Olá,
Sou mais ou menos novata neste assunto. Há 14 anos tive uma iguana, que foi uma das minhas grandes paixões. Claro está que, nessa altura, a internet não é o que era, o animal era muito pouco comum (ou quase nada), não havia os acessórios e a informação que hoje há e veterinários, bem, nem vale a pena dizer nada.... Mesmo assim, com a ajuda do site da Melissa Kaplan, que ainda hoje existe, fui tirando a maior parte da informação de que necessitava (na loja apenas me aconselharam a alimentá-la com folhas de alface

). Na altura, consegui arranjar a lâmpada de cerâmica (nem digo por quanto, foi um preço completamente surreal, mas tinha de ser), coloquei-a perto de uma janela onde apanhava luz natural todo o dia (lâmpadas UV's por cá não encontrei). O problema era a alimentação, muitas dos vegetais referidos na pouca informação que conseguia recolher, não conseguia encontrar cá, não havia granulados e nunca encontrei os produtos que existem hoje (suplementos vitamínicos, etc). Levantava-me todos os dias às 5h da manhã para lhe preparar a mistura (possível) de vegetais para o resto do dia (na altura utilizava agrião, cenoura e mais alguns, tinha perfeita noção de que não era suficiente mas o que conseguia encontrar dos vegetais aconselhados, adicionava à mistura, bem como fruta, claro). Ou seja, depois de 1 ano, de uma relação espectacular com ela, desenvolveu uma gengivite, fruto de carências vitamínicas, tenho essa noção hoje como a tinha na altura. Não encontrei veterinários especializados em répteis na altura e o veterinário dos meus outros animais dedicou-se a estudar tudo o que encontrou (que também admitiu não ser muito) e a consultar colegas, para contornarmos a situação. Depois de semanas a soro e com várias tentativas por parte dos veterinários, ela faleceu-me ao colo. Eu sofro com a morte de qualquer animal meu, muito mesmo, ao ponto de o meu marido ter medo que algum adoeça porque sabe que eu me vou completamente abaixo. Aquela então foi um desgosto tão grande, porque foi por minha culpa, sei que foi, a responsabilidade de assegurar que tivesse o suficiente para uma vida longa e feliz era minha e falhei, daí que nunca mais, nestes anos todos, me cheguei perto de uma, mesmo em lojas, evitava a todo o custo, por ainda ser doloroso.
Pois bem, o meu marido, que sabe que continuo apaixonada por répteis, decidiu fazer-me a surpresa de comprar o terrário e uma "iggy" de 4 meses, lâmpada Repti Glo, lâmpada de cerâmica, granulado, suplemento vitamínico, placa de aquecimento de um dos lados, substrato de côco (que eu detesto, confesso), troncos. Por enquanto é um terrário pequeno, mas é temporário. O problema é eu olhar para ela e pensar o tempo todo que me vai morrer, faça eu o que faça, e daí ter medo de me afeiçoar, e se dantes era assustador a pouca informação recolhida da net. Agora é assustador a enormidade do que se encontra, já li que 95% não sobrevive ao primeiro ano de vida, que desenvolvem todo o tipo de doenças em cativeiro, que não pdoem comer granulado.
O que pretendo é obter a informação que dantes não tinha porque não haviam muitos donos de iguanas e a net não era um local habitual de partilha de informação: o que é que os donos PORTUGUESES de iguanas dão aos seus animais como alimentação.
Em relação a veterinário, a clínica que acompanha actualmente os meus animais, tem valência de psitacídeos/exóticos e répteis. No entanto, gostaria de não ter de recorrer ao mesmo, como é óbvio, a não ser para acompanhamento.
Agradeço a todos a ajuda que puderem dispensar
Obrigada
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>