Boa tarde,
Estou a fazer um novo aquaterrário para as minhas tartarugas e a única coisa que me falta é mesmo a calha de iluminação que não sei o que comprar. Até agora tinha um candeio e uma lâmpada UVB mas agora queria mudar para uma calha sobre todo o aquário. Tem 120cm de comprimento.
E é aí que preciso de ajuda, não sei muito bem se a calha deve ter uma, duas, três, quatro ou mais lâmpadas. E apenas meto uma lâmpada UVB ou por exemplo se for uma calha quadrupla meto as 4 UVB? Se não, que tipo de lâmpadas meto nas outras? E outro problema, que lâmpadas usar ? T5 ou T8?
agradeço imenso quem me poder esclarecer. Obrigado
Filipe Silva
Iluminação para novo aquaterrário
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am
acho que nao devrias comprar a calha as tartas so precisam de uma unica lampada na zona seca ou seja o candeeiro e bem bom mas se quiseres mesmo a calha tambem por questoes esteticas compra a que quiseres mas depois so metes um lampada,na entrada que estara mais alinhada com a parte seca.
tens e que ter cuidado porque a calhas que nao dao para as lampadas ubv tens que arranjar uma com casquilho e27 que tenho ideia de ser o das lampadas ubv
tens e que ter cuidado porque a calhas que nao dao para as lampadas ubv tens que arranjar uma com casquilho e27 que tenho ideia de ser o das lampadas ubv
este site é o nosso adn
(((Arca De Noé))) xD
(((Arca De Noé))) xD
-
- Registado: quinta jan 06, 2011 3:26 pm
Antes de mais obrigado pela resposta e já ajudou pois não sabia isso do casquilho mas continuo com uma duvida: se comprar uma calha quadrupla posso usar luzes florescentes ou das normais e usar apenas 1a UVB? Ou perde o efeito que tinha se fosse apenas a UVB? Sou um iniciante nisto 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am
acho que nao deve haver problema ate podes meter uma uvb e uma de aquecimento a quem tenha as duas apesar de nao ser necessario se a casa for quente mas so ajuda.ate deves poder optar por duas uvb e duas de aquecimento isso improvisasse.as de aquecimento tem que ter um termostato ligado para nao meterem a zona seca do aquaterrario a uns 50 graus 
mas eu proprio tambem sou iniciante digo te o que sei claro.
talvez algum membro com mais conhecimento tambem de uma ajuda mas por enquanto deixo te o que sei,espero ter ajudado.

mas eu proprio tambem sou iniciante digo te o que sei claro.
talvez algum membro com mais conhecimento tambem de uma ajuda mas por enquanto deixo te o que sei,espero ter ajudado.
este site é o nosso adn
(((Arca De Noé))) xD
(((Arca De Noé))) xD
-
- Registado: quinta jan 06, 2011 3:26 pm
Obrigado pela ajuda gongasgt, ajudaste nas duvidas que tinha
Vou ver se passo na ornimundo no norte shopping para ver se consigo arranjar uma calha para o meu aquaterrário e comprar a lâmpada UVB.
Não preciso de aquecer mais, está dentro de casa com uma temperatura constante e elevada e tem um termostato por isso chega. Mais uma vez obrigado

Vou ver se passo na ornimundo no norte shopping para ver se consigo arranjar uma calha para o meu aquaterrário e comprar a lâmpada UVB.
Não preciso de aquecer mais, está dentro de casa com uma temperatura constante e elevada e tem um termostato por isso chega. Mais uma vez obrigado

Na minha opinião a solução do casquilho em vez de calha sai muito mais em conta. As lâmpadas são mais caras e eu que o diga que cai na asneira de comprar uma calha de 1 metro e agora as lâmpadas UVB saem a uma fortuna...