Ajuda... o meu gato ferra

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

segunda jan 24, 2011 2:15 pm

Mas de resto acho que tem aí em casa um verdadeiro felino, e acho que se ele agora deixasse de lhe "ferrar" ia sentir muita falta dessas dentuças

Se calhar ate estranhava sim... Acontece muitas vezes quando vou a casa do meu namorado, ele tem uma gata ja com 3 anos, e é uma paz d'alma!
Ate lhe digo muitas vezes que a gata dele nao faz nadaa, nao se diverte!
Apesar de nao lhe deixar cortar as unhas ja desde bébé, ela propria as arranja, quando ficam muito grandes ao afiadas ela da o seu jeito!
As vezes ao dar-lhe mimo la mete as unhitas de fora mas sem magoar, o mesmo acontece as mordidas, gosta de dar uma mordidinha na ponta do nosso nariz ou no queixo, fora isso nunca usa os dentes...

Tambem tenho que me conformar que o huky nao pode ser o gato 100% idealizado!
Ja deixa cortar as unhas, por vezes ate me rio com a situaçao, porque quando tou acabar de cortar as unhas traseiras, ja ele ta a dormir...
A escovagem tambem é pacifica, ate vai rodando o corpo pra nao me esquecer de nenhum pelinho:P
Leeloo
Membro Júnior
Registado: segunda jan 17, 2011 3:02 pm

segunda jan 24, 2011 11:28 pm

A Wrimi pergunta o que pode fazer para a sua dona deixar de lhe morder a cauda... de vez em quando a dona apanha a distraida e graunf, a Wrimi vira se e pumba! uma patada na cabeça da dona!
Ela pergunta se o borrifador resulta nos humanos.... :twisted:

Cheers :)
GatinhoOscar
Membro Júnior
Registado: segunda jan 17, 2011 12:30 am

quarta jan 26, 2011 10:32 pm

Quando acha que (ainda) não lhe demos atenção suficiente, fica tão furioso que parece um demónio :twisted: !!! Normalmente fujo dele e deixo-o acalmar-se. Quando ele me apanha (ou seja, me morde mesmo), dou-lhe uma palmadinha e digo "NÃO!!!". Ele já aprendeu, quando me ouve dizer que não, naquele tom, esconde-se!!!
Sophie58959
Membro Júnior
Registado: sábado dez 11, 2010 11:55 pm

quinta jan 27, 2011 12:43 am

Não pode fugir dele :| assim ele não lhe vai ter muito respeito porque sabe que tem medo dele... Deve é agarrá-lo pelo cachaço e fechá-lo num quarto até acalmar....
BrunaViegas
Membro
Registado: domingo mar 13, 2005 2:38 pm

quinta jan 27, 2011 1:27 am

Olá=) Bem depois de ler atentamente todas as respostas (pois queria evitar repetir-me) vou falar também um pouco por experiência. Tenho duas gatas que têm um ano de diferença. A Shanti (mais velha) quando veio cá pra casa, fazia as suas asneiras mas nunca foi muito de arranhar ou morder porque as primeiras vezes que o fez bastou um "NÃO!" ou uma palmadinha pra ela perceber que estava a fazer alguma coisa de mal. E mesmo hoje em dia quando faz alguma coisa que não deve eu digo-lhe com um tom firme:"SHANTI... OLHA TU LEVAS!!" e faço o gesto da palmadinha com a mão e ela parece que percebe sempre que fez asneira mia e fecha os olhinhos como se tivesse a pedir desculpas! Enfim os animias são muito inteligentes. A princípio custava-me muito deixá-la sozinha e ela ficava sempre da varanda a olhar pra mim até eu virar a esquina e quando eu chegava ela ouvia e reconhecia os meus passos (ca de baixo para o 2º andar) e começava a miar tanto que eu chegava a ficar envergonhada se estivesse alguém por perto.

Portanto o meu conselho é o seguinte, caso tenha possibilidade arranje outro gatinho para ele brincar! Talvez dessa forma ele alivie esse instinto brincando com um gatinho que tenha os dentinhos e as unhas tão afiadas quanto às dele!

Na minha opinião, privar os animais de conviverem com outros das mesma espécie, não é muito saudável. Apesar de existirem animais que vivem muito felizes assim e outros que nem tão pouco aceitam outros animais. Não faço ideia se o seu gatinho passa muito tempo sozinho ou não mas até pode ser esse um dos factores que contribuem para a agressividade dele. Do tipo: "Não brincámos o dia todo, agora tem que ser à minha maneira!" Cada gato é único, mas os gatos são animais um pouco ciumentos e quando querem também são vingativos.

Em relação à minha gata mais velha eu não tive problemas porque a principio não aceitou muito bem a Mia mas passados três dias já estavam a brincar e dias depois a Mia mamava nas maminhas da Shanti. Hoje são como mãe e filha e estão sempre juntinhas. É muito engraçado vê-las a brincar a apanhada, a darem banhoca uma à outra...etc.

Boa sorte e felicidades=)
marianovo
Membro

quinta jan 27, 2011 10:27 pm

Boas:)
Nestes ultimos dois dias, ate acalmou um pouco, experimentei borrifar, mas ele apenas sacode e voltava ao mesmo!
Tou a utilizar a tecnica do NAO e afastamento!
Dou-lhe um NAO pego nele, e meto-o no chao se ele voltar, volto a dizer NAO e vou pra outro sitio!
Ele deixa-me ir, fica a olhar... e la vem ele a correr... salta-me pras pernas toca-me com os dentes e foge...

So volta passado uns minutos como se nada fosse!

Mas Passado meia hora la se repete tudo novamente!

Tambem é preciso paciencia nao é?
Nao seria de um dia pro outro que ele atinava!
Vai levar o seu tempo...
Mas noto que ele "apercebe-se" que ta a fazer asneira, mas ele tambem é teimoso...

BRUNAVIEGAS: Obrigada por partilhares as tuas experiencias:)
Ele por dia deve passar umas 2 a 3 horas sozinho.
Tenho a minha mae em casa todo o dia, mas ela diz que ele passa o dia a dormir com ela, alias ate quase a "obriga" a ficar na cama com ele.
As vezes anda ela a arrumar e ele la vai miar pra beira dela e foge pra cama, torna a miar e vai pra cama... quando ela o segue e se instala na cama.... é ve-lo a enfiar-se no meio do cobertor e fica a tarde toda!
A noite quando chego brinco sempre com ele, tem imensos brinquedos, tem ginasio/arranhador!
Nao tem como andar aborrecido e querer se vingar depois!
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

quinta jan 27, 2011 11:27 pm

ahah eu acho que o problema dele provavelmente e falando por experiencia propria é que ele dorme demasiado durante o dia.
é verdade que os gatos dormem o dia qase todo, mas se durante todo o dia ninguem brinca com ele, e ele dorme imenso, chega á noite e é uma rebaldaria total. Com a minha acontece igual, quando fica todo o dia sozinha dorme que se farta e acorda só mesmo á noite, e nao ha quem a pare. Desde á 2 dias, está mais que impossivel, agora deu em ir tirando uma pedrinha de cada vez da caixa de areia, e mia e sei la, pq tem mesmo dormido o dia inteiro.
BrunaViegas
Membro
Registado: domingo mar 13, 2005 2:38 pm

sexta jan 28, 2011 7:09 pm

Bem espero que ele já esteja mais calmo e que aos poucos vá aprendendo a controlar os seus instintos. Tive durante umas semanas um gato que era uma peste quando eu não tava em casa e quando eu chegava era um amor, até dormia comigo dentro da cama, com a cabeça no meu braço... Quando o levei ao Vet fiquei a saber que tinha 3 tesículos e como eu não passava tempo em casa e ele não se estava a adaptar a viver num apartamento, voltou para a casa da minha amiga que tinha espaço exterior e gatinhos para ele brincar.
O seu gato deve muito inteligente, pois até chama a sua mãe para fazer o que ele quer. Pode ser que ele aprenda que brincar é brincar mas atacar já não é tão engraçado!

A ideia que lhe sugeri foi mais no sentido dele se distrair, brincar e ferrar os dentinhos noutro gatinho que também possa fazer o mesmo com ele.
Mas de qualquer forma espero que ele melhore para o seu bem=)
GatinhoOscar
Membro Júnior
Registado: segunda jan 17, 2011 12:30 am

sábado jan 29, 2011 7:15 pm

Tem lógica a parte de dormir o dia inteiro...o Óscar também dorme imenso, é capaz de dormir praticamente a tarde toda (preferencialmente, no colinho dos donos), e depois quando chega a hora de deitar está hiperactivo :evil:
NuriaAN
Membro
Registado: domingo mar 21, 2010 12:08 pm

sábado jan 29, 2011 8:18 pm

adribeiro Escreveu:
marianovo Escreveu:Antes de o ter, tive a preparar-me pra ficar com tudo roido, coisas partidas, sofas arranhados, cortinas rasgadas, fios do computador roidos...
Mas por acaso nao destroi nada, a nao ser as plantas da minha mae, em especial uma que é tipo trepadeira, que ele cisma em trepa-la toda!
Eu bem digo a minha mae pra as despachar (mas ela adora o raio das plantas)
E comida , a nossa comida... parece k tudo lhe cheira bem!!!
Claro k nao lhe deixo nem sequer provar, mas que ele se cola quando alguem ta a comer, na esperança que lhe calhe alguma coisinha...
Chega a vir pro pescoço pra fikar perto da nossa boca e la vai tentando ver ser agarra na comida... mas nao tem sorte!

SO NAO APRECIA O CHEIRO DO CAFE E DA LARANJA
Maria tenha cuidado com as plantas que são na sua maioria muito tóxicas para os gatos :?

Mas de resto acho que tem aí em casa um verdadeiro felino, e acho que se ele agora deixasse de lhe "ferrar" ia sentir muita falta dessas dentuças :twisted:
Ainda por cima um macho, são uns bebés grandes para sempre!! Isso é brincadeira, não é maldade, se visse as atrocidades que o meu me faz... 8)
Mas adoro ouvir as histórias do seu gato, acabo sempre a rir, é mesmo daqueles gatos engraçados :lol:
Também já me ri imenso com estas histórias. Até porque algumas já me aconteceram. O meu gato, eu antes de o ter já andava cá na arca, e sabia que devia educá-lo logo. Pois, mais fácil dito do que feito. O meu pai acha imensa piada ás orelhas para trás, as pupilas dilatadas e a correria a meio da noite (ás vezes até solta uns grunhidos: eu chamo-lhe de gato-REX (T-Rex, lol) quando isso acontece). Para ele parar uma achega não resulta. Ou pego pelo cachaço e ponho na casa de banho e fecho a porta (10 segundos bastam q sai de lá um anjo) ou então desce o espirito sobre mim e saí um PÁRA. A palavra não, não resulta. E como é obvio só o pára também não, lol. Mas depois seguem-se uma serie de estalidos com os dedos para o fazer sair daquela onda do mal que toma conta dele. Fica logo com a alma purificada.

Em relação a começar a morder quando está no colo: no meu caso á sempre um padrão que antecede o acontecimento: Esfrega a barriginha, esfrega a cabeça como se esfrega a de um cão e ele mete logo as patas a "agarrar" o meu braço. Depois se persistir com o comportamento padrão com o qual ele não concorda o gato-REX ataca. Mas só quando a coisa fica mesmo feia é que são utilizados os ultimos recursos anteriormente explicitados. LOL

Pode também experimentar ignora-lo. E quando ele se lançar às pernas (o meu também faz parte desse grupinho descarado que salta para as pernas das meninas :lol: ) um empurrãozinho (para sair das pernas) e estalidos e uns NÃO ou PÁRA devem chegar. Senão burrife. Eu não faço este último porque ele depois relaciona isso com o banho e etc.. BOA SORTE!!
marianovo
Membro

sábado jan 29, 2011 9:19 pm

Respondendo a tonilda tambem ja pensei nisso, que deve ser dele dormr demais durante o dia, mas por exemplo quando chego a casa a hora de almoço ta mais ou menos pacifico, é capaz de atacar uma vez ou outra, a noite é que realmente é mais complicado...
Mas quando me deito (ele dorme cmg) ele mal vê a abrir a cama, chegar os cobertores pra traz, é o primeiro a enfiar-se la...!
É verdade tb que ainda se deita xeio de vida, ao minimo movimento la enfia os dentes onde calha, pernas, braços...
Mas costumo chega-lo pro lado e apos algumas tentativas ele la se instala a serio e dorme que nem um anjo!
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

sábado jan 29, 2011 9:48 pm

olha tens mais sorte que eu. posso abrir a cama, passar-me da cabeça que ela nao pára. No outro dia eram 3 da manha e eu sempre a acordar pq ela corria, puxavame os cortinados do quarto, mandava coisas ao chao, gritei fiz sei la o que ate essa hora, ate que disse chega, levantei-me toda zombie e espetei-lhe uma valente palmada que ate a mim me doeu, e passados 5 minutos aninhou-se na cama dela e de la nao saiu ate de manha.
Eles tambem sao animais que vivem há noite, em parte é normal tal agitação. Mas eles sabem os nossos horarios, e sabem que há noite é quando estamos presentes, e parece que ficam com o diabo no corpo. Claro que nao todos, mas pelos vistos ainda sao uns quantos que o fazem, e sendo jovens nao ha quem os pare.
Como tal, acho que cada um tem a sua personalidade (cada uma + forte que a outra), sao jovens e dormem de mais durante o dia, chega a noite e sao o diabo no gato. xD espero que isso melhore.
marianovo
Membro

domingo jan 30, 2011 3:24 pm

Pois o meu ate ja sabe que quando chego a casa pra almoçar, abro a porta e la esta ele sentado no corredor, vem pedir um mimo rapido e foge pro quarto a minha frente sobe pra cima da cama e senta-se (sabe que vou la pousar a mala e o casaco) feito isso corre mais uma vez a minha frente e senta-se a porta da w.c. ja sabe que é la que vou de seguida!
Entro, fecho a porta... quando saiu esta no mesmo sitio... mas na posiçao de ataque... atira-se as minhas pernas mal abro a porta e foge...
Engraçado como sabe ao promenor...
Se ha vezes que primeiro passo pela cozinha antes de ir ao quarto, la vem ele a cozinha olha pra mim e corre pro quarto: como quem nao te enganas-te? Nao é aqui primeiro?

Eles podem ser umas pestes... mas ha momentos tao engraçados, e sao tao espertos!
SofiaSapien
Membro
Registado: quarta jan 26, 2011 6:21 pm

segunda jan 31, 2011 6:37 pm

O gato da minha irmã é terrível e é um mandão tanto que sempre que ele vem dormir comigo quando vou a casa dos meus pais, quase me benzo!

Então aqui há coisa de um mês tinha a minha irmã dois riscos na testa e a história foi esta: ele dormia em cima da minha irmã (como faz sempre) e ela virou-se mas o bichano não gostou e decidiu afiar as unha nela. (até surgiu uma piada acerca da situação: "mais um risco e passavas a ser da Adidas :lol: - se bem que o que ele fez não teve piada nenhuma).

Porém, o gato tem algum receio que eu o ataque (aparentemente) isto porque um dia ele me aleijou e eu rosnei/bufei para ele e ele "fugiu a sete patas" :wink: oh-yeah! 8)
marianovo
Membro

segunda jan 31, 2011 9:38 pm

Porém, o gato tem algum receio que eu o ataque (aparentemente) isto porque um dia ele me aleijou e eu rosnei/bufei para ele e ele "fugiu a sete patas" oh-yeah!

Gostei dessa tua reacçao:)
Responder

Voltar para “Gatos”