Cadela de rua atropelada propositadamente (FERTAGUS)

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
segunda fev 07, 2011 8:35 pm

Curiosamente as testemunhas na TV não só não acusam o condutor do comboio de assassino como referem que ele não deve ter visto a cadela...e não mencionam em lado nenhum os tais risos... então como é ? Brincamos ?

Olhe que veicular acusações destas é ser cumplice...não serve da nada dizer que só estava a repetir o que foi dito por outros...

http://www.siconline.pt/online/video/in ... 011-01.htm
Juanna3 Escreveu:Olá, colegas.

Isto vai dar pano para mangas, mas ainda assim decidi partilhar com vocês.
Aqui fica o relato do acontecimento:

«No dia 30/01/2011, às 9h03mn o comboio da Fertagus que entrava na estação de Corroios, em direcção Roma-Areeiro, atropelou deliberadamente uma cadelinha. Havia tempo para a salvar pois o comboio não vinha com muita velocidade uma vez que já estava a chegar à estação, mas este não abrandou.

Na altura estavam presentes na plataforma 2 fiscais de linha que já observavam há algum tempo uma cadelinha que corria desorientada pela linha, e no momento do atropelamento, indiferentes aos gritos de quem assistia, riram e nada fizeram. O Comboio que vinha em sentido contrário travou e não a atropelou, logo o outro poderia ter feito o mesmo. A cadelinha foi apanhada pelas patinhas dianteiras, que foram imediatamente amputadas, tendo esta ainda conseguido arrastar-se para fora da linha.Foi imediatamente contactado o Canil Municipal que a recolheu. A Veterinária correu para o local, mas nada havia a fazer, estava viva, mas desfeita do peito para baixo. De acordo com as informações que o médico veterinário municipal do concelho do Seixal me facultou hoje (31/01/2011), a cadela teve que ser eutanasiada imediatamente após a sua recolha, pois não existia outra forma de atenuar o seu sofrimento. Informou-me ainda que a sua colega veterinária e um auxiliar / tratador, estão chocados e transtornados com o estado em que a cadela se encontrava.»

Esta informação anda a circular, e já foi parar à Fertagus, que já deu a sua resposta.
Resumidamente dizem que os vigilantes viram a cadela, tentaram tirá-la, mas não conseguiram porque ela estava muito assustada, e entretanto não houve tempo.
Ok. Tudo bem.

Então sendo assim já tinham morto e atropelado centenas de pessoas também.
Porquê?
Porque eu sou passageira Fertagus, e o comboio já travou dezenas de vezes, bruscamente, porque ou uma pessoa estava na linha para se suicidar, ou porque um homem alcoolizado estava no meio da linha, etc... Os vigilantes se vêem esses seres humanos na linha, e agem em conformidade, porque não fazem o mesmo com animais?

A questão aqui é que existem dezenas de testemunhas, que viram o acontecimento. Mais do que os vigilantes estarem a rir-se e a troçar, está o facto de nada ter sido feito - ou melhor, não se ter feito o mesmo que se faria se fosse um ser humano - evitar a morte de um ser vivo.

Acham que é uma situação que deve passar impune, ou há "linhas" para se "coser" uma queixa mais séria?

Obrigada!
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda fev 07, 2011 8:36 pm

Eu ainda não percebi é se estas alminhas acham que o maquinista, se é que se apercebeu da cadela, devia accionar o travão de emergência colocando em perigo os passageiros. Ou se preconizam que os fiscais deviam ter saltado para a linha e andasse um a correr atrás da cadela enquanto o outro abanava os braços para o comboio travar.
Já se percebeu que, lamentavelmente, morreu um animal em sofrimento, o que não percebo é o que raio move esta gente? Queriam linchar o maquinista e os fiscais? Bem, pelo menos proffisionalmente parece que queriam!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda fev 07, 2011 8:43 pm

a mim o que me espanta (ou não) mesmo nisto tudo, é que TODOS OS DIAS morrem animais ás mãos da crueldade humana(normalmente de particulares, right?), mas impossibilitadas de fazer uma escandaleira a envolver MUITA GENTE, certas pessoas parecem ignorar esse facto e virar-se para UMA CADELA, que morreu numa linha férrea e onde ninguém, aparentemente, consegue provar seja o que for, excepto o sofrimento e morte de UM animal. Já conheci muitos pseudo-amigos dos animais destes, e posso-vos dizer, eles assim não precisam mesmo de mais inimigos.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 07, 2011 8:45 pm

Tudo depende do tempo que tiveram para parar a marcha dos comboios. Já andei muito de comboio e os comboios são orientados para parar quando há necessidade.
Não estava lá. Não vi.

Sei que na linha de Sintra foi atropelado um cão. Metade estava num lado, metade estava no outro. Todos os dias apresentei queixa da situação. Os pedaços do animal passaram a seco, passaram a ossos, passaram a pó. Nunca tiraram o corpo. Nunca responderam às minhas queixas. Provavelmente fui a unica a reclamar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 07, 2011 8:45 pm

Que eu saiba, ninguém atacou os maquinistas.

Margarida Neto, 56 anos, uma das manifestantes, afirmou ao CM que os manifestantes “não estão contra a Fertagus mas lamentamos a posição da empresa em ilibar os fiscais da estação que não fizeram todos os esforços possíveis para salvar o animal”.

A censura é para os fiscais de linha.

Trata-se de um testemunho assumido por quem fez queixa :
“Os fiscais ainda se riram quando comecei a gritar para que fizessem alguma coisa para salvar a cadela” , afirmou Joana Gonçalves, de 20 anos, que testemunhou o atropelamento e apresentou uma queixa por escrito no Livro de Reclamações.

São testemunhos de pessoas que se identificaram e assumiram a queixa.

Se isto se tivesse passado em Inglaterra o pessoal daqui vinha logo dizer que se via bem como os ingleses são amigos dos animais, por protestarem e se queixarem.
Aqui, vulgo "parvóina", preferem duvidar e encobrir.
Dizendo mal, sem saberem de quê e sem se darem ao trabalho de ler os testemunhos.
E dizem que se estivessem lá fariam alguma coisa...precisamente o quê ?
É por estas e outras que duvido que gostem verdadeiramente de animais.
Muita parra e nada de uva...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 07, 2011 8:49 pm

Continue a duvidar. E fiscais de linha é na bola.
Tenho por hábito não dar crédito a estes diz que viu mas não viu e correntes de email, chamem-me cínica mas deus me livre de gente histérica, se isso são modos de exprimir desagrado ou de pretender atrair algum crédito seja lá a que causa ou reclamação for, vou ali e já venho. :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Charlie2
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 8:55 pm

Se isto se tivesse passado em Inglaterra o pessoal daqui vinha logo dizer que se via bem como os ingleses são amigos dos animais, por protestarem e se queixarem.
Aqui, vulgo "parvóina", preferem duvidar e encobrir.
Dizendo mal, sem saberem de quê e sem se darem ao trabalho de ler os testemunhos.
E dizem que se estivessem lá fariam alguma coisa...precisamente o quê ?
É por estas e outras que duvido que gostem verdadeiramente de animais.
Muita parra e nada de uva...
isto em Inglaterra não se passava porque lá os animais na zona urbana andam atrelados e têm donos civilizados, além de multas pesadas para os que não são. Em Inglaterra são denunciados imensos casos de maus tratos negligência, e não só aqueles que dão azo a muita treta ou candidatos a escândalo.
Em Inglaterra as coisas não funcionam como em Portugal, os animais têm direitos e os donos deveres.
Estas são maioritariamente as razões porque isto se calhar em Inglaterra não acontecia, ao invés das que mencionou.
A cadelinha ou era de um dono negligente, ou um animal errante. Logo aí, e por muito amiga que eu seja dos animais e queira o seu bem, está o grande mal.
E o verdadeiro problema das pessoas como quem postou e os respectivos «queixosos» é que preferem passar mais tempo a insurgir-se contra as consequências, em vez de lutarem por uma causa. E assim realmente os animais nunca mais vão ter direitos, porque precisam de morrer na linha de comboio ou ser filmados num estado deplorável para que se insurjam meia dúzia (porque na realidade os números nunca são bem os postados) de pessoas contra o acto, que entretanto foi consumado sem responsabilidades para ninguém porque na prática os animais em Portugal continuam com zero direitos e os deveres dos donos parecem passar por negligência e ... negligência.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 07, 2011 9:09 pm

5 minutos, até menos é suficiente para mandar parar a marcha. Se houve esse tempo e não o fizeram, acho muito bem que se apresente queixa.
Quanto aos moldes em que aparece aqui a queixa, é tipico. Acontece igual na arca com frequência e as pessoas perdem a razão.
Também não compreendo o que tem o canil da fertagus e a cadelita doente a ver com a história, mas pronto.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 07, 2011 9:24 pm

Engana-se ao pensar que estas coisas nunca se passam na Inglaterra.
Não deve ter visto, como eu vi, alguns casos relatados no Animal Hospital.
Nem lê as notícias de negligência animal e crueldades diversas que vão aparecendo, de vez em quando.
Menos que em Portugal, até raras... - mas nós nem sequer temos uma lei de protecção animal - vá lá ver quando saiu a 1ª lei de protecção animal em Inglaterra - 1835.
E agora compare.

Concordo com o resto que diz.
E muito me admirou que não houvesse alguém que chamasse a atenção.
Que diabo ! Temos um cão a correr livre numa linha de comboio !
Que insasatez !!!

Mas, mesmo em erro do dono ou vadio, uma vida deve sempre sagrada.
Seja cão, ou ovelha, ou outra, trata-se de uma vida.
Rir-se ao ver um animal trucidado ?
Por favor.
Eu também sei piadas sobre a morte, com saca-rolhas, do Carlos Castro.
Não é por isso que me riria se tivesse assistido.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Charlie2
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 9:27 pm

desculpe la, mas onde viu aqui/lá alguém rir-se de um animal trucidado? Ver mesmo... e se as pessoas são brutas vai fazer o quê? Eu diariamente, de uma forma ou de outra aturo pessoas brutas.
Mas é uma cosia dizer que um funcionário se riu de uma crueldade, e é outra muito diferente dizer que um funcionário se riu e não fez nada e podia fazer.
Agora pessoas brutas há em todo o lado, e da maneira que a crise aumenta, acho que vai haver cada vez mais.
Charlie2
Membro Veterano

segunda fev 07, 2011 9:44 pm

Engana-se ao pensar que estas coisas nunca se passam na Inglaterra.
Não deve ter visto, como eu vi, alguns casos relatados no Animal Hospital.
desculpe, baseia-se NISTO para saber como é a realidade de Inglaterra? Está a falar a sério? E ir a Inglaterra? E ver como as coisas funcionam lá? E entrar nos canis e instituições deles? Uma série onde são expostas as cenas mais dramáticas e chocantes, precisamente para prender a atenção de quem as vê (não querendo desfazer no trabalho da RSPCA que é muito meritório)?
é tipo achar que o big brother espelha a realidade de um povo inteiro....
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
segunda fev 07, 2011 11:13 pm

Curiosamente não vi na peça as testemunhas a dizerem que os funcionarios estavam a rir-se. Alguém viu ?

E a parte da bertura deste tópico é uma anedota...atropelado de propósito...sim, todos sabemos que os comboios não andam numas coisas chamadas carris. E somos todos engenheiros de máquinas e sabemos o ângulo de visão e espaço para travagem. Continuo senm encontrar um unico testemunho na net que refira que os funcionarios se riram com o animal a ser atropelado..podem mostrar-me um ?
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta fev 09, 2011 5:30 pm

independentemente de todas as vossas argumentações, ora contra.... ora a favor.... independentemente da posição mais ou menos extremista das "alminhas" ( tem aparecido muito a palavra no forum ultimamente, com um paternalismo bacoco) ;

o facto único e incontornável é que a empresa em questão tem por obrigação manter as linhas limpas para a circulação dos comboios, usando todos os meios ao seu alcance.

não é um cão .... é uma vaca.
não morre só a vaca....o comboio descarrila, morrem os vossos mais que tudo.

ui... ia haver tantas "alminhas" a clamar por justiça de tocha em riste!!

mas aqui foi so um bicho... irrelevante não é?!
Charlie2
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 5:43 pm

Gallaecia não só não é irrelevante como julgo que ninguém ficou indiferente ao facto de um animal ter morrido na linha. O que todos questionamos é o título do tópico, não só porque me parece absurdo como me custa acreditar que um maquinista da fertagus tenha atropelado uma cadela de propósito podendo evitar. Além disso os protestantes são sempre incapazes de escrever um texto sem um dedinho á Artur Albarran, e sobretudo com provas, com factos,. ninguém tinha um telemóvel com câmara? ninguém berrou mais alto? tanta gente que viu e NINGUÉM fez nada? Mais uma vez reporto-me ao artista que matou o cão de fome perante centenas de pessoas, que só se revoltaram depois do animal ter perecido.
E eu penso sempre nas centenas de animais que morrem por crueldade provada e cujos donos escapam impunes. Esses sim, revoltam-me.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta fev 09, 2011 7:07 pm

Charlie nada a opor ao que dizes.

em relação à forma de expressão entendo o seguinte:

nem todos temos as mesmas ferramentas, estilo e capacidade de expressão escrita.esta é mais ou menos histerica como diz a dino... é verdade também.

mas importa reter, penso, que um animal foi trucidado nas linhas, por um comboio.... quando nem sequer lá deveria estar em primeira instancia.

estamos a falar de uma estação, por sinal como várias pessoas presentes...incluindo funcionarios da dita fertagus.... e não duma linha ferroviaria no meio de nenhures onde seria virtualmente impossivel adivinhar que iria estar fosse quem fosse.

culpa e responsabilidade são coisas distintas.
culpa do animal para lá ter ido? zero... ninguem tem.

responsabilidade pelo acontecido? tem a empresa....
e se tivesse havido mais vitimas alem da cachorra, verias como essa responsabilidade seria demonstrada.

volto a dizer... é um cão.... e como diz o povo: é mais cão menos cão.
compadeço-me da pobre cadela.... como vós... só não acho que se deva atirar tudo para o ar e dizer que foi um azar quando penso ter havido desinteresse em tirá-la dos carris.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”