Banho?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 30, 2011 3:02 pm

LuluB Escreveu:
citrex Escreveu:caro/a dinodane

a unica razão logica é que enquanto se esta no plano de vacinação o sistema imunitário dos caes está a "trabalhar" nas vacinas, a criar anticorpos para aquelas doenças. Assim se por acaso aparecer alguma doença devido ao animal ser mal seco, mudanças bruscas de temperatura, etc o sistema imunitário do animal não vai estar a 100% para a batalha pois estava já noutra frente.

Penso ser a unica razão logica para invocar os periodos de vacinação. Mas posso estar errado.
Não está nada errado, é essa mesma a explicação dada por qualquer veterinário.

A Dinodane é que hoje resolveu embirrar com a Unha (e não só), que realmente tem dificuldade em se exprimir com clareza por escrito. Mais valia que procurasse outro alvo, gente a dizer disparates e coisas bem piores é o que aqui não falta, mas enfim... :roll:
É pá gabo-lhe a perspicácia! :lol:
Tem a certeza de que assim é? :|
Eu não costumo procurar alvos ou embirrar com alguém só porque sim, mas se a exma sra está convencida disso... é porque deve ser isso. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

domingo jan 30, 2011 3:04 pm

unha Escreveu:
LuluB Escreveu:
citrex Escreveu:caro/a dinodane

a unica razão logica é que enquanto se esta no plano de vacinação o sistema imunitário dos caes está a "trabalhar" nas vacinas, a criar anticorpos para aquelas doenças. Assim se por acaso aparecer alguma doença devido ao animal ser mal seco, mudanças bruscas de temperatura, etc o sistema imunitário do animal não vai estar a 100% para a batalha pois estava já noutra frente.

Penso ser a unica razão logica para invocar os periodos de vacinação. Mas posso estar errado.
Não está nada errado, é essa mesma a explicação dada por qualquer veterinário.

A Dinodane é que hoje resolveu embirrar com a Unha (e não só), que realmente tem dificuldade em se exprimir com clareza por escrito. Mais valia que procurasse outro alvo, gente a dizer disparates e coisas bem piores é o que aqui não falta, mas enfim... :roll:

x2
Não me deu a explicação que lhe pedi. É o que dá papaguear o que se ouve aqui e ali sem se perceber os porquês.

Continuo a ser da mesma opinião. Não vejo mal algum em dar banho a um cachorro desde que o animal seja bem seco.

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo jan 30, 2011 3:08 pm

Todos os veterinários alertam para que o animal não se molhe ou tome banho 10 dias após a vacina. Por causa do sistema imunitário que fica frágil. Estão os veterinários todos aparvalhados?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano

domingo jan 30, 2011 3:14 pm

Mas qual é o problema de compreensão aqui afinal?

Qual foi a parte do "desde que se seque bem e não se exponha a correntes de ar" que ficou por entender?

Os cães ficam imunosuprimidos quando tomam as vacinas? A água e o sabão provocam doenças? Que conversa é aquela do pêlo não estar formado?

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo jan 30, 2011 3:25 pm

Mas que vontade de dar banho ao cão :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo jan 30, 2011 3:47 pm

Não há mesmo mais nada a fazer ou dizer, a não ser recomendar que se informe junto do seu veterinário, Dinodane.

E poupe-nos às suas indisposições, por favor. Também temos as nossas e não andamos a cobrá-las a ninguém.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano

domingo jan 30, 2011 4:29 pm

LuluB Escreveu:Não há mesmo mais nada a fazer ou dizer, a não ser recomendar que se informe junto do seu veterinário, Dinodane.

E poupe-nos às suas indisposições, por favor. Também temos as nossas e não andamos a cobrá-las a ninguém.
O mesmo digo eu a si. Eu não ando atrás da Lulu a afirmar que faz perseguições a A e B e que anda à procura de alvos para desconversar quando discorda de alguma opinião. :lol: Poupe-me também à sua azia e dirija o alvo do seu azedume para outra pessoa qualquer, quiçá o tópico do transporte dos patos onde está farta de desopilar a figadeira á custa do user que o abriu.
Se estou aqui a postar é porque não estou de acordo com as vossas teorias e coincidentemente o meu vet também não, essa agora. :roll:

IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo jan 30, 2011 5:16 pm

Dinodane, as pessoas ainda não estão prontas para aceitar as mudanças no estilo de vida dos seus animais de estimação. A mentalidade do menos banho possível é algo que está cravado nas suas mentes, há muitas gerações, como tal existem mesmo ainda veterinários, principalmente os da "velha guarda" que mantêm a mesma opinião.

Faça como eu, desista.

Querem dar banho dão, não querem não dêem, paciência, é lá com eles. :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 30, 2011 5:32 pm

Não tendo muito a ver com o caso específico do tópico, que é um cachorro com três meses, mas a veterinária do meu cão não é da velha guarda e também me diz que só se deve dar banho se houver necessidade, isto é, se o cão estiver sujo. O meu cão tem o pêlo muito curto e cerrado à pele, vive num apartamento e não se suja na terra, na lama, etc.

Quanto mais banho se der mais se estimulam as glândulas sebáceas e mais gordura é produzida, sujando mais o pêlo e produzindo mais o cheiro característico dos cães. Num cão que não se suja, há como que um sistema de autolimpeza que vai mantendo o pêlo limpo e saudável, sem necessidade de banhos.

Pelo menos, isto é o que me explica, em termos leigos, a veterinária do meu cão, e o que verifico na prática. Tenho o Juca há praticamente um ano, nunca lhe dei banho, ele tem o pêlo limpo, sedoso e brilhante, e não cheira a cão. E vejo-o cuidar ele próprio do pêlo.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

domingo jan 30, 2011 7:15 pm

Pois os meus cães tomam, no máximo, 4 banhos/ano, a conselho do(s) vet(s). São é, assiduamente, escovados. Têm um pêlo fantástico e não cheiram nada mal.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 30, 2011 7:28 pm

Eu sempre me opus ao banho.
A minha cadela tem sub-pêlo e agora, de inverno, nunca me sinto segura se está bem seca.
De verão toma muitos - só de água - na praia e de mangueira, em casa.
Agora, banho a sério (com champô), só no vet.
E apenas 2 por ano.
Não vejo necessidade.
Escovo de vez em quando, quando me lembro ou quando a quantidade de pêlos assim o exige.
É que os labs largam muito pêlo...largam mesmo muito.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo jan 30, 2011 7:40 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Dinodane, as pessoas ainda não estão prontas para aceitar as mudanças no estilo de vida dos seus animais de estimação. A mentalidade do menos banho possível é algo que está cravado nas suas mentes, há muitas gerações, como tal existem mesmo ainda veterinários, principalmente os da "velha guarda" que mantêm a mesma opinião.

Faça como eu, desista.

Eis uma maneira mais branda de chamar velho e retrógrado à "velha guarda", mas injusta para quem é jovem e veio aqui postar e opinar.

Cada um puxa a brasa à sua sardinha, claro está, mas o que ainda não se viu da parte dos partidários dos muitos banhos é as razões de peso que os levam a sustentar a sua opinião. "Mudanças no estilo de vida dos seus animais de estimação" é demasiado vago para ser uma opinião.

Mas o último parágrafo está certo, cada um dá aos seus cães os banhos que quer e entende, coisa que eu, uma da "velha guarda", já tinha dito lá mais atrás, mas que foi conveniente não ver.

Passem bem, o assunto, para mim, está esgotado.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo jan 30, 2011 8:11 pm

LuluB Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu:Dinodane, as pessoas ainda não estão prontas para aceitar as mudanças no estilo de vida dos seus animais de estimação. A mentalidade do menos banho possível é algo que está cravado nas suas mentes, há muitas gerações, como tal existem mesmo ainda veterinários, principalmente os da "velha guarda" que mantêm a mesma opinião.

Faça como eu, desista.

Eis uma maneira mais branda de chamar velho e retrógrado à "velha guarda", mas injusta para quem é jovem e veio aqui postar e opinar.

Cada um puxa a brasa à sua sardinha, claro está, mas o que ainda não se viu da parte dos partidários dos muitos banhos é as razões de peso que os levam a sustentar a sua opinião. "Mudanças no estilo de vida dos seus animais de estimação" é demasiado vago para ser uma opinião.

Mas o último parágrafo está certo, cada um dá aos seus cães os banhos que quer e entende, coisa que eu, uma da "velha guarda", já tinha dito lá mais atrás, mas que foi conveniente não ver.

Passem bem, o assunto, para mim, está esgotado.

O assunto banho, para mim está mais que esgotado. Eu pessoalmente como gosto de ter os meus cães comigo limpos, dou banho preferencialmente uma vez por semana.
Se fizer uma pesquisa, verá que eu já gastei o meu latim sobre o assunto e daí que desisto, não tenho paciência para me repetir.
Em relação à velha guarda, entenda como bem entender, conheço muito boa gente da velha guarda que se conseguiu adaptar às mudanças e outra, que nem por isso, se faz parte da segunda, sinto muito, mas a culpa não é minha.

Vim aqui postar não para me explicar, até porque não lhe devo explicações nenhumas e não tentei impingir a minha opinião a ninguém, vim apenas dar apoio à forista Dinodane, que tal como eu aqui há tempos foi crucificada por ter uma opinião divergente.

Bom FDS
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

domingo jan 30, 2011 8:20 pm

Dinodane só entrei aqui para lhe dar a resposta que me pediu, pois o meu vet não é da velha guarda como diz a Isabel Nobre ,acho que ela está a puxar a brasa..há...sard...dela!!!mas cada um dá os banhos que entende aos seus cães , porque sei de muita gente que dá o banho aos cachorros no vet e da qual muitas se queixam que lhes fica caro. Mas não é isso que está aqui em causa eu não sou de acordo de muitos banhos principalmente no inverno. E em cachorros não sou mesmo deixe-lhe aqui
Um artigo da arca será que já o leu?????

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/dar_ban ... eu_cao/127
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo jan 30, 2011 8:44 pm

Sendo esta a pergunta...e não divagando pela frequencia e pela nova ou velha guarda...
Zukky Escreveu:Boas tenho um dogue de bordeus com três meses e meio gostaria de saber quando lhe posso dar banho??????
Com 3 meses pode dar sem problemas desde que com algumas precauções e bom senso, basicamente as mesmas que com uma cria de humano, ambos são crias, ou seja, tenha cuidado com os choques de temperatura, esteja certo que a cria fica bem seca e não o exponha a frio depois do banho, seguindo isso não ha inconveniente nenhum, mas se o animal não tem cheiro nem está sujo não é necessário...é apenas uma opção sua ;)
Responder

Voltar para “Cães”