As chinchilas cheiram mal?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta fev 02, 2011 3:46 am

Pois... é o jornal o responsável pelo mau cheiro ;)
Feno também é um instante até cheirar mal.
karenM
Membro
Registado: domingo ago 29, 2010 9:26 pm

quarta fev 02, 2011 10:55 am

eu uso o jornal e nao tem cheiro nenhum marianamar ;)
obrigado GSfanatic vou tirar. obrigado pelo conselho :)
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quarta fev 02, 2011 11:45 am

Olá!

Já agora deixo também a minha opinião.
Já tive uma chinchila macho, e tendo em conta uma limpeza regular da gaiola de duas vezes por semana também nunca senti qualquer odor que se pudesse considerar horrivel.
Forrava o fundo também com jornal e com aparas de madeira, provavelmente as que estão consideradas de má qualidade, e nunca tive essas queixas.Quanto ao banho da chinchila, mantinha uma banheira com areia própria para ele tomar banho sempre que quisesse, e mantinha-o igualmente limpo, porque às vezes o porcalhote confundia com w.c..
Feno não tinha, mas sim alfafa e não era no chão, mas naqueles comedouros (manjedouro) próprios.
Faltou alguém mencionar o tamanho da gaiola.Penso que a sujidade/cheiro se concentre mais consoante o tamanho da gaiola, e por isso a higiene da mesma deverá ser feita na proporção dessa necessidade.A minha era 80cmx50cmxalt150cm, com plataformas.

Espero que descubra o que provoca o mau cheiro das suas (ainda por cima duas) e possa resolver, porque aparentemente não tem razao de ser :wink:
Lacasita
Membro Júnior
Registado: quarta nov 03, 2010 11:02 am
Localização: 12 chinchilas, 1 cadelinha, 1 canário, 1 coelha anã

quarta fev 02, 2011 2:18 pm

anioska Escreveu:Olá!
Feno não tinha, mas sim alfafa e não era no chão, mas naqueles comedouros (manjedouro) próprios.
Só para confirmar, não se enganou? Não queria dizer que tinha feno e alfafa não? :o
O que, mesmo assim, não é o melhor, mas, mal por mal...
joanaxuxu1
Membro Júnior
Registado: domingo fev 17, 2008 11:07 pm

quarta fev 02, 2011 9:41 pm

:D Quem não sabe, diz asneiras. :D Alfafa está correcto. Pode-se dar os dois, mas é preferível alfafa pois é mais nutritivo.
Lacasita
Membro Júnior

quinta fev 03, 2011 9:49 am

Sim, eu sei que se pode (e acho que se deve) dar os dois. Só considero mais importante o feno do que a alfafa uma vez que o feno deve estar sempre à disposição e a alfafa apenas dada dia sim dia não, por exemplo.
anioska
Membro Veterano
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta fev 03, 2011 10:06 am

Bem Lacasita, não me baralhei e até já alguém explicou porquê.
De todas as informações que reuni, percebi que divergem, e nao só em relação às chinchilas.
Como sabe, as chinchilas comem pouco, e por isso eu priveligiei dar alfafa ao Rudolfo.Apesar de dar também feno de vez em quando, também tinha.
Ele já morreu há 2 anos, pelo que não estou tão inteirada actualmente, mas creio que tudo o que disse continua actualizado.
De qualquer maneira, o meu testemunho foi mais no sentido de dar resposta ao forista que abriu o tópico, para se perceber o que provocará o mau cheiro.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta fev 03, 2011 3:08 pm

joanaxuxu1 Escreveu::D Quem não sabe, diz asneiras. :D Alfafa está correcto. Pode-se dar os dois, mas é preferível alfafa pois é mais nutritivo.
Pergunta: quem é que disse asneiras? A Lacasita?

As chinchilas devem ter feno sempre à disposição e alfafa 2/3 vezes por semana. A alfafa é muito boa, tanto para o organismo quanto para os dentes, mas em demasia pode fazer mal.

Anioska, as chinchilas não comem pouco. Elas comem o que precisam de comer (30/40g de ração). Tendo o feno sempre à disposição, alimentam-se muito bem. Não entendo o porquê de dizer que as chinchilas comem pouco. Faz essa afirmação com base em quê?

Se alguém aqui disse asneiras, não foi a Lacasita, com toda a certeza.
Lacasita
Membro Júnior

quinta fev 03, 2011 3:20 pm

anioska Escreveu:Bem Lacasita, não me baralhei e até já alguém explicou porquê.
De todas as informações que reuni, percebi que divergem, e nao só em relação às chinchilas.
Como sabe, as chinchilas comem pouco, e por isso eu priveligiei dar alfafa ao Rudolfo.Apesar de dar também feno de vez em quando, também tinha.
Bem, creio então que as informações não estavam correctas e que talvez devesse ter procurado outra fonte, segura.

Quanto a comerem pouco, tal como disse a GSfanatic, comem o que precisam, não vejo motivos para dizer que comem pouco.

Em relação ao feno, não deve ser dado de vez em quando mas sim todos os dias. A alfafa sim, deve ser dada de vez em quando. É verdade que é mais nutritiva, mas por isso mesmo não deve ser dada em exagero uma vez que as chinchilas são muito sensíveis.

Seja como for, quis apenas esclarecer essa questão para não induzir ninguém em erro.
anioska
Membro Veterano

quinta fev 03, 2011 3:27 pm

Gsfanatic, as minhas afirmações sao sempre baseadas em informações que procuro na net ou noutras fontes.Não tenho o costume de atirar para o ar, porque para além de não ser sabichona, ainda sou das que perguntam permanentemente como se faz...

Li em vários sites, se bem que também encontrei e continua-se a encontrar contradições, ou seja, uns dizem que é assim, outros assado.

No entanto, achando que até poderia estar desmemoriada, porque já não manuseio a chinchila há tempo, fui de imediato verificar, e nem precisei de sair deste site.Na secção dos exóticos, afirmam isso mesmo, e que a Gsfanatic também frisou, 30-40 gr por dia.Pronto eu, classifico de pouco.Se calhar não classifiquei bem.

Também não gosto, nem tenho o hábito de fazer juizos de valor dos outros.Dou a minha opinião e posso partilhar as minhas experiências.
Também não faço tudo como os outros. :wink:
Se alguém disse alguma grande asneira ou não, nao sei.Repito: eu faço assim, mas gosto sempre de trocar opiniões e informações, é outra fonte de conhecimento. :wink:
Lacasita
Membro Júnior

quinta fev 03, 2011 3:36 pm

O objectivo do meu comentário foi apenas esclarecer uma questão, não quis fazer nenhum juízo de valor.
Como achei incorrecto o que li, quis apenas corrigir e ajudar, pois, tal como disse "trocar opiniões e informações, é outra fonte de conhecimento". :wink:
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quinta fev 03, 2011 4:05 pm

as minhas comem e nao é pouco XD vão se 10kg de ração num instante e nem sei para onde :o
eu noto cheiro quando fico mais de 10 dias sem as limpar... e tenho 11 :lol:
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
GSfanatic
Membro Veterano

quinta fev 03, 2011 4:32 pm

anioska Escreveu:Gsfanatic, as minhas afirmações sao sempre baseadas em informações que procuro na net ou noutras fontes.Não tenho o costume de atirar para o ar, porque para além de não ser sabichona, ainda sou das que perguntam permanentemente como se faz...

Li em vários sites, se bem que também encontrei e continua-se a encontrar contradições, ou seja, uns dizem que é assim, outros assado.

No entanto, achando que até poderia estar desmemoriada, porque já não manuseio a chinchila há tempo, fui de imediato verificar, e nem precisei de sair deste site.Na secção dos exóticos, afirmam isso mesmo, e que a Gsfanatic também frisou, 30-40 gr por dia.Pronto eu, classifico de pouco.Se calhar não classifiquei bem.

Também não gosto, nem tenho o hábito de fazer juizos de valor dos outros.Dou a minha opinião e posso partilhar as minhas experiências.
Também não faço tudo como os outros. :wink:
Se alguém disse alguma grande asneira ou não, nao sei.Repito: eu faço assim, mas gosto sempre de trocar opiniões e informações, é outra fonte de conhecimento. :wink:
Em primeiro lugar, peço desculpa por ter sido um pouco bruta. Voltando a ler o que escrevi fiquei a pensar "mas que raio?" Eu culpo a fome :P.

Talvez as fontes não tenham sido as mais correctas. Qualquer um pode escrever o que quiser na internet, e tal como a anioska disse, existem contradições. No entanto é por isso mesmo que nós devemos aprender a filtrar a informação, de modo a não sermos induzidos a erro. Neste caso, penso que foi induzida a erro, pois devido à informação que encontrou, deu alfafa à sua chinchila todos, quando devia ter dado feno. O feno é o alimento mais importante na alimentação dos roedores (seja chinchila, porquinho da índia, coelho, que não é um roedor mas sim um lagomorfo, no entanto isto também se aplica...). No caso da chinchila, o feno é importante para o bom funcionamento dos intestinos e para desgastar os dentes.. A alfafa é um suplemento alimentar. Também muito importante, mas não para ser dada todos os dias, como parte da dieta da chinchila. Como eu disse antes, alfafa em demasia faz mal ao organismo das chinchilas. Provoca distúrbios intestinais.

Quanto à quantidade de ração que as chinchilas comem, está em directa ligação com o seu tamanho, o seu organismo e a sua actividade física. Não podemos comparar um chinchila ao Homem ou mesmo ao cão ou gato (apesar de que o gato também come "pouco"). O que para si, como ser humano, é pouco, para uma chinchila é mais do que suficiente. Por exemplo, eu coloco 30g de ração por cada chinchila (tenho 4). Coloco sempre a ração à noite, por volta das 21h. No dia seguinte todos os comedouros estão ainda com comida. Porque acha que elas não comeram tudo? A comida estava lá. Se não comeram foi porque não quiseram. Logo aí, vendo este comportamento, dá para entender que elas não precisam de mais do que 30/40g de ração, feno (todos os dias) e alfafa (2/3 vezes por semana, se for alfafa em rama) para estarem bem alimentadas.
GSfanatic
Membro Veterano

quinta fev 03, 2011 4:37 pm

golyas Escreveu:as minhas comem e nao é pouco XD vão se 10kg de ração num instante e nem sei para onde :o
eu noto cheiro quando fico mais de 10 dias sem as limpar... e tenho 11 :lol:
golyas... como hei-de dizer isto... ahem... golyas... tens 11 chinchilas! Como queres que 10kg durem muito tempo? Ai, essa matemática! :lol:

Diz a pessoa que conseguiu passar a matemática por pura c*ga 8)
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

quinta fev 03, 2011 5:23 pm

[/quote]feno (todos os dias) e alfafa (2/3 vezes por semana, se for alfafa em rama) para estarem bem alimentadas.[/quote]

Entao e se for alfafa em blocks? Tb faz mal dar um block de alfafa todos os dias? parecidos com os desta imagem
Imagem
Responder

Voltar para “Exóticos”