The Runt

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mistyfog
Membro
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

sexta fev 04, 2011 12:14 pm

"Runt" é o termo usado para o filhote mais pequeno de uma ninhada. Tipicamente, aquele cachorro bastante mais pequeno que os outros.

Alguém tem experiência em relação aos "runts"? Cresceram bem? Foram saudáveis?

Vou buscar a única femea de uma ninhada mas fico preocupado com o peso dela... 25% menos do que os irmãos (embora machos).
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta fev 04, 2011 12:41 pm

Tive uma experiência dessas, com uma cadelinha rafeira tão pequenina e tão frágil que se temia que não sobrevivesse se ficasse junto da ninhada.

Veio para a minha mão com doze dias e acabou por se saldar num sucesso. Foi criada a biberão, com a velha fórmula do leite de vaca com natas e gema de ovo, e fez-se uma linda cadelinha de porte pequeno.

Normalmente, esses cachorros têm de receber cuidados suplementares da nossa parte, pois a tendência natural é para morrerem por não terem nascido com as melhores condições para vingarem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta fev 04, 2011 12:55 pm

A minha cadela era a mais pequena da ninhada e tinha um ar tão enfezado que ninguém a queria.

Nós ficámos com ela e ainda bem :) cresceu normalmente e para nós era a mais esperta, isto porque a ninhada ficou toda na família e aos fdsemana eles conviviam.

Não foram necessários cuidados especiais, mas de qualquer forma, esta é apenas a minha experiência.

Boa sorte
Joanaisd
Membro
Registado: sexta jan 08, 2010 6:29 pm

sexta fev 04, 2011 1:41 pm

há uns anos tivemos uma cadela cocker que veio para nossa casa tísica. Na altura eu tinha 11 anos e tive pena dela por ser a mais pequena e magrinha da ninhada, no inicio teve alguns problemas de saúde, inclusivé dias depois de vir para nossa casa teve a esgana, pois onde estava, junto com as outras crias, os donos deixavam-nos andar no jardim da rua... por sorte não morreu. O certo é que passado esses percalços a cadela foi sempre extremamente saudável e tirando as vacinas e a desparatização, as consultas ao veterinário eram esporádicas!
<p>A vida dos c&atilde;es &eacute; demasiado curta. Na verdade, &eacute; o &uacute;nico defeito que t&ecirc;m.</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

sexta fev 04, 2011 1:46 pm

O meu Brahma veio para mim com...2 dias. Hoje está um belo e adorável cão...
mistyfog
Membro
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

sexta fev 04, 2011 1:55 pm

Obrigado pelas respostas :)
Na pesquisa que fiz li de tudo. Desde as coisas mais negativas como "possível indicio de problema cardiaco" ou "o menos saudável da ninhada" ou as mais positivas como muitos casos de "runts" que ficaram os mais saudáveis e de tamanho adulto normal.

Neste caso concreto, a cadela nasceu bastante mais pequena que os irmãos. No entanto, em termos percentuais, tem crescido até mais que eles e parece estar com vitalidade.
Ainda assim, vi várias tabelas de evolução de pesos na raça e raramente existe um cachorro tão leve com os dias que ela tem... isso é que me preocupa.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta fev 04, 2011 5:03 pm

Em termos de saúde, em príncipio não terá mais problemas que os irmãos. Quanto ao carácter é que terá que verificar se por ela ser bastante mais pequena que os irmãos, não tem falta de confiança em si própria, se é medrosa, etc. Neste caso talvez necessite de um acompanhamento na sua educação.
Maria Jo&atilde;o
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

sexta fev 04, 2011 5:15 pm

Eu já fiquei 2 vezes com "Runts".

1. Era o cão mais pequeno da uma ninhada de 9 Rottweilers e com 2 anos era o mais bem formado morfologicamente e apenas 1 dos irmãos era maior do que ele.Nunca teve problemas de saúde. A personalidade normalissima dentro da raça, cheio de confiança e auto-estima.

2. A cadela mais pequena de uma ninhada de Malamutes, e ficou mesmo pequena quando adulta.Era mais pequena do que muitos Huskys pequenos e apesar de tudo também nunca teve problemas de saúde.Em termos mentais foi sempre extremamente territorial ( mais do que é desejavel mesmo dentro da raça), nunca foi sociável com outros cães nem cadelas e mesmo com pessoas nunca foi muito de fiar.

Realço que qualquer um deles era mesmo muito mais pequeno do que a média da ninhada. Lembro-me que no caso dos Rottweilers, o "Runt" pesava 650gr. e o mais leve a seguir a ele pesava 800gr.

É portanto muito subjectivo prever.
Responder

Voltar para “Cães”