Pois, enquanto não houver tintins, não pode haver destintinzação!

eu confesso... gosto de ver um gato grande, cabeçudo e bochechudo...

e, quanto tive "poucos" (11), sendo a maioria fêmeas (essas foram à faca mal tiveram peso para tal, entre os 5 e os 7 meses - as que foram criadas comigo desde bebés, claro) e o único macho adulto que tinha veio para mim já castrado e com 2 ou 3 anos, castrava os "bebés" por volta dos 10, 11 meses... 1 ano... era só mesmo quando começavam a marcar. Só muito recentemente castrei dois machos com seis mesinhos, mal deram sinais de puberdade, porque é muita gataria e se já o odor de bichanos castrados é difícil de eliminar (acho que cheira sempre "a gato"...

), o de machos inteiros é perfeitamente insuportável. E a viver numa moradia, no campo, com fêmeas no cio na vizinhança, havia sérios riscos de fugas e zaragatas. E... pronto... já tenho bastantes gatos grandes, cabeçudos e bochechudos...
Também há quem defenda que a castração precoce, por o aparelho urinário ainda não estar totalmente desenvolvido, cria uma maior predisposição para infecções urinárias, e "atrofia" o desenvolvimento físico dos gatos. Outras dizem que não tem nada a ver, e que se desenvolvem normalmente, e a predisposição é a mesma em gatos castrados jovens, adultos ou inteiros. Como sobre isso não sei, não posso emitir opinião sobre o melhor procedimento ou a altura certa, até porque, devido às circunstâncias, a minha opinião mudou. E, se estes que agora foram castrados, ficarem grandes, cabeçudos e bochechudos... mais mudará!

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!