Platy

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
pedro1996
Membro
Mensagens: 117
Registado: terça fev 08, 2011 9:35 am

terça fev 08, 2011 9:45 am

Eu já tenho o meu aquário em aclimação desde sábado, estou a pensar em comprar 4 platys. 2 este fim-de-semana e outros 2 no outro. Mas a minha questão é se acham que deva comprar de modo a reproduzirem-se ( 1 macho e 3 femeas) ou de modo a não reproduzirem-se ( 4 machos)?
isauralxsp
Membro
Mensagens: 77
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

terça fev 08, 2011 10:02 am

Bom dia!
O seu aquário está a aclimatizando ou ciclando?
É que são 2 coisas diferentes.
Se montou o aquário no sábado, ele está fazendo a ciclagem ( formando a colônia de bactérias essenciais para a vida do aquário). Se assim for, deve esperar pelo menos 15 dias antes de introduzir algum peixe.
Apesar de já ter lido, que algumas pessoas colocam 1 peixinho para acelerar o processo.
Relativamente a comprar só machos ou 2 de cada, vai do seu "gosto".
Há quem goste de fazer criação. Não sei bem em relação as platys, mas acho que normalmente são 2 fêmeas para cada macho pelo pelo menos.
Apesar de as platys serem peixinhos muito pacíficos, não sei se com 4 machos não haverá algum problema de agressividade. Mas neste assunto espero que alguém mais entendido tenha uma resposta mais certeira.
Boa sorte !
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

terça fev 08, 2011 10:02 am

Espero que não tenhas comprado os peixinhos... De sábado para domingo o aquário não fez a ciclagem e segundo os mais experientes isso é importantíssimo!
Põe aqui as características do aquário (tamanho, capacidade do filtro...) e consulta os seguintes links

Ajuda a todos os principiantes:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=60248

Ciclagem
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151

E espera até aparecer aqui alguém mais experiente eu sou ainda um protótipo de aquariofilista que ainda está a tentar convencer os pais :lol:

Boa Sorte ;)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
pedro1996
Membro
Mensagens: 117
Registado: terça fev 08, 2011 9:35 am

terça fev 08, 2011 10:26 am

Eu ainda não comprei os peixes só vou comprar dois este sábado que vem e outros dois no outro. Realmente o que eu pus a fazer foi a ciclagem enganei-me no nome. Eu pus uns liquidos de modo a acelerar o processo de ciclagem.
O meu aquário é muito pequeno tem 15L mas como é 1L para cada cm de peixe então dá para 4 platys. Filtro é bastante bom e o termostato também mantém a temperatura da água nos 25ºC.
A questão é eu gostava de fazer criação mas tenho receio de sobreviverem muitos alevins e depois não ter espaço para eles. Em média quantos nascem por cada parto?
isauralxsp
Membro
Mensagens: 77
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

terça fev 08, 2011 10:44 am

Olá novamente!
Seu aquário e muito pequenino. Eu não aconselho fazer criação. De certeza que outros membros dirão o mesmo.
Relativamente ao 1 cm de peixe para cada litro de água, não te esqueças que os peixinhos crescem e a platy fica com cerca de 5 cm (salvo erro).
O teu aquário tem 15 litros: mas depois colocas filtro, aquecedor, areão, decoração...ou seja, o aquário já não leva os tais 15 litros de água.
Por que não optas por colocar só um betta ( ao fim de fazer a ciclagem: 15 dias pelo menos) ?
É um peixe muito bonito e normalmente vive bem sozinho.
Mas é uma opção sua.
Até mais!
pedro1996
Membro
Mensagens: 117
Registado: terça fev 08, 2011 9:35 am

terça fev 08, 2011 10:50 am

E seu comprar um peixe de cada especie claro especies que se deem bem. Em relação ao aquário ele tem 15L já com as coisas, e depois em Maio estou a pensar comprar outro aquário este é provisório.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 08, 2011 1:38 pm

Em 15 litros eu só colocaria um betta. Se insistir nos platys meta 3 machos e nada mais, o aqua é muito pequeno.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

pedro1996
Membro
Mensagens: 117
Registado: terça fev 08, 2011 9:35 am

terça fev 08, 2011 1:57 pm

Eu vou ser sincero eu gostava de ter mais do que um peixe, e como já li em vários sitios aquilo do 1cm 1L então um aquário de 15L dá para uns 3-4 peixes.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 08, 2011 2:03 pm

Faça como entender.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

pedro1996
Membro
Mensagens: 117
Registado: terça fev 08, 2011 9:35 am

terça fev 08, 2011 2:08 pm

Acha que deva comprar um peixe de cada espécie claro compativeis?
isauralxsp
Membro
Mensagens: 77
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

terça fev 08, 2011 2:20 pm

Olá!
Se quer ter mais que 1 peixe fique com no máximo dos máximos 2 platys.
Qdo tiveres um aquário maior ai a conversa será outra.
Sei que é difícil contermos a ansiedade de termos mais peixinhos, mas vais ver que depois compensa.
Com este tamanho de aquário sequer podes depois colocar coridoras (limpa fundos) e otocinclus (limpa-vidros).
Portanto, enquanto o aqua faz a ciclagem, vai pensando e pesquisando mais sobre os peixinhos para decidires o que fazer.
Boa sorte!
Responder

Voltar para “Peixes”