Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

quarta fev 02, 2011 1:02 am

Pois é já deu para perceber que aqui ningém está sozinho.
Boa noite :wink:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta fev 02, 2011 1:52 am

Como eu costumo dizer (mas lido algures), nenhum homem é uma ilha. :D

Boa noite para todos, também.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 02, 2011 11:05 am

Nenhum a não ser o Simon e o Garfunkel.

http://www.youtube.com/watch?v=IVLFlkehGuU

Bom dia. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta fev 02, 2011 11:49 am

Tassebem Escreveu:Nenhum a não ser o Simon e o Garfunkel.

http://www.youtube.com/watch?v=IVLFlkehGuU

Bom dia. :)
excelente música para começar o dia;)
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta fev 02, 2011 2:33 pm

Podias ter limpo a casa ou podias ter limpado a casa?
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta fev 02, 2011 2:35 pm

Acena Escreveu:Podias ter limpo a casa ou podias ter limpado a casa?
a minha ma~e perguntou-me isso há pouco sobre a sala, mas disse limpo :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 02, 2011 2:45 pm

Limpado é que está certo, com os verbos auxiliares ter e haver.

Para mais pormenores, vejam aqui:

http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=14113
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta fev 02, 2011 4:12 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
Este "mal" afinal não é exclusivo da arca!
[Pergunta] Gostaria de saber o que são verbos com particípio passado duplo.

Lídia Barreto :: :: Portugal

[Resposta] Se tivesse procurado previamente nas Respostas Anteriores, como vimos insistindo com quem nos consulta (cf. Pesquisar antes de perguntar ao Ciberdúvidas, s.f.f.), encontraria o que quer saber, prezada consulente.
Repetindo-nos, uma vez mais: verbos com duplo particípio passado são os verbos que utilizam, na formação dos tempos compostos, a forma regular (em -ado ou -ido), geralmente com os auxiliares ter e haver; e a forma irregular, mais curta, também chamada forma erudita por provir do latim, habitualmente utilizada com os auxiliares ser e estar.
:lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta fev 02, 2011 4:15 pm

Tassebem Escreveu:Importação de conceitos para os quais não existe uma boa tradução na nossa língua? Com certeza! Será o caso do malfadado «stress»... ou talvez não. :wink:

Agora, chegarmos a dizer que os egípcios se demonstram nas ruas, quando temos a palavra «manifestam», ou dizer que, «ao final do dia, não vale a pena trabalhar», quando temos múltiplas expressões para transmitir essa ideia... Até porque, pelo menos para já, os falantes que não conhecem o inglês não percebem o que se quer dizer ou são induzidos em erro...

Eu percebo que, a quem trabalha fazendo a ponte entre duas (ou mais línguas), muitas vezes lhe ocorra mais rapidamente a expressão na língua que não é a sua língua-mãe. A mim acontece-me muitas vezes. Mas tento combater isso, sobretudo na expressão escrita. É que cada um de nós tem alguma (muita) responsabilidade...

nas redacções a malta tá toda a ver a emissão da CNN e da BBC e depois... pumba!!! :D
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Tassebem
Membro Veterano

domingo fev 06, 2011 2:34 pm

Verbo do dia:

abster-se e não abester-se
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo fev 06, 2011 3:15 pm

Tassebem Escreveu:Verbo do dia:

abster-se e não abester-se
:lol:

Bem apanhado esse Tassebem :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda fev 07, 2011 2:42 pm

Obrigada.
Já almocei, mas fica aqui a dúvida.
Vou comer uma sande ou vou comer uma sandes?
Tassebem
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 3:50 pm

Também pode dizer «sanduíche»... :wink:

«Sandes» também já está dicionarizado, e «sande» é a forma popular.

Isso lembra-me, há já uma data de anos, um episódio em que, num bar de praia, pedimos sanduíches disto e daquilo. E vimos que a empregada anotava assim o pedido:

«1 maçandes de queijo
1 maçandes de fiambre
1 maçandes mista»

Como não pedimos nada repetido, fiquei sem saber como escreveria ela «2 sandes»... :roll:
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

segunda fev 07, 2011 3:55 pm

Tassebem Escreveu:Também pode dizer «sanduíche»... :wink:

Isso lembra-me, há já uma data de anos, um episódio em que, num bar de praia, pedimos sanduíches disto e daquilo. E vimos que a empregada anotava assim o pedido:

«1 maçandes de queijo
1 maçandes de fiambre
1 maçandes mista»

Como não pedimos nada repetido, fiquei sem saber como escreveria ela «2 sandes»... :roll:
Já agora a origem da palavra sanduiche:

"Conforme o historiador Edward Gibbon,o nome é originado em 1762 a partir de John Montagu, 4º Conde de Sandwich, aristocrata inglês do século XVIII, que tinha o hábito de comer pedaços de carne entre duas fatias de pão durante os seus intermináveis jogos de cartas, de Whist.

Um dos seus parceiros de carteado, James Cook deu o nome de "Sandwich" a ilhas do Oceano Pacífico descobertas por ele em 1778, hoje o Hawai. Existem no Oceano Atlântico, a sudeste da América do Sul as desabitadas Ilhas Sandwich do Sul"

Fonte:Wikipédia
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda fev 07, 2011 4:07 pm

Tassebem Escreveu:Também pode dizer «sanduíche»... :wink:

«1 maçandes de queijo
1 maçandes de fiambre
1 maçandes mista»

Escreveria de certeza "2 maçandes de...". Ela escreveu como o som que ouviu, ou seja, foneticamente. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”