cio ajuda!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kika2010
Registado: domingo fev 06, 2011 11:28 am

domingo fev 06, 2011 11:34 am

ola!
ja li algumas coisas sobre o cio das cadelas, mas continue c uma duvida...elas so podem engravidar durante a fase do estro?ou em qq uma das outras tambem?no meu caso a minha lindinha anda á solta num jardim com muro á volta axam k a devo fechar no canil quando deixar de ter corrimento (sangue) ou faço ja?tou um pc assustada c esta fase, a verdade é k nc tive cadelas e tenh ouvido tanta coisa k ja tou baralhada...
AJUDA PRECISA-SE! :oops:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo fev 06, 2011 12:07 pm

Para começar, isole a cadela num local a que não possa chegar nenhum cão. Acicatados pelo cheiro da fêmea em cio, eles saltam qualquer muro e os "acidentes" acontecem.

Depois do sangramento, a cadela fica mais receptiva do que nunca. Portanto, as hipóteses de engravidar na semana a seguir ao sangramento são ainda mais elevadas. E na semana antes do sangramento há fortes probabilidades de engravidar, sim.

Portanto, não facilite. Isole imediatamente a cadela.

Já agora: porque não a esteriliza?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
kika2010

domingo fev 06, 2011 1:00 pm

quando veio p casa, disseram-me que estaria a fazer o 2ºcio, adoptei-a com 1ano e meio, falei com o vet e ele aconselhou a deixar passar este cio e dp pasado 2 meses faria a esterilizacao. sp tive caes mas é a primeira vez k tenho uma cadela, há coisas k desconheco..mas vou seguir conselho e deixa-la no canil pelo menos fica mais resguardada pelo k tou a perceber!nao vai ser facil!c o outro dono tava sp presa e agr tem mt mais liberdade!vai ser complicado fecha-la..mas tem de ser!
obrigadissimo :D
LuluB
Membro Veterano

domingo fev 06, 2011 1:14 pm

Mas cuide de tornar o canil o mais impenetrável possível. :wink:

Só uma pergunta: a cadela não poderá ser fechada em casa?

Embora o veterinário seja a pessoa indicada para definir isto, sempre adianto que pode esterilizá-la a partir de duas semanas depois do final do cio, quando o sangue voltar ao seu volume normal. Será o melhor para ela e também para os donos, que deixam de ter preocupações como a que agora tem.

Que tudo corra bem, é o que lhe desejo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
kika2010

domingo fev 06, 2011 2:56 pm

entao so mais uma perguntinha!o final do cio sera apos mais ou menos 1 mes do inicio das primeiras gotinhas de sangue?essa informaçao é interessante nao fazia ideia, e sim neste momento é mm uma preocupaçao pk c lhe disse tenh ouvido tanta coisa k assusta as proporções kisto possa vir a ter!lol!é k na minha rua practicamente todos tem caes (machos)!qt ao fechar em casa nao sei se seria viavel sem um grande nivel de destruiçao, é uma setter com a energia no maximo e passaria grande parte do dia sozinha num espaço k ela nc esteve habituada..mas c lhe digo estou por td se for mm necessario temos de nos adaptar!ja pedi ao moderador p retirar a msg d outro forum, n consegui remove-la.
obrigag!
LuluB
Membro Veterano

domingo fev 06, 2011 4:18 pm

O cio só termina até uns doze dias após o período depois do sangramento. O que eu referi como data a marcar para a esterilização é contando com uma margem de segurança.

A qual se explica porque durante o cio o volume de sangue aumenta consideravelmente, preparando útero para a gestação. Ora, havendo uma artéria que passa pelo útero e toda uma rede de veias a irrigar essa área e que nesse período recebem mais sangue, é sempre um elevado risco fazer-se uma esterilização durante o cio, pois um corte feito um milímetro a mais pode redundar numa hemorragia perigosa e difícil de controlar. Por isso, sim, deve-se esperar algumas semanas após o cio, para dar tempo ao sangue a voltar ao seu volume normal. Fale com o seu veterinário a este respeito.

Quanto ao isolamento da cadela, não podendo ficar em casa, ficará também bem fechada no canil, desde que, como disse acima, este seja tornado o mais "impermeável" possível às invasões de machos atraídos.

Olhe que eles até através de grades e redes de malha larga conseguem os seus intentos! :twisted:
<p>&nbsp;</p>
kika2010

domingo fev 06, 2011 4:55 pm

ai meu Deus a serio??? por entre as grades tambem?!e conseguem?!isto vai ser uma temporada engracada!bom ja vi k domina o assunto espero encontra-la mais vezes p me ajudar! :)
LuluB
Membro Veterano

domingo fev 06, 2011 5:44 pm

À sua disposição, dentro dos meus limites, terei muito gosto em ajudar. :D Espero que corra tudo pelo melhor!
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”