Quando morrem (tópico extensivo a precisar de conforto)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

domingo jan 30, 2011 1:35 am

Peço desde já desculpas pela extensão deste tópico mas preciso de falar sobre isto e acho que aqui vou ser compreendida (razão pela qual iniciei conta na "Arca de Noé). Talvez também deva pedir alguma paciência...

Aqui vai:

Apaixonei-me logo pela Mia e senti que ela me tinha escolhido. Levei-a para casa e tive de arranjar part-time para que nada lhe faltasse.

<P>Inicialmente, era estranho acordar com um animalzinho em cima das minhas costas e a ronronar enquanto trocava a pressão exercida pelas patas dianteiras de uma mão para a outra. Era estranho e ao mesmo tempo muito bom. Acordava logo bem-disposta! :) Então eu tinha para mim que o acto de a levar para casa naquele dia era um compromisso meu em como a iria proteger de todos os males. Sempre que acordava à noite, verificava-lhe a respiração e só depois conseguia voltar a adormecer.

A Mia morreu (custa tanto escrever/dizer/recordar isto) no dia 24 de Janeiro e desde então que sinto que falhei ao meu compromisso.

Ela começou por se esconder, por se isolar uma semana antes; depois começou a fazer totalmente o oposto e só queria estar ao pé de nós até que na quinta-feira ela não quis comer, não quis beber, não quis levantar-se da cama o dia todo e notei uma dificuldade tremenda no andar dela. Parecia não ter força. Levá-mo-la ao veterinário mas estava tudo, aparentemente, bem tanto que se suspeitou que fosse um mau jeito dado na coluna e voltámos para casa com analgésicos e antibióticos. Ela voltou melhor e até comeu mas vomitou e eu não ia dar-lhe comprimidos sem que ela comesse. Então voltámos ao veterinário. Desta vez, voltámos com xarope analgésico e uma pasta vitamínica e segunda-feira ela haveria de estar melhor.

Mas não foi assim. Na verdade as coisas só foram piorando até que, domingo à noite, a Mia me surpreende a comer o alimento húmido que lhe dava e a beber água sozinha. Nessa noite, uma lágrima deslizou do olho dela e eu reparei que não piscavam. Devia tê-la levado ao veterinário outra vez mas decidi que ia mesmo esperar por segunda-feira como a veterinária mo dissera. Às 9h50 do dia 24, eu e o meu namorado acordamos com a dificuldade da pequena ao respirar e, com essa dificuldade, uns soluços que não eram soluços nem era um ataque epilético.

Peguei na minha pequenina para a acalmar e encostei a cabeça dela ao meu ombro a dizer "já passa, já passa!" e foi quando, bem perto do meu ouvido, lhe ouvi um suspiro pouco depois dos soluços passarem e disse "Parou!" enquanto descia o corpo já morto até ao meu colo. Pus-lhe a mão no peito e senti o leve batimento do seu coração dissipar-se-me entre os dedos, entre o tempo e a falta dele. Pú-la, então, em cima da cama e foi ao levantá-la que não consegui segurar o choro, a loucura, o desespero, a tristeza profunda: do nariz e da boca saía sangue e não era com analgésicos que se tratava aquilo.

A veterinária tentou tudo o que podia e foi fantástica connosco: sempre a entender a nossa preocupação e a receber-nos sem marcação. Nunca pensámos que a minha bebé que era esterilizada e não tinha acesso à rua, morresse daquela maneira com um ano e meio. Ultimamente só me sinto bem dentro de uma clínica veterinária ou fora de casa mas tenho mais um gato, o Zeca, que também precisa de mim. O pior é que não sinto por ele o que sentia por ela. A melhor maneira de explicar o que sinto é dizer que ela era filha e ele é adoptado.

Ainda penso ouvi-la a miar, ainda adopto a mesma posição a dormir quando me dá a sensação de a ter deitada ao pé de mim, ainda a vejo pela casa e o Zeca chama por ela e corre pela casa toda num miar desesperante e, de manhã, parece-me ver-lhe as orelhinhas do outro lado da cama mas quando me levanto, muito acelerada, vejo que foi imaginação, que ainda não me habituei à ausência dela, ao vazio em mim.
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

domingo jan 30, 2011 2:03 am

Sinceramente, nao sei ao certo que te diga. Lamento imenso a tua perda.
Cairam-me lagrimas ao ler isto, e isto faz-me pensar em tanta coisa, e ter tanto medo de um dia perder a minha bebe tambem.
Desejo-te toda a força do mundo.
Tenta agarrar-te ao teu outro gato, que precisa muito de ti tambem, afinal ambos perderam uma amiga/companheira, e podem ajudar-se e muito um ao outro a ultrapassa-lo.
Provavelmente ainda é cedo, mas quem sabe se nao aparece um/a novo amigo que te vai fazer adoptar e ajudar, ou tu mesma se nao queres tentar arranjar outra menina. Por vezes isso ajuda, comigo ajudou quando perdi o meu cao. Claro que nunca é a mesma coisa, mas é uma ajuda, e todo o amor que tens para dar, depositas nesse novo ser que está à tua responsabilidade, nao esquecendo o outro menino que aí tens, e jamais em tempo algum a Mia.

Desejo-te tudo de bom, e espero que consigas ultrapassar isso o mais depressa possivel, nao esquecendo nunca que fizeste tudo pela tua menina, e certamente ela está feliz e eternamente grata por tudo.
SofiaSapien
Membro

domingo jan 30, 2011 2:28 am

Obrigada pela resposta, Tonilda.
Fico muito contente quando percebo que existem mais pessoas a compreender esta entrega aos bichinhos e esta coisa de eles se tornarem parte de nós como faz parte um coração, um fígado, um pulmão ou um pé ou uma mão.
Queria tanto saber do que ela morreu! Acho que, no fundo, preciso de me livrar da culpa ou de assumir que, de facto, falhei ao não ter percebido algo que pudesse ter evitado este desfecho.
O Zeca faz-me rir. Muito mesmo. É um bom gato, um terrorista! Há vezes em que só ele consegue um sorriso ou uma gargalhada sincera. Durante o resto do tempo tenho tentado viver o momento e afastar os maus pensamentos. Tenho-me safado muito bem até ;) melhor do que pensei, porque sei que sorrir ajuda e tenho tentado controlar a tristeza embora evite tudo o que me faça lembrar a minha Mia (o que talvez seja fugir um bocado ao problema em vez de lidar com ele).

Mais uma vez, obrigada. Significa muito para mim.
Abraço
tonilda
Membro
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

domingo jan 30, 2011 2:46 am

Realmente fugir ao problema nao o resolve. Mas tudo a seu tempo se vai recompor, daí ter sugerido essas ideias que por vezes ajudam a que esse tempo seja mais rapido a passar. =)
Eu compreendo e muito bem acredita. Acredito que muita gente nao compreenda, nao neste forum claro, e faz-me uma confusao tremenda certas bocas que as vezes mandam a falarem do animal como se fosse um simples objecto que nos acompanha no dia a dia e que nao tem assim tanta importancia. eu so por ir de ferias uma semana, ja ando com a lagrima no olho por ter de a deixar aqui e nao a poder levar, mas pronto. Mariquices =$ mas de facto fazem mesmo parte de nos, e odeio quem censura e nem tenta compreender.

Essa parte do sentimento de culpa, tens de facto de tira-lo do caminho.
No veterinario nao sabem dizer uma suposta razao da morte dela? Se o souberes entretanto, era bom poderes aqui por, para mais foristas ficarem com tal informaçao e poderem tentar ajudar os seus meninos.

Agarra-te a esse traquinhas e mima-o como se nao houvesse amanhã, ele retribui e muitas mais gargalhadas vais ter :D e a mia está lá na ponte do arco iris de olho em voces
SofiaSapien
Membro

domingo jan 30, 2011 2:56 am

Ultimamente, ando bastante obcecada com a causa da morte dela mas a veterinária não encontrou nada de anormal para fazer quaisquer exames mais detalhados. Vou falar com ex-professores meus que são veterinários assim que me for possível e com toda a gente que ache que me possa dar respostas e, assim que tiver uma, publico.

(Neste momento, estou a achar um piadão à maneira como as orelhinhas do Zeca reagem aos diferentes ritmos, às diferentes fases da música. A Mia adorava Radiohead...)
tonilda
Membro

domingo jan 30, 2011 3:06 am

Parece-me bem, ate pq nunca soube de uma partida assim =(

AHAH quem sabe, está agora a descobrir a sua paixao pela musica tambem :D quando menos esperamos, eles surpreendem-nos.
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

domingo jan 30, 2011 11:01 am

tonilda Escreveu:Parece-me bem, ate pq nunca soube de uma partida assim =(

AHAH quem sabe, está agora a descobrir a sua paixao pela musica tambem :D quando menos esperamos, eles surpreendem-nos.
Bom dia, eu infelizmente no verão passado perdi a minha companheira de infância depois de 17anos de convivência, era uma cadelinha traçada de pequinês e caniche é a coisa mais fofa e :cry: :cry: importante que eu tinha, aina hoje me custa muito falar dela, chamava-se Princesa, e era mesmo uma princesa, enquanto escrevo estas palavras as lágrimas percorrem-me o rosto pois nunca mais vou conseguii falar dela sem que isto aconteça pois foram muitos anos de felicidade na sua companhia. :lol: mas a tristeza e a dor que sinto sempre que vejo e revejo a fotos é superior e não me consigo controlar.. :( :( :(
Por isso compreendo perfeitamente as palavras qua aqui foram ditas e não há nada que possa substituir uma companheira/amiga de vida :cry: :cry: :cry:
A minha filhota assitiu a um dos ataques que ela nos últimos tempos tinha, pois sofria do coração e acho que é por isso que agora so quer gatos e cães gosta mas não quer ter em casa, tem 4anos e ainda não compreende, custou-lhe muito ver-me a sofrer a acho que de alguma forma isso a afectou...em breve vou criar um memorial para a minha Princesa :wink:
Peço desculpa pelo desabafo mas não me consegui conter...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 30, 2011 3:23 pm

Lamento muito a sua perda.

RIP Mia.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 30, 2011 3:50 pm

Sofia, sinto muito a perda da sua Mia.

Quando eles morrem e são amados como a Sofia amava a Mia, deixam um vazio insubstituível, uma saudade que não abranda -- talvez só com o passar de mais tempo.

No meu caso, que sofri três perdas terríveis no último trimestre do ano passado, e que nunca tinha passado por isso antes, perde-se, para além dos animais que amamos, muita coisa, sobretudo a alegria. Só os animais que cá ficam e de quem temos de tratar e acarinhar diariamente nos obrigam a andar para a frente e a procurar recolocar a nossa vida nos eixos.

Este tópico talvez me dê o ensejo e a coragem de abrir um outro, coisa de que ainda não fui capaz.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 30, 2011 4:36 pm

Quando o meu Ajax faleceu os posts de condolências de todos deram-me algum conforto porque sei que são de pessoas que já sentiram o mesmo e que estimam profundamente os seus animais e que sofrem tal como estava a sofrer quando eles deixam a nossa vida.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

domingo jan 30, 2011 7:31 pm

Lamento muito a sua perda!
E ainda mais sentida pela forma como foi... :(
SofiaSapien
Membro

domingo jan 30, 2011 8:05 pm

Vou tentar descrever o que se tem passado comigo e depois vocês dizem-me se se sentem/sentiram assim também:

Ando muito fria e a única coisa que me faz chorar é a recordação daquele dia traumático e a saudade dela, do cheiro dela, de lhe acariciar o pêlo;
Fujo/mudo de direcção quando vejo gatos com três cores e foi horrível quando fui perseguida por uma fêmea bebé super carente e fofa (pensei "ela saiu daquela varanda e tem lá comida por isso tem dono não tens com que te preocupar");
Só hoje arranjei coragem para lavar a manta onde ficou o sangue e as outras duas mantinhas dela bem como pegar no iglo;
Acho que quero lavar tudo só para não me encostar ao sofá e sentir o cheiro dela, só para que o Zeca não chame mais por ela... quero livrar-me da lembrança dela, quero esquecer aquele dia;
Tenho chorado todos os dias e ando com um aspecto miserável mas faço tudo lá fora como se não chorasse sempre em casa;
Sempre que o Zeca adormece eu penso se não será um sintoma da Mia e fico muito tempo a observá-lo para tentar reparar em qualquer coisa que me tenha escapado na Mia até que o meu namorado se apercebe e me diz que ele não tem nada, que está com sono só;
Iniciei hoje uma pesquisa do que poderá ter provocado a morte da Mia e estou a começar por reunir todos os nomes de doenças e coisas que tais que tenham lugar no sistema nervoso central e nos aparelhos cardiovascular e respiratório. A segunda etapa será pesquisar sintomas e reduzir o leque. Numa terceira e última fase, perguntarei à veterinária o que acha das hipóteses que reuni. E depois vou estudar medicina veterinária LOL

Sinto que preciso disto. E sinto-me uma maluquinha mas cada um lida com a perda como pode e, de momento, parece-me que só vou descansar quando souber o que lhe aconteceu.

Adoro quando me respondem! :) obrigada
Ainda não sou muito experiente em perdas destas e foi a minha primeira gata. O Zeca fica a miar de cada vez que fica sozinho em casa. Devo arranjar-lhe companhia? Ele vai ser castrado por isso só penso a sério numa companhia para ele depois de ele estar totalmente recuperado.

Respostas
Lunabloom: acho que quando somos crianças é-nos mais difícil ainda suportar este tipo de perdas e foi por esta ordem de pensamentos que os meus pais só adoptaram um cão (depois de me terem toda a vida a chateá-los e cada vez mais) quando eu tinha uns 12 anos. Talvez ela ultrapasse quando você - o grande exemplo da vida dela - o ultrapassar.

Dinodane: obrigada (acho que se diz isto em resposta a um "rest in peace") e foi mesmo nisso que pensei quando abri este tópico: são pessoas com quem partilho esta não preferência por um só animal mas por todos.

Tassebem: fiquei muito contente com o efeito que este tópico fez em si. Sei bem que o acumular tudo faz-nos um mal terrível, é tóxico à alma. Parabéns pelo desabafo! :) saber de histórias de perda faz-me fazer as pazes com a minha.Quando aquele dia volta a mim, penso nos primeiros dias que a vi toda triste numa montra de uma loja de animais pequena: Numa noite antes do dia em que a fui buscar, sentei-me no parapeito da janela do lado de fora e lá fiquei até que ela adormecesse; no dia seguinte de manhã, peguei nela de barriga para cima e ela acariciou-me a cara e quando voltou para dentro da gaiola saltou por todo o lado tentando sair; à tarde fui buscá-la e nada de agressivo tinha a gata, só queria sair da gaiola e correr e saltar por toda a casa; à noite, enfiou-se na minha cama comigo sem pedir licença.

Pathelen: de facto! Foi horrível e ainda me vem muitas vezes à cabeça. Embora eu já tivesse pressentido que ela iria morrer, nunca acreditei plenamente nisso porque ela era muito jovem e o exame geral estava óptimo.
inesneves3
Membro Júnior
Registado: sábado out 30, 2010 10:38 pm

domingo jan 30, 2011 8:28 pm

Boa noite SofiaSapien
Entendo perfeitamente a tua dor, o meu chóni morreu em Dezembro,tinha 21 anos e custou-me imenso porque desde que me lembro de ser gente ele estava connosco ( tenho 26 anos )...Embora tenha + duas gatas terroristas não é a mesma coisa e tento-me não recordar qdo morreu nos meus braços mas sim dos momentos bons que passamos...
Os meus sentimentos e que corra tudo bem contigo e com o Zeca.

Bjo
SofiaSapien
Membro

segunda jan 31, 2011 1:19 am

Inesneves3, tanto tempo que ele viveu! Teve os anos da minha vida com ele quão fantástico, inesquecível e insubstituível isso não é? Você é uma sortuda! :)
Obrigada pelas palavras. Eu e o Zeca ainda nos estamos a conhecer. Ele não admite que gosta de estar comigo e que gosta dos meus mimos porque é muito macho mas quando não há ninguém a ver é ouvi-lo a chamar por mim ou sentir uma bola de pêlo a aninhar-se nas minhas pernas :P

Boa noite!
SofiaSapien
Membro

segunda jan 31, 2011 1:22 am

p.s.: o que quis dizer foi que teve a sorte de estar todo esse tempo com ele e que será sempre diferente a sua relação com outros gatos porque nenhum é substituível.
Responder

Voltar para “Gatos”