Veterinário: Necessário ou "chulice"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

goliath
Membro
Registado: terça nov 02, 2010 12:03 pm

segunda fev 07, 2011 3:21 pm

Pois bem, para quem não sabe tenho uma gatinha comigo, fez 5 meses no dia 4, quando veio para as minhas mãos já tinha a primeira vacina e desparasitação. Entretanto marquei para a data que estava no boletim a 2ª vacina e fez novamente desparasitação interna e externa. Deram-me o restante da seringa da interna para levar quando fosse à terceira dose da vacina. Entretanto fui à 3ª dose da vacina, e fizeram novamente desparasitação interna com o restante da seringa e externa para precaver. Até aqui tudo bem não questiono nada, ainda que esteja em apartamento nem questiono a desparasitação externa novamente.
Agora o VET disse para lá ir daqui a um mês, para dar o resto da seringa da desparasitação interna, fazer testes de FIV e FELV, e levar a vacina para FELV. Como ela está sozinha em apartamento, não faço questão que ela saia à rua sequer, acham que vale a pena fazer os testes e dar a vacina?

Eu na altura pedi aqui contactos de vets, mas ainda não fui a um que me sugeriram, porque como tinha levado a segunda dose da vacina num, optei por ir ao mesmo. Preciso da vossa opinião, para saber se é mesmo conveniente. Gasto o dinheiro que for preciso com a minha menina, mas detesto que me vão ao bolso....
AFreire1976
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am

segunda fev 07, 2011 3:32 pm

Em relacção às desparasitações externas varia muito a opinião de pessoa para pessoa, e de vet para vet.
Há quem não ache necessário a desparasitação externa mensal para gatos que não vão à rua, há quem mesmo assim faça questão de os deparasitar todos os meses, que é o meu caso pois mesmo eles não indo à rua, nós podemos trazer bicharada para casa, nomeadamente pulgas.
Quanto à desparasitação interna, já ouvi vets dizerem para desparasitar de quatro em quatro meses, e também já ouvi de seis em seis meses, eu opto pela primeira opinião.
Quanto à vacina do FELV, eu pessoalmente não dou aos meus, são gatos de casa, que nunca saem à rua, não acho necessário, ainda por cima sabendo de antemão nas consequências que essa vacina poderá trazer para os gatos!
Em relacção aos testes, eu pessoalmente fiz testes aos dois gatos que adoptei, e faço testes de laboratório, não faço os de kit!
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

segunda fev 07, 2011 3:34 pm

Muito sinceramente, se não tens mais gatos, a gata não vai ter acesso à rua e não vais receber penduras, não vejo a necessidade da vacina de felv e muito menos dos testes.
Mas, claro que isto é só a minha opinião.

A desparasitação interna podes perfeitamente fazê-la em casa, levando o comprimido do vet ou da farmácia.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda fev 07, 2011 3:34 pm

Eu faria os testes, sim. Acho que é bom sabermos. Se der negativo, ficamos muito mais descansados; se der positivo, estamos mais atentos na detecção e tratamento de eventuais problemas de saúde futuros.

Agora, quanto à vacina, já não sei, a menos que faça tenções de ter mais gatos... Porque não coloca essas questões ao próprio veterinário, perguntando pelas vantagens e inconvenientes dessas opções?

Ouço veterinários queixar-se de que as pessoas não lhes fazem perguntas e depois vão para casa cheias de interrogações, e acredite que eles preferem que se lhes coloquem todas as dúvidas.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
goliath
Membro

segunda fev 07, 2011 4:06 pm

Obrigado a todos.
Tassebem, eu vou perguntar ao veterinário sim, até estou a pensar lá ir para fazer os testes, mas as vacinas se calhar não... ainda para mais realmente já tinha lido sobre possiveis incovenientes na vacina de FELV. E eu vacinas sou um bocadinho assim sei lá como até para mim próprio...

Se é verdade que veterinários se queixam que as pessoas não perguntam, neste caso ele também podia ter explicado, ou até ter perguntado se o gato era de apartamento ou não etc. Fiquei mais de pulga atrás da orelha, porque me avisaram que este propriamente, gosta de "inventar" coisas para ter mais receita... não quero julgar até porque foi a opinião duma pessoa que pode nem ter gostado muito do serviço....
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda fev 07, 2011 4:44 pm

Entretanto, ficam aqui dois links sobre FIV e FeLV para consultar, se assim o desejar.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Goliath, isto é como tudo: há veterinários que nos explicam tudo mesmo sem nós perguntarmos nada, e muitas vezes até nos fornecem informação em demasia, que nós não somos capazes de «registar»; outros tomam a ausência de perguntas como falta de interesse nos pormenores mais técnicos ou até com algum grau de conhecimento por parte dos donos, e abstêm-se de explicações. O que eu lhes tenho ouvido repetidamente é: preferimos que cada pessoa nos coloque as dúvidas específicas que tem, para prestarmos esclarecimentos mais direccionados. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda fev 07, 2011 5:56 pm

goliath Escreveu:Pois bem, para quem não sabe tenho uma gatinha comigo, fez 5 meses no dia 4, quando veio para as minhas mãos já tinha a primeira vacina e desparasitação. Entretanto marquei para a data que estava no boletim a 2ª vacina e fez novamente desparasitação interna e externa. Deram-me o restante da seringa da interna para levar quando fosse à terceira dose da vacina. Entretanto fui à 3ª dose da vacina, e fizeram novamente desparasitação interna com o restante da seringa e externa para precaver. Até aqui tudo bem não questiono nada, ainda que esteja em apartamento nem questiono a desparasitação externa novamente.
Agora o VET disse para lá ir daqui a um mês, para dar o resto da seringa da desparasitação interna, fazer testes de FIV e FELV, e levar a vacina para FELV.
A vacina que levou é a tripla? Não conheço esse protocolo de 3 doses, a não ser que a 1ª dose tenha sido dada há mais de 5 semanas, nesse caso repete-se o protocolo de 1ª dose + reforço.

No caso de optar por fazer os testes, só deve decidir dar a vacina contra FELV após o resultado. Mas tem alguma razão para suspeitar que a gatinha possa ser positiva a FELV? Isso varia um pouco de veterinário para veterinário, e de gato para gato. Eu tenho vários, muitos vindos da rua e não testados, alguns nem sequer vacinados (teriam de estar fechados pelo menos 3 semanas para o reforço, passavam-se dos carretos ou deixavam-se morrer de apatia...). Apesar de, até hoje, nunca ter suspeitado de FELV por aqui, todos os gatinhos bebés e jovens que entram ou levam logo a vacina quíntupla, ou, no caso de serem adoptados na condição de levarem a vacina tripla e desparasitação (penso que tenha sido o seu caso), na altura do reforço, levam a quíntupla, e depois de 3 semanas o reforço apenas da da leucose. Como tenho muitos gatos, seriam impraticável testar todos, os testes custam tanto como a vacina quíntupla... prefiro arriscar no sentido de, se forem positivos, é "chover no molhado", se forem negativos, confere-lhes alguma protecção. Mas nunca testaria um gato com menos de 6 meses. No seu caso, EU não testaria nem daria a vacina contra FELV, não se justifica, apenas com um gato que não sai à rua... e ainda por cima cerca de 30% dos gatos são naturalmente imunes. Além disso, o contágio não se faz por "dá cá aquela palha".

Quanto a desparasitação externa, no seu caso, faria de 3 em 3 meses; a interna é mais importante nos gatinhos, até aos seis meses de idade, pelo menos, deve ser feita mensalmente, já que os desparasitantes matam as "bichezas" adultas mas não os seus ovos, e levamos muita porcaria agarrada à sola dos sapatos. Os ovos resistem a todos os detergentes, apenas a fervura os pode matar.

Por isso, 3 doses de vacinas, mais testes, mais 2 vacinas contra leucose... acho que lhe estão a ir ao bolso, sim.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

segunda fev 07, 2011 6:11 pm

Boa tarde,

Quando a minha mãe adoptou um gatinho, ele levou a 1ª vacina e cerca de 1 mês depois levou o respectivo reforço. Inicialmente foi desparasitado nas consultas, mas depois ela trouxe a seringa para casa e a vet disse para fazer todos os meses e explicou-lhe como (quantidade de desparasitante/peso); comprou na clinica o desparasitante externo e foi-lhe explicado como aplicar e de quanto em quanto tempo.
Como é gatinho de apartamento e "filho unico" a vet achou que ao valia a pena nem os exames nem as vacinas FELV/FIV.

Os meus gatinhos também levaram 2 vacinas (1ª dose e respectivo reforço), fizeram as desparatizações internas e a vet que os acompnhou disse que bastaria desparazita-los internamente de 3 em 3 ou 4 em 4 meses.

Portanto, parece-me que ha coisas que mudam de vet para vet... Realmente, tendo em conta os casos que conheço (não sou eu e a minha mãe), não percebo o porquê das 3 vacinas, as desparazitações podem ser feitas em casa e em relação ao FELV/FIV não acho que haja necessidade se for o unico gato em casa...Acho que o melhor mesmo será tentar falar com o vet e esclarecer melhor esssas questões
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
marianovo
Membro
Registado: sábado jan 22, 2011 10:47 pm

terça fev 08, 2011 9:54 pm

As desparazitaçoes que o huky fez externa e interna, sao uma pipeta!
A primeira vez que la fui, achei estranho a pipeta fazer as duas coisas!
E questionei!
Porque quando tinha uma cadela eram coisas separadas! Pipeta pra exterior e comprimido pra interior.
Mas ele mostrou-me a embalagem e explicou-me!

Mas tou a ver que aqui a maior parte faz em processos separados
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça fev 08, 2011 10:49 pm

olha, eu uso Profender para desparasitação interna e Frontline combo para externa. Pronto, disse.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
goliath
Membro

quarta fev 09, 2011 12:22 am

Parece que a história das vacinas é complicada...

Então é assim, a gata nasceu a 8/9/2010 e quando veio para as minhas mãos, vinha no boletim de vacinas que levou no dia 03/12/2010 (3 meses depois) a vacina "Nobivac TRICAT TRIO" e vinha a indicação que a próxima era 03/01/2011.
Marquei logo veterinário e já nas minhas mãos, levou no dia 04/01/2011 novamente "Nobivac TRICAT TRIO" e o vet disse para marcar para daí a um mês para levar novamente, coisa que fiz no dia 01/02/2011.
Quanto a desparasitações, na minhas mãos fez no dia 04/01 externa com uma seringa que deita uma pasta "Vitaminthe" e com o externo, uma espécie de gel numa pipeta.

Agora o que me está a lixar a cabeça, é vocês dizerem que as vacinas são em duas vezes, e inclusivé no site da vacina diz o seguinte:

For an initial vaccination, two doses are required, at an interval of 3 to 4 weeks. The first inoculation is given from the age of 8-9 weeks and the second inoculation from the age of 12 weeks.

Mas será que andam a dar injecções a mais à minha gata!?!?!? :evil:
Chamarrita
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 3:50 am

andam... :o
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta fev 09, 2011 4:01 am

Chamarrita Escreveu:andam... :o
completamente de acordo e tambem questiono a historia dos testes num animal com 5 meses, se aparenta ter saude,tem reacções"normais" para quê gastar esse dinheirão?Não tem mais gatuxos...ora vai seguindo o crescimento do gatinho e se algo de anormal se declarar aí teriam de ser feitos todos os despistes.

Posso dizer que 1 das minhas gatas em bébé após a 1ªdose de vacina e segundo me foi dito tinha quarentena de rua feita, adoeceu...pq terá sido se me disseram ao entregar que tudo estava bem com ela?Gastou já 1 das 7 vidas que eles teem,lutou muito e viveu mas não ficou completamente saudavel embora seja uma querida, mas NUNCA MAIS a minha gata vai tomar vacinas...opiniões.

boa sorte e que ele cresça saudavel.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Chamarrita
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 4:03 am

andam... :o
(net lenta, houve aqui um bug, daí que edito e acrescento)
a gatinha não precisa de terceira dose, a não ser daqui a um ano. E pode comprar, na farmácia, os desparasitantes, que ficam muito mais baratos... Para as pulgas, ou Advantage, ou Frontline (recomendo o combo, já q elimina tb os ovos e carraças), ou Advocate, também antiácaros; internamente, tem o Milbemax (pode já comprar para adultos, a partir de 4 quilos, e partir ao meio), Profender, Caniquantel.... se tem pulgas, é mais importante a desparasitação externa, pois as pulgas "inoculam" ovos de ténia e outros parasitas, pelo q não adianta desparasitar internamente enquanto a desp. externa n eliminar os bicharocos. Tb tem de desparasitar o ambiente . uma solução de água quente e lixívia, ou um spray como o Biokill, resolvem o problema. Não havendo pulgas e sendo gata única, pode desparasitar apenas de 2 em 2 meses até ao ao de idade. Depois, 2 ou 3 vezes ao ano bastam.

As vacinas são um "mal necessário". Bem basta a dose inicial e o reforço, que TEM mesmo de ser, quanto mais uma terceira vez, absolutamente desnecessária! Cumpriu os prazos, não é preciso mais reforço nenhum exceto o anual. Recomendo vivamente uma mudança de veterinário porque... efectivamente, estão a ir-lhe ao bolso. E estas dúvidas não surgem por acaso... algo lhe fez soar o "alarme". Pediu ajuda, pesquisou, as conclusões não divergem; ou bate o pé, e recusa esta 3º dose e volta daqui a um ano... ou - era o que eu faria - procure outro vet.

pessoalmente, depois do reforço anual, optei pela vacinação de 2 em 2 anos. Há quem defenda a anual e, no caso de gatos mais frágeis, também opto por este protocolo. E não vacino depois dos 8 anos gatos que foram protegidos durante a vida com as vacinações regulares, já estão mais que imunizados. Mas é a minha opinião. O que sucede é que as vacinas são feitas de um "cocktail" com diferentes validades: por exemplo, a do calicivírus, devia ser semestral, a da panleucopénia confere imunidade de , pelo menos, 5 anos... se não vitalícia. Por outro lado, há diversas estirpes de vírus no que respeita ao trato respiratório, e a vacina apenas abrange ou 2 ou 3 mais comuns. E não evita as doenças (rinotraqueíte, calicivírus, herpesvírus), apenas atenua os sintomas (que, efectivamente, podem levar à cegueira, problemas crónicos ou mesmo a morte) e o contágio. Há por aqui um tópico sobre vacinas, q também pode consultar: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=86820
goliath
Membro

quarta fev 09, 2011 10:52 am

Chamarrita, pois de facto algumas coisas me fizeram soar o alarme, bem sei que não sou veterinário, e tanto quanto sei nenhum de vós é. No entanto como sempre antes de ter qualquer animal, tinha-me informado sobre várias coisas, e já tinha lido muito sobre FIV e FELV, o que me fez soar o alarme foi a convicção do veterinário querer fazer os testes e dar vacina para FELV e de uma pessoa já me ter dito que aquele em particular, gosta muito de "inventar" análises e coisas para fazer... e pelos vistos não estava enganada... agora infelizmente, a 3ª já não posso recusar porque ela já a levou.... a única coisa que eu tento pensar para me iludir que as pessoas não agem de má fé, é que ele queira ter dado as duas doses, além da que já tinha levado antes de estar nas minhas mãos, por não ter sido ele a dar e não saber, mas ao mesmo tempo, no boletim está colada a etiqueta da vacina, está carimbado e assinado pelo outro vetrinário com número profissional e tudo, acho que se desconfia de um colega de profissão....
A Carlota deu-me um contacto, o qual agradeço e só não fui logo lá, porque quando ela me deu o contacto já eu tinha marcado para a primeira vez e na minha ignorância e boa fé, se o vet disse que ainda era precisa mais uma dose, eu decidi acabar a vacinação naquele e tinha pensado quando fosse para a esterilização ir então ao contacto que a Carlota me deu (já mais pessoas daqui me deram boas indicações) Tou triste.... :( :(
Responder

Voltar para “Gatos”