios parvos que lhe podem fazer alguma.... acredito que seja inevitável e uma questão de tempo.
Não sei se o gato foi abandonado ou se apareceu por ali não sei como, mas não tem confiança nos humanos, mas sei que precisa de sair dali urgentemente, eu dificilmente o posso acolher, além de ter 3 gatos num apartamento, também não têm as vacinas em dia… Já fui ao site da Animais de Rua e candidatei-o a esterilização, não me importo de o apadrinhar, faço-o com todo gosto, mas arranjar-lhe um dono não é tarefa fácil, até porque não sei se ele tem potencial para sociabilizar com humanos, e introduzi-lo numa colónia pode correr mal, e ele não se adaptar…. De qualquer das formas estou a aguardar o contacto da Animais de Rua e ver o que podem fazer para ajudar… espero que a ajuda não venha tarde demais…
Ficam umas fotos do Indy:

Aqui é onde ele costuma estar a dormir lá atrás em cima dos sacos: