criam ou não se criam???

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
dark-return
Membro Júnior
Registado: terça out 14, 2003 3:22 pm

sábado dez 06, 2003 11:25 am

os furões são animais que se criam???
quais são as condições que estes animais precisam para viverem como se estivessem no hebit natural???
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

sábado dez 06, 2003 11:55 am

ola dark,

sim, criam-se... é dificil, mas criam-se.

habitat natural???? :? hum... no habitat natural.... eheheh, mas acho que com esforço e dedicaçao conseguimos mante-los felizes no nosso habitat!!!
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado dez 06, 2003 11:19 pm

Olá,
O habitat natural dos furões domesticos é nas nossas casas pois eles são animais tão domésticos como o gato ou o cão.
As primeiras ninhadas tendem a ser complicadas mas elas acabam por ser optimas mães.
Um abraço,
Rita
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

quarta dez 10, 2003 1:54 am

Última edição por Barbie em quinta mar 09, 2006 10:59 am, editado 1 vez no total.
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

quarta dez 10, 2003 2:26 pm

barbie...
q pena q tenho de ainda n ter um furao manso... resulta que a MINHA rosca, afinal é o MEU rosca... é um macho... e ainda morde um pouquinho apesar de ja estar melhor...

Moya,
acho q vou querer um dos teus... ;)

Beijinhos
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

quarta dez 10, 2003 8:27 pm

Última edição por Barbie em quinta mar 09, 2006 10:59 am, editado 1 vez no total.
patuxas
Membro
Registado: sábado nov 08, 2003 5:50 pm

quarta dez 10, 2003 9:45 pm

Olá scar_raf!!! ;)

Também estou com o mesmo problema que tu. Há cerca de uma semana também consegui arranjar o furão que já há algum tempo procurava, mas as coisas estão a ser bastante difíceis. Ele é bastante bravo, também é um macho e chama-se Max tem cerca de 6 meses, pensei que apesar de já não ser muito novo se habituaria a mim. O Sr. que mo arranjou disse-me que ele era muito meigo, mas logo no início o achei um pouco arrisco, mas julguei que fosse de estar estranho e que logo passaria; mas as coisas ainda não melhoraram muito. Tento fazer-lhe festas ao meu colo, mas quase não consigo e também tenho que usar luvas, pois já apanhei umas quantas mordide-las. Nunca pensei que fosse tão dificil de ele se adaptar as pessoas. Fico feliz por o teu roscas, já começar a dar alguns sinais de mudança!!! :lol: Espero que o Max também mude, pois já estou a ficar um pouco desencorajada. :(
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 11, 2003 12:21 pm

patuxas, ola:

parabens pelo max.....
ha dias assim, ontem para o meu rosca foi um dos piores, tenho uma mao que está uma desgraça... há dias piores... ontem estive a ponto de desesperar, faço eu esforçoes enormes para o poder ter comigo, dou-lhe todos os mimos necessarios, e em cima morde-me...
:( fiquei muito triste.
n tenho grande experiencia, como ja podes ter reparado, mas vou dar-te uma dica:
o meu, quando esta a dormir, deixa-me fazer de tudo... tiro-o da rede, ponho-o bem quentinho no meu colo, e dou-lhe festinhas, muitas... como está meio a dormir, quase n reage, e assim vai-se habituando as minhas maos... o meu tb tem 5 meses, ja é grandito... mas... manteremos a coragem, verdade?
vai dando noticias, quanto mais n seja apoiamo-nos um ao outro! ;)
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta dez 11, 2003 1:09 pm

Olá:

Sei que há um produto (Bitter Apple)que se põe nas mãos ou luvas e que como é desagradável, desabitua-os de morder. Cá não sei se existe, talvez o zooexótico saiba responder, mas em Espanha, talvez haja.
Outro processo é habituem-no a que as mãos servem para dar coisas boas. O meu ainda demorou algum tempo (meses) e levou muitos NÃOS
e alguns castigos, até perceber que era mais conveniente parar com as mordidas. Hoje, é incapaz de morder. Quando está na brincadeira e percebe que é a minha mão, pára logo e nunca espeta o dente. Também sempre que pegava nele colocava-o de um jeito de modo a ele não poder ter acesso às minhas mãos.
Não desanimem é tudo uma questão de paciência.
Scar Raf, a companhia aérea deixa trazer o furão? Sei de algumas companhias que não consentem.
MHZ
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

quinta dez 11, 2003 4:39 pm

Olá

Acho que pertencemos ao mesmo "club" dos furões que gostam de morder um pouco ;)
A minha também andou uns tempinhos que mordia e magoava, mas agora já está bem menos arisca :)
Levou muitos NÃOS e alguns castigos, como a MHZ também fez com o seu. Agora quando ouve o tal NÃO recua.
Já estive como tu scar_raf, quase a desesperar e triste de tantas mordidelas :( , mas achei que quantos mais miminhos lhe desse mais depressa compreenderia que gosto muito dela e não lhe quero fazer mal.
E está a valer a pena :D :D

Fiquem bem

rubbi
patuxas
Membro

domingo dez 14, 2003 2:29 am

Olá!!! :lol:

Não tenho grandes novidades em relação ao Max. Infelizmente ele continua bastante arisco. Mas noto que quando lhe pego pelo menos já não tenta morder tanto, mas se está no chão e tento fazer-lhe uma festa, atira-se logo para morder. Veijo-me afilita com ele, por causa dos meus pés, sempre que os pode apanhar morde-os realmente. Tenho tentado dissuadilo com "nãos" vigorosos mas ele não reage. O veterinário aconselhou-me a castrá-lo que possívelmente ficaria mais manso, mas tenho algumas dúvidas. Alguém já teve essa experiência? Tenho-o sempre solto, mas para já, apenas o autorizo a ficar numa parte da casa. Não estou a conseguir habituá-lo a fazer as necessidades sempre no mesmo sítio, arranjei um recipiente onde tenho os rolinhos de pinho, mas ele raramente faz lá. No outro dia quando cheguei a casa fiquei desesperada tinha simplesmente virado o recipiente e tinha espálho os rolinhos por todo o lado!!!
Já novamente lho tentei pôr e fez tudo de novo!!! Ele não tem um sítio certo para fazer é onde calha... Haverá alguma técnica que me ajude a habituá-lo? não sei o que fazer!!!!:(
Se ele continuar assim vou ter que o por numa gaiola e só soltá-lo algumas horas por dia.
MHZ
Membro Veterano

domingo dez 14, 2003 4:34 am

Olá Patuxas:
Quantos às mordidas, leia o que já foi dito sobre o assunto e vá tendo paciencia. Como já disse, o meu demorou meses a desabituar-se.
Como anda solto pela casa é mais difícil ensinar-lhe os “bons modos”. Vulgarmente é ao acordarem que fazem as necessidades.Deixe-o a dormir na gaiola e coloque na bacia sanitária (convém grande para ele não a virar) algum resto das necessidades, para ele sentir o cheiro e se habituar a fazer dentro da caixa. E só depois é que o deixe cirandar pela casa. Mas é preciso muita persistência. Eles são limpinhos, no sítio onde dormem, não sujam, mas espalham a comida e a água e se os recipientes não forem pesados, viram tudo.
Convém ensinar-lhes palavras de ordem, por ex.”xixi”, com o tempo ele aprende o que quer dizer e se quando obedecer for premiado, melhor. Quando o meu acorda levo-o logo à gaiola onde está a bacia e dou-lhe a palavra de ordem. Quando não lhe apetece, amua e enfia-se no saco de dormir, ou faz fita a fingir que faz, só para ter o direito de sair da gaiola. Mas mesmo assim, quando andam em liberdade, fazem muita “asneira” por fora. O meu quando “asneira” esconde-se debaixo dos móveis. Nos sites aqui mencionados ensinam truques, leia-os que ajudam bastante. E não esquecer de lhes mostrar que ficamos contentes quando obedecem. Repare quando ele anda às arrecuas ou vira o rabiote contra a parede. É sinal que vem aí “asneira”.
Não esqueça que eles são inteligentes, portanto podem ser ensinados.
Pareceu-me que o deixa fora da gaiola quando não está em casa. É um perigo. Deve-o deixar sempre na gaiola quando sai. Eles arranjam trabalhos onde menos se espera. Podem roer os fios eléctricos, andar em cima dos móveis e cair-lhes em cima alguma coisa pesada, engasgarem-se com algo que apanham do chão o que pode também provocar-lhes obstrução intestinal, etc...
Boa sorte, paciência e persistência.
MHZ
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda dez 15, 2003 1:09 pm

Olá, ;)
Pois é... Eles enganam-se muitas vezes no lugar da casa de banho... Ás vezes até se esquecem onde é... Andam tão entretidos a explorar que quando se "lembram" já é tarde.
O Godot, a Kena e a Buffy tiveram 3 caixas diferentes, com produtos absorventes diferentes... mas... é sempre o cantinho do terraço que eles usam... Ao principio tentei habitua-los, mas agora já desisti... Limpo o terraço umas 10 vezes por dia, mas é preferivel do que andar a apanhar o material das caixas espalhado no terraço... É que a buffy adora escavar ;)
A Bianca vai 80% das vezes a correr à gaiola... E eu já acho que é uma sorte... Quando falha, ralho com ela... Ela finge que não percebe e olha para o gato com um ar muito incomodado como se dissesse: "és mesmo porco!"... Eles são assim, às vezes dão mais alegrias que outras... Mas no fim vale mesmo a pena, não é?
Um beijinho,
Rita
patuxas
Membro

quinta dez 18, 2003 12:51 pm

Olá MHZ

Acho que vou seguir o seu conselho, colocar o Max numa gaiola. Talvez assim lhe consiga incutir melhor o sentido de "castigo" quando faz asneiras. Em relação a ele andar solto, eu tenho-o numa divisão da casa onde não tinha nada, apenas as coisas dele, mas de qualquer forma agradeço o seu alerta. Tenho esperança de que ele estando na gaiola e passando mais tempo "preso" se torne mais obdiente com intenção de poder dar umas voltinhas. Espero sinceramnete ele com o tempo ele se torne mais amigavel, pois tem sido bastante difícil.
Já agora em relação as gaiolas de que tamanho devem normalmente ser? Existem algumas especiais para furões? Onde poderei adquiri-las? :?:

Desde já quero agradecer a todos a vossa ajuda e desejar-vos um Feliz Natal!!!!
MHZ
Membro Veterano

sexta dez 19, 2003 2:23 am

Olá Patuxas:

Não desanime. Quando crescer e andar a marcar território, como anda o meu agora, aí é que vai ser bonito...Eles são manhosos e se conseguir que ele seja limpo 80% das vezes como a Bianca da Moya, pode dar-se por feliz.
Lembro-me que com o meu, resolvi, durante uns meses, colocar a gaiola na sala onde eu estava. Depois de ele acordar e só depois de ter ido à "casinha" é que eu o deixava sair e andar à vontade. E estava com atenção para que quando se enroscava num canto da casa para dormir, ir colocá-lo novamente na gaiola. Nesta tinha a bacia que tem que ser pesada. A primeira que usei era leve e o atabalhoado virava-a num ápice e depois sujava-se todo. Por esse motivo eu preferi no chão não colocar nada. Cheguei à conclusão que sempre era menos tralha para limpar.

Quanto ao tamanho da gaiola, depende do tempo que ele ficar fechado. Se for só para dormir, não precisa de ser grande. Mas se durante o dia ele fica só, convém deixá-lo fechado, aí já precisa de uma maior. A minha tem 1metro comp. + ,50larg. e ,40 de altura. e se colocar uma placa intermédia já lhe acrescenta mais um andar para ele se movimentar. A placa não deve ser de madeira por causa do cheiro, pode ser de plástico ou outro material fácil de lavar. Faça-lhe 4 furinhos nos 4 cantos e passe uma fita para segurar nas grades. E já fica com mais espaço onde pode por a comida e os brinquedos. O meu não liga nenhum aos brinquedos. Adora ir para a minha banheira e deitar abaixo os frascos e depois ir a correr atrás deles. Uma noite fechei mal a gaiola e por volta das 6 da manhã julguei que tinha ladrões em casa. Era o malandreco que tinha conseguido abrir a gaiola e andava todo contente na brincadeira com os frascos. Já reparei que é também uma maneira que descobriu para nos chamar à atenção e lhe abrirmos a torneira. Eles gostam de beber da água corrente
Há também umas com 2 e 3 andares. Mas se faz tenções de, depois de educado, o deixar andar à solta, é capaz de não valer a pena. Mas os bichos, tal como os seres humanos têm características diferentes de uns para os outros. Espere um pouco mais até ver qual o temperamento do seu.
Se vive em Lisboa, as lojas de animais costumam ter catálogos e depois mandam vir ao gosto do cliente.
Obrigado pelas Boas Festas, desejo-lhe igualmente um Bom Natal, assim como a toda a comunidade furónica.
Um beijo
MHZ
Responder

Voltar para “Furão”